Autor Tópico: 64bit no Semprom 'Sparta'. O quê vocês acham?  (Lida 3172 vezes)

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
64bit no Semprom 'Sparta'. O quê vocês acham?
« Online: 09 de Abril de 2010, 02:42 »
Pessoal, recentemente eu troquei meu combalido conjunto Pentium 4 Prescott 2.4GHz + Asus P4S (SiS) + 1GB DDR @400 MHz por um barato mas pujante Semprom LE 1250 2.2GHz (Sparta) + Zotac MCP61P + Kingston 2GB DDR2 @800MHz. No Ubuntu Jaunty, foi só trocar e iniciar o PC, com tudo funcionando. No Windows, só com formatação.

Segundo as especificações da AMD para o LE-1250...
Código: [Selecionar]
Operating Mode 64 Bit = YesEntão as questões são:
Vale a pena passar para as distros 64 bit (o Ubuntu e outras também) num processador basicão desses? Vou ter benefícios reais de desempenho que compensem os eventuais problemas com 64 bit que ainda pipocam aqui e ali?
« Última modificação: 09 de Abril de 2010, 02:44 por 0tacon »


Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: 64bit no Semprom 'Sparta'. O quê vocês acham?
« Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2010, 07:32 »
Acredito que haverá uma melhora, mas sinceramente, não vale a pena o esforço de uma formatação e reinstalação do sistema, caso você esteja com o sistema "redondo", eu trocaria no caso de um update de distribuição.

Quando um software é compilado para AMD64, ele ao invés de usar o x87 para cálculos de ponto flutuante, usa por padrão as instruções SSE2, que são bem mais otimizadas, o problema é que na prática, as melhorias podem ser até significativas no caso de aplicações gráficas, mas na maioria dos casos é imperceptível.

Numa instalação limpa, eu instalaria direto a versão 64 bits, os problemas antigos já estão praticamente todos resolvidos (desde que use o Flash x64) e ainda abre a possibilidade de num futuro próximo, caso você faça um upgrade de memória, o sistema utilizar ela por completo.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: 64bit no Semprom 'Sparta'. O quê vocês acham?
« Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2010, 09:21 »
Apesar da placa-mãe ser da Zotac (hehehe...), o chipset é NVidia e possui dual channel, então eu acho que vc deveria ou botar dois pentes de memória de 1GB ou mais um de 2GB (pra ativar o dual channel de memória); isso dá uma diferença danada do que ter apenas um pente. Já qto ao sistema, eu ainda sou muito reticente com sistemas de 64 bits, mesmo no Windows. Eu aconselharia a instalação do sistema de 32bits ainda, a compatibilidade é total ao contrário dos sistemas de 64bits.

Acho que vc deveria experimentar os dois, primeiro instale e use por um tempo o 64bits, já que vc já sabe que o sistema de 32bits funciona sem problemas, tirando posteriormente as suas próprias conclusões. Mas o conunto que vc adquiriu é muito bom e nem é tão 'basicão' assim...  ;D


Pessoal, recentemente eu troquei meu combalido conjunto Pentium 4 Prescott 2.4GHz + Asus P4S (SiS) + 1GB DDR @400 MHz por um barato mas pujante Semprom LE 1250 2.2GHz (Sparta) + Zotac MCP61P + Kingston 2GB DDR2 @800MHz. No Ubuntu Jaunty, foi só trocar e iniciar o PC, com tudo funcionando. No Windows, só com formatação.

Segundo as especificações da AMD para o LE-1250...
Código: [Selecionar]
Operating Mode 64 Bit = YesEntão as questões são:
Vale a pena passar para as distros 64 bit (o Ubuntu e outras também) num processador basicão desses? Vou ter benefícios reais de desempenho que compensem os eventuais problemas com 64 bit que ainda pipocam aqui e ali?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: 64bit no Semprom 'Sparta'. O quê vocês acham?
« Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2010, 16:50 »
Velox, Zotac é marca barata mas é boa. Capacitores de alumínio, chipset nVidia, ACPI funcionando todo certinho (peguei trauma das ASUS baratas por causa disso), ótimo manual de instruções... O dual-channel não rolou por falta de grana. O vídeo onboard 6150 é melhor que da GeForce 6200 que eu usava antes (era coisa malhada da Santa Ifigênia).

Eu fiz a pergunta sobre 64 bit pensando justamente em problemas com flash e java.


Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: 64bit no Semprom 'Sparta'. O quê vocês acham?
« Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2010, 16:56 »
Por isso que falei que o seu conjunto é bom e não tão basicão assim, hehehehe... Então, pra não ter trabalho o negócio é 32bits mesmo, usa em modo live-cd mesmo, instala os problemáticos java e flash e veja se funciona... Apesar de usar Debian, aqui o meu é 32bits, mesmo a máquina sendo 64bits...


Velox, Zotac é marca barata mas é boa. Capacitores de alumínio, chipset nVidia, ACPI funcionando todo certinho (peguei trauma das ASUS baratas por causa disso), ótimo manual de instruções... O dual-channel não rolou por falta de grana. O vídeo onboard 6150 é melhor que da GeForce 6200 que eu usava antes (era coisa malhada da Santa Ifigênia).

Eu fiz a pergunta sobre 64 bit pensando justamente em problemas com flash e java.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.