A propósito, exagerou feio na fonte. Sua config não chega a consumir 350 Watts, a Corsair aguentava com bela folga.
Nem tanto! Se for olhar apenas a configuração em si, é o que parece. Mas tem mais coisa envolvida. Quanto mais potência exigida da fonte, menor a sua eficiência. Mais caro fica para o meu bolso a conta de luz! Eu explico.
A Zalman ZM 750-HP tem eficiência de 85% fornecendo sua potência rotulada, mas se não for usar tudo isso, sua eficiência sobe para 90% ! A Corsair VX450 é uma excelente fonte, mas trabalharia com eficiência menor nessa mesma faixa de potência que você sitou, já que estaria próximo ao limite de sua potência rotulada.
Zalman = 350/0.9 = 388W
Corsair = 350 /0.8 = 437,5W
Uma diferença de quase 50W de consumo!!! Por estar trabalhando quase no limite de sua potência rotulada, ela acaba saindo mais caro no meu bolso a longo prazo!
Além disso é preciso ficar atento a distribuição das cargas nas linhas de 5v, 12v e 3,3v. Em um processador com 4 núcleos a 4 GHz vai forçar demais a linha de 12v, pra onde vai sua amperagem? Com uma fonte mais potente, trabalhando com folga, dificilmente ela vai atingir o limite de amperagem dessas linhas, sendo assim seu nível de ruído elétrico será menor, melhorando as chances de estabilidade do OverClock! Não é por acaso que muitos Overclockers usam fontes de 1000W nas configurações do Core i7 em Over Extremos!
Vale notar também que a Zalman usa cabos mais grossos que a Corsair. Com isso promove uma maior estabilidade de tensão, meu gabinete vai esquentar menos e todos os componentes do micro agradecem por isso também!
Tive a prova disso mesmo sem medir nada, na mudança da configuração do PC do consultório. A fonte genérica fazia o maior barulho e esquentava pra burro. Com a troca para a corsair, o gabinete não esquenta mais e o ruído diminuiu sensivelmente!
Além é claro, que tenho quase certeza que não vou precisar usar a garantia de 3 anos da Zalman, já que todos os seus compenentes estarão trabalhando com folga!!!
Há sim, ainda posso ligar mais componentes internos ao micro sem me preocupar com falta de cabos (que aliás são modulares, ajudando muito na organização do gabinete e na sua circulação de ar interna), ou se vai atingir o limite da fonte.
Assim, como disse no início: Nem tanto! Se for olhar apenas a configuração em si, é o que parece. Mas tem mais coisa envolvida.