Autor Tópico: Abrir arquivo do corel draw (.cdr) no Linux(?).  (Lida 18804 vezes)

Offline Paulo R Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Abrir arquivo do corel draw (.cdr) no Linux(?).
« Online: 31 de MAR?O de 2010, 00:23 »
Oi, pessoal, seguinte: estou tentando abrir um arquivo .cdr do CorelDraw X-4 no inkspace do Linux, mas não estou conseguindo. Recebi este arquivo p/ fazer uma revisão de Mala Direta. Tem como abrir diretamente ou usando um conversor de arquivo-Linux :?:
Aguardando e agradecendo aos colegas,
Paulo R Silva

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Abrir arquivo do corel draw (.cdr) no Linux(?).
« Resposta #1 Online: 31 de MAR?O de 2010, 02:40 »
O Inkscape é o melhor programa de desenho vetorial no Linux (possui versão para Windows tmb).

Por enquanto é o único programa no Linux que trabalha com .cdr.
Nesta última versão (0.47) ele até abre arquivos .cdr  (embora com alguns poucos erros).
O conversor do Inkscape não está 100% ainda, quase...

No seu Ubuntu vc baixa o Inkscape direto pelo Sinaptic (menu: Sistema > administração > sinaptic )

Tenta aí e posta o resultado.
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2010, 02:42 por Darth Vader »

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Abrir arquivo do corel draw (.cdr) no Linux(?).
« Resposta #2 Online: 31 de MAR?O de 2010, 06:40 »
http://sk1project.org/

eu utilizo o sk1, ele bem compatível com o Corel, pelo menos nos arquivos que testei..

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Abrir arquivo do corel draw (.cdr) no Linux(?).
« Resposta #3 Online: 31 de MAR?O de 2010, 08:24 »
só passei p/ dizer sobre minha total e mais absoluta repugnância a isso, que ousa se chamar software: córeu pau.
programa vagabundo, esse lixo deveria ser banido do meio gráfico e de todos os outros meios.

acho que inkscape devia fazer como o Adobe Illustrator, ñ abrir arquivos desse lixo, p/ obrigar o povo a usar programa decente.

aposto que até o .svg esse lixo deve fazer alguma caca.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Abrir arquivo do corel draw (.cdr) no Linux(?).
« Resposta #4 Online: 31 de MAR?O de 2010, 11:11 »
só passei p/ dizer sobre minha total e mais absoluta repugnância a isso, que ousa se chamar software: córeu pau.
programa vagabundo, esse lixo deveria ser banido do meio gráfico e de todos os outros meios.

acho que inkscape devia fazer como o Adobe Illustrator, ñ abrir arquivos desse lixo, p/ obrigar o povo a usar programa decente.

aposto que até o .svg esse lixo deve fazer alguma caca.

Isso não vem ao caso. Abrir o CDR é uma necessidade do Paulo R Silva

Offline Paulo R Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Abrir arquivo do corel draw (.cdr) no Linux(?).
« Resposta #5 Online: 31 de MAR?O de 2010, 11:53 »
...também. acho! Até compreendo a inaceitação do colega rjbgbo c/ vista ao seu idealismo, que, é nosso também.. Mas, flexibilizar abre canais p/ os agentes de afinidade...  Uso Linux há +/- 7 anos, desde a versão Kurumin 4.2 do nosso Mestre Marimoto e fui até o 7.0 c/ seus "ícones mágicos", quando findou, onde p/ ativar uma simples pl_rede era necessário faze-lo na "unha": '# ifconfig eth0 up' no terminal shell. Eu não posso ligar p/ o kra que me mandou o arquivo de Mala Direta feito no Corel do WinXP e dizer: 'amigo, eu uso Linux. Aprenda a usá-lo em 3 dias, faça o layout no inkscape de um Linux e mande-me de volta'! Não tem como não é verdade? Somos amantes não só da filosofia "open source", mas, principalmente, pelo S.O ser, realmente, bom e/ou melhor, entendendo que a transição é gradual e multifatorial. Aguardemos! ;)
Abraços,
Paulo R Silva

P.S.: ainda uso o WinXP Pro em dual-boot, mas estou tentando operar só c/ o Linux p/ abandonar o Windows c/ meus agradecimentos!
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2010, 11:59 por Paulo R Silva »

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Abrir arquivo do corel draw (.cdr) no Linux(?).
« Resposta #6 Online: 31 de MAR?O de 2010, 22:13 »
Mas conseguiu abrir no Inkscape?

Offline Paulo R Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Abrir arquivo do corel draw (.cdr) no Linux(?).
« Resposta #7 Online: 31 de MAR?O de 2010, 22:30 »
No "inkscape", não! No CorelDraw, salvei como SVG (scalable vector graphics), mas surgiu uma cx. de diálogo, avisando que este formato não abre múltiplas páginas, somente a que está em foco. Tentei no "inkscape". Abriu, realmente, só uma página da M.Direta (filipeta de 2 p.), mesmo assim, somente os textos. As imagens, originalmente, em bitmap, não abriram. ??? Surgem os layouts delas c/ links perdidos. Vou, agora, tentar as manobras c/ o sK1, conforme sugerido, depois, posto...
Valeu!  ;)
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2010, 23:53 por Paulo R Silva »