Autor Tópico: Problemas ao particionar HD  (Lida 2037 vezes)

juçalivre

  • Visitante
Problemas ao particionar HD
« Online: 15 de MAR?O de 2010, 21:12 »
Ola, sou iniciante e estou querendo colocar o Ubuntu 9.10 num laptop Vostro da DELL que ja esta com o Windows 7 instalado.

Ja li algumas apostilas e tutorias sobre instalaçao particionamento e tambem busquei ajuda no IRC mas nao to conseguindo resolver.
Vou tentar explicar.

Eu quero manter uma particção com Windows; uma com os arquivos; e outra com o Ubuntu de forma a acessar os arquivos pelos 2 sistemas.

Ai tentei particionar dessa forma tanto pela instalaço do Ubuntu como pelo Gparted. Mas a questão é, da para identificar as seguintes partições ja existentes:

/dev/sda1   dellutility             86mb
/dev/sda2   recovery (boot)    8gb
/dev/sda3   OS (windows)       224gb

primeiro eu reduzi o espaço do win para 30gb

ai eu tentei criar uma partição nova swap (ele pergunta se é primaria ou extendida) - beleza

dps fui criar uma partição nova para o / - deu erro dizendo que so pode criar no max 4 partições primairas

ai tentei outra opção: criar uma partição extendida com swap; ext4 (para / ); e outra pro home

minha pergunta: essa é a unica opção sem mexer nas outras partições ja existentes? (pq dessa forma o home fica desprotegido e nao da pra acessar do windows.)

ou alguem sabe se existe algum problema em excluir as partições dellutility e recory(boot)  ja que tenho todos os CDs de gravação...

ou ainda tem como criar mais partições do que 4?


aguardo uma resposta...e muito obrigado. abraço

« Última modificação: 15 de MAR?O de 2010, 21:16 por juçalivre »

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Problemas ao particionar HD
« Resposta #1 Online: 15 de MAR?O de 2010, 21:51 »
Deixe como estão as partições do Windows (sda1,sda2, sda3).
Crie uma partição extendida e dentro dela  3 unidades lógicas : uma Ext4 de 20 GB para o Ubuntu, uma swap de 1 GB e uma NTFS com o que sobrou.
A NTFS será para vc salvar arquivos dos dois sistemas.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog