Autor Tópico: Como que eu faço para abrir um programa com o terminal?  (Lida 59116 vezes)

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Como que eu faço para abrir um programa com o terminal?
« Online: 15 de MAR?O de 2010, 19:07 »
Olá pessoal. Como que eu faço para abrir um programa pelo terminal, mas da seguinte forma: Eu clicando com o botão direito do mouse ai aparece varias opções mas não tem abrir pelo terminal. Como que eu insiro nesta lista a opção abrir pelo terminal?

Offline edsonnota1000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Como que eu faço para abrir um programa com o terminal?
« Resposta #1 Online: 15 de MAR?O de 2010, 19:56 »
Não funciona dessa forma, o que você pode fazer é executar o terminal na janela, vá no menu Arquivo e lá provavelmente terá a opção "Abrir num Terminal" quando ele abrir poderá usar o respectivo comando para abrir o arquivo ./nomedoarquivo

Abraços

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Como que eu faço para abrir um programa com o terminal?
« Resposta #2 Online: 15 de MAR?O de 2010, 20:10 »
Não entendi nada. Abrir o terminal ir em arquivo eu entendi. Depois disso não entendi.

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Como que eu faço para abrir um programa com o terminal?
« Resposta #3 Online: 15 de MAR?O de 2010, 20:47 »
Amigo, só por curiosidade. Qual é a utilidade disso? Não é mais facil ir direto no terminal e digitar o nome do programa?

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Como que eu faço para abrir um programa com o terminal?
« Resposta #4 Online: 15 de MAR?O de 2010, 21:08 »
Pra mim que não é minha praia é mais facil se tivesse um local para clicar para executar no terminal. Um ponto que vc digita no terminal errado já era. E eu não sou bom nisso.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como que eu faço para abrir um programa com o terminal?
« Resposta #5 Online: 15 de MAR?O de 2010, 21:08 »
Ola deis, instale o Ubuntu-tweak e deixe aberto na aba pessoal --> scripts, depois navegue ate usr--> bin --> gnome-terminal e arraste ele para a janela do ubuntu-tweak e pronto ja vai estar nos menus.
« Última modificação: 15 de MAR?O de 2010, 21:17 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Como que eu faço para abrir um programa com o terminal?
« Resposta #6 Online: 15 de MAR?O de 2010, 21:58 »
Também não entendi direito a dúvida.

Para abrir um programa no terminal, basta digita o nome do programa pelo qual o sistema o reconhece.

Por exemplo:
Abrindo o terminal em acessórios, digitando audacious2, lança automaticamente o player de música audacious 2
outro exemplo:
para abrir em sequência: o driver de áudio oss mais o doxbox (emulador do dos), basta digital assim:
aoss dosbox

Mas para lançar desta forma tem que ter se saber como é o nome do aplicativo que o sistema reconhece.

Todos os programas instalados no Ubuntu, fazem parte do menu.
Uma outra alternativa de lançar programas mais facilmente é no colocar no painel o aplicativo "executar aplicativo", bastando para isto clicar com o botão direito do mouse no painel (+adicionar ao painel") e por aqui dá para saber os nomes pelo quais os programas são reconhecidos pelo sistema, e este aplicativo também traz a opção de executar em um terminal.
E tanbém existem outras opções de adcionar ao painel, tais como aplicativos personalizados.

Como o Ubuntu é muito rico em repositórios, sempre estou instalando novos programas, e no entusiasmo as vezes me perco, e para isto uso este aplicativo para localizar o novo programa.
Mas o melhor é aprender sobre a estrutura dos programas, e lançar direto por aí, mas a vantagem do linux é que você pode personalizar tudo da forma que quiser.
E existem mais métodos também, como colocar um lançador  do terminal no próprio painel.

« Última modificação: 15 de MAR?O de 2010, 22:10 por Becker »

Offline mintuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • Jazz fusion and classic...
    • Ver perfil
Re: Como que eu faço para abrir um programa com o terminal?
« Resposta #7 Online: 15 de MAR?O de 2010, 22:35 »

Procure no Synaptic o pacote "nautilus terminal" ou algo assim. Depois de instala-lo, é só clicar com o botão direito do mouse numa área vazia de uma pasta que vai aparecer a opção "abrir no terminal". Acho que é isso que você quer...
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Como que eu faço para abrir um programa com o terminal?
« Resposta #8 Online: 16 de MAR?O de 2010, 22:09 »
Em vez de eu ir no gerenciador synaptic eu digitei "nautilus terminal" no terminal, ai quando eu fui no gerenciador synaptic deu este erro:
E: dpkg foi interrompido. Você deve executar o comando 'sudo dpkg --configure -a' para corrigir o problema.
E: _cache->open() failed, please report.

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Como que eu faço para abrir um programa com o terminal?
« Resposta #9 Online: 16 de MAR?O de 2010, 22:32 »
Um minuto. Oque eu quero dizer não é abrir um programa que já esta instalado. Um exemplo. Eu acabei de baixar um programa ".bin" ou ".jar" na area de trabalho. Ai eu clico nele com o botão direito e abre varias apções e uma delas seria executar pelo terminal. O porque dessa minha ideia. Eu não consigo instalar oque eu baixo quer seja .bin ou .jar ou ponto qualquer coisa. Eu não consigo. Penso para facilitar as coisas para os leigos. Voces são feras, mas ha pessoas como eu que tem muita dificuldade, não entra na cabeça. Cada um tem seu dom. O meu é metalurgica. Informatica eu pasto que da dó de ve.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como que eu faço para abrir um programa com o terminal?
« Resposta #10 Online: 16 de MAR?O de 2010, 23:16 »
Um minuto. Oque eu quero dizer não é abrir um programa que já esta instalado. Um exemplo. Eu acabei de baixar um programa ".bin" ou ".jar" na area de trabalho. Ai eu clico nele com o botão direito e abre varias apções e uma delas seria executar pelo terminal. O porque dessa minha ideia. Eu não consigo instalar oque eu baixo quer seja .bin ou .jar ou ponto qualquer coisa. Eu não consigo. Penso para facilitar as coisas para os leigos. Voces são feras, mas ha pessoas como eu que tem muita dificuldade, não entra na cabeça. Cada um tem seu dom. O meu é metalurgica. Informatica eu pasto que da dó de ve.

Ola Deis,

Não é tão simples no inicio, mas depois que se acostume é uma rotina.

Qualquer pacote (programa) que baixar em formato .bin é um executável.
Ok, mas voce tem obrigatóriamente que acertar as permissões para ele poder "funcionar".

Quando voce baixa este tipo de pacote, ele vem sem as permissões de execussão.
você tem que dar permissão de execução. Em terminal com o comando chmod, em grafico abrindo o nautilus e selecionando propriedades. Sempre.

Já um .jar é um pacote em java que segue outra rotina. a rotina é java -jar ( nome_do_pacote )

alternativamente para "brincar" de executar, você pode teclar <alt>+<F2> que é um atalho do Gnome para o shell ( seu terminal ), e onde, clicando no botão <ajuda> pode esclarecer algumas de suas dúvidas.

Você pode também baixar o guia foca disponivel gratuitamente na Net, lá explica-se o comando chmod, permissões e execução de pacotes via terminal.

[],s

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como que eu faço para abrir um programa com o terminal?
« Resposta #11 Online: 17 de MAR?O de 2010, 01:18 »
Pois eu, quando quero instalar um .bin, dou permissões de executável (botão direito do mouse > Propriedades > Permissões > marco como executável) e depois dou dois cliques no arquivo. Aparece um quadro com a opção "Executar no terminal" e pronto. Não vejo jeito mais simples.

Offline mintuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • Jazz fusion and classic...
    • Ver perfil
Re: Como que eu faço para abrir um programa com o terminal?
« Resposta #12 Online: 17 de MAR?O de 2010, 10:28 »
Pois eu, quando quero instalar um .bin, dou permissões de executável (botão direito do mouse > Propriedades > Permissões > marco como executável) e depois dou dois cliques no arquivo. Aparece um quadro com a opção "Executar no terminal" e pronto. Não vejo jeito mais simples.

Exato.

E para abrir um arquivo .jar é só clicar com o botão direito em cima do arquivo e escolher abrir com java. E pronto. Claro, tem que ter o java instalado, na central de programas têm (não precisa ir no site do java e baixar o .bin, não complique sua vida!  ;) )
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Como que eu faço para abrir um programa com o terminal?
« Resposta #13 Online: 21 de MAR?O de 2010, 00:20 »
Como que eu sei se eu consegui instalar o "ubuntu-tweak" e o "nautilus terminal" ?

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como que eu faço para abrir um programa com o terminal?
« Resposta #14 Online: 21 de MAR?O de 2010, 10:56 »
O Ubuntu Tweak, depois de instalado, fica disponível em Aplicações > Ferramentas do Sistema > Ubuntu Tweak.