Autor Tópico: Swap é necessária, dependendo da quantidade de memória  (Lida 23681 vezes)

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Não vejo lógica!
« Resposta #15 Online: 20 de Maio de 2006, 16:26 »
Citação de: "AlexBR"
Façam sysctl -a. Deve parecer vários parâmetros. Um deles é o swappiness.

Se quiserem alterar o valor, façam

sysctl -w vm.swappiness=X
echo X > /proc/sys/vm/swappiness


Com X sendo um número entre 0 e 100.


vou fazer o teste por um dia pra notar a diferença, valeu.

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Relato 01 (20/05/2006 - 17:31)
« Resposta #16 Online: 20 de Maio de 2006, 17:38 »
Fiz as mudanças na swapinness para 0, desativei a swap, comentando com "#" no fstab, reniciei a máquina, após ter me logado, ter aberto alguns aplicativos, e rodar o apt-get update, mudei para outra sessão com a sessão normal aberta, joguei doom 3 por cerca de 45 minutos, notei o jogo menos "travado", saí do jogo após esse tempo e retornei a sessão aberta anteriormente, o consumo de memória estava em 103 mb, houve uma recuperação rápida da ram pelo kernel, vou fazer outros testes.

Citar

Obs.: se alguém se dispor a fazer esses testes q estou fazendo, é bom ter um quantidade considerável de ram, pois a swap está desativada.

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Relato 02 (20/05/2006 - 18:04)
« Resposta #17 Online: 20 de Maio de 2006, 18:04 »
O sistema encontra-se ligado a 01 hora e 08 minutos, estou com o firefox aberto com duas abas, nautilus, calculadora, e o synaptic recarregando as informaçoes de pacotes, tinha feito um apt-get update, mas deu um erro na descompressao final dos arquivos, entao removi o conteudo do cache da lista de pacotes da pasta /var/lib/apt/lists e /var/lib/apt/partial, consumo 150 mb, após ter fechado uma das abas do firefox, nautilus, synaptic e a calculadora, a memória rapidamente caiu pra 134, isso com o firefox ainda aberto, vou postar este relato, fechar o firefox e ver em quanto vai ficar, depois edito este post (Após ter fechado o firefox, o consumo de memoria caiu rapidamente para 116mb).

Achei interessante uma coisa, nao sei se tem algo a ver, minha conexao nao é das melhores, dá apenas 10kb, e em fim de semana caí pra 7 ou 8kb, antes de ter feito essa mudança no sistema, só conseguia fazer as atualizaçoes de pacotes no synaptic e nao conseguia navegar, agora esta baixando as informaçoes e navegando normalmente, até o orkut q nao abria, agora tou navegando por ele sem problemas.

Citar

Somente a título de informaçao, meu micro é uma maquina modesta: mb abit, placa geforce4 128mb, hd 40gb, 768mb de ram.

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Swap é necessária, dependendo da quantidade de memória
« Resposta #18 Online: 20 de Maio de 2006, 19:07 »
Para desabilitar o swap é só dar o seguinte comando:
# swapoff -a

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Swap é necessária, dependendo da quantidade de memória
« Resposta #19 Online: 20 de Maio de 2006, 19:14 »
Citação de: "tfmoraes"
Para desabilitar o swap é só dar o seguinte comando:
# swapoff -a


valeu pela dica, mas eu usei a do alex, desativando-a no kernel, se nao me engano, nao sei a diferença entre uma e outra.

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Relato 03 (20/05/2006 - 19:25)
« Resposta #20 Online: 20 de Maio de 2006, 19:25 »
Sistema ligado a  02 horas e 29 minutos, aberto um sessao em janela como root com o nautilus aberto, o firefox com 08 abas abertas, calculadora, download for x baixando arquivos, evolution e amsn na mesma sessao, sem contar o gkrellm, consumo 228mb de ram, abrindo outra sessao, jogando o doom 3, por cerca de 20 minutos, ao sair do doom, consumo de 512mb de ram, ao fechar a sessao, voltar a sessao grafica anterior, e fechar todos os aplicativos, consumo de 118mb de ram, pode ser q eu esteja enganado, mas rapidamente o sistema esta recuperando a memoria usada, praticamente tenho uma conclusao, de acordo com os meus testes, vou fazer outros pra ver como se sairá o sistema no geral.

de acordo com o superdownloads: http://superdownloads.uol.com.br/linux/download/i1741.html, o doom3 requer a configuraçao minima abaixo:

Citar

Requerimentos e notas:
Requer Acelerador de placa de vídeo 3D, DirectX 9.0b compatível com acelerador de placa de vídeo 3D de 64MB com os últimos drivers instalados, Pentium 4 1.5 GHz ou Athlon Xp 1500 ou melhor processador,384 MB de memória RAM , Driver de CD-ROM com velocidade maior que 8x, 2.2 GB de espaço no HD DirectX 9.0b compatível com um placa de som de 16-bits com os últimos drivers instalados.

Roda em X11

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Conclusão (20/05/2006 - 22:08)
« Resposta #21 Online: 20 de Maio de 2006, 22:12 »
Depois de 05 horas e alguns minutos de uso continuo, fazendo varios tipos de teste, cheguei a seguinte conclusao:

Swap é necessário, se vc possui menos de 512mb de ram

É minha opinião, nao quer dizer q eu estej a totalmente correto, mas os testes foram feitos no meu micro, o qual conheço muito bem.

Abraço pra todos q me ajudaram e comentaram neste tópico, sei q ele tem uma importancia, principalmente pra mim, no q pese o requisito de instalar outra vez o ubuntu do zero, ou incluir o kubuntu em outra partiçao.

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Swap é necessária, dependendo da quantidade de memória
« Resposta #22 Online: 20 de Maio de 2006, 22:17 »
Olha aí! Falei que não havia lógica no que você havia relatado a princípio. :-)

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Swap é necessária, dependendo da quantidade de memória
« Resposta #23 Online: 20 de Maio de 2006, 22:52 »
Citação de: "AlexBR"
Olha aí! Falei que não havia lógica no que você havia relatado a princípio. :-)


vc tava certo, mas eu tinha q testar pra ver como se comportava o sistema, o bom disso tudo foi q aprendi melhor o conceito da swap, abraço.

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Swap é necessária, dependendo da quantidade de memória
« Resposta #24 Online: 21 de Maio de 2006, 01:36 »
bom, se que sabe, mas as vezes da na louca, para testar melhor isso utilize o Limeware que utiliza java abra umas 10 abas no firefox e faça uns 5 download ao mesmo tempo, no Linux este problema de algum aplicativo ou midia ir consumindo memoria acumulativa acontece as vezes, já me aconteceu de eu baixar uma simples imagem para o hd e o thumb dele começar a inchar feito louco hehe, mas por causa do swap deu tempo de ir la e apagar a imagem e o cache do thumb, gostei do tópico ajudou a responder algumas dúvidas sobre o swap que eu não sabia

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Swap é necessária, dependendo da quantidade de memória
« Resposta #25 Online: 21 de Maio de 2006, 06:25 »
Citação de: "unfear"
bom, se que sabe, mas as vezes da na louca, para testar melhor isso utilize o Limeware que utiliza java abra umas 10 abas no firefox e faça uns 5 download ao mesmo tempo, no Linux este problema de algum aplicativo ou midia ir consumindo memoria acumulativa acontece as vezes, já me aconteceu de eu baixar uma simples imagem para o hd e o thumb dele começar a inchar feito louco hehe, mas por causa do swap deu tempo de ir la e apagar a imagem e o cache do thumb, gostei do tópico ajudou a responder algumas dúvidas sobre o swap que eu não sabia


eu tenho o limewire instalado, ainda vou continuar testando no dia a dia, mas ja deu pra entender melhor. :)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Swap é necessária, dependendo da quantidade de memória
« Resposta #26 Online: 21 de Maio de 2006, 08:04 »
Olha, tem um artigo em Inglês postado pelo RogerYoda onde o camarada explica como funciona o gerenciamento da memória no Linux, é muito bom, vale apena dar uma lida:

http://virtualthreads.blogspot.com/2006/02/understanding-memory-usage-on-linux.html
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline akaihen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 194
    • Ver perfil
    • Quase-Crônicas
Re: Swap é necessária, dependendo da quantidade de memória
« Resposta #27 Online: 31 de Julho de 2008, 23:57 »
eu sei que esse tópico é velho mas resolvi participar pq eu testei as duas na minha maquina (configuração ai abaixo) por algumas horas. Rodando deluge(baxando 30 torrents ao mesmo tempo), pidgin, rhythmbox, skype, e wine junto com swappiness=100 com 1gb de swap e 1 gb de ram. No começo até gostei do resultado, so travava pra entrar nos programas mas logo depois que eu coloquei o rhythmbox pra tocar, ferro. tava dando 70% de ram usada e 98 % de swap usada, travou tudo, ou melhor, quase tudo. Mudei o sysctl.conf para 25. agora ta melhor, porém eu tenho que admitir que o titulo é mais do que justo a questão do swap. Visto que no padrão(60) não é radical para nenhum dos lados. Mas sei lá, por enquanto eu to achando que no meu caso 25 foi um bom numero. Mas vai depender da maquina e do proposito de uso!
Kubuntu 10.04
Athlon 64 XP2 2.6+ Geforce 9600 GT
150 gb MAxtor +40 gb samsung +2 gb ram

gricwb

  • Visitante
Re: Swap é necessária, dependendo da quantidade de memória
« Resposta #28 Online: 01 de Agosto de 2008, 01:10 »
eu sei que esse tópico é velho mas resolvi participar pq eu testei as duas na minha maquina (configuração ai abaixo) por algumas horas. Rodando deluge(baxando 30 torrents ao mesmo tempo), pidgin, rhythmbox, skype, e wine junto com swappiness=100 com 1gb de swap e 1 gb de ram. No começo até gostei do resultado, so travava pra entrar nos programas mas logo depois que eu coloquei o rhythmbox pra tocar, ferro. tava dando 70% de ram usada e 98 % de swap usada, travou tudo, ou melhor, quase tudo. Mudei o sysctl.conf para 25. agora ta melhor, porém eu tenho que admitir que o titulo é mais do que justo a questão do swap. Visto que no padrão(60) não é radical para nenhum dos lados. Mas sei lá, por enquanto eu to achando que no meu caso 25 foi um bom numero. Mas vai depender da maquina e do proposito de uso!


No meu caso aqui tenho memoria ram sobrando (tendo em visto o quanto meu sistema consome, com todos os recursos que uso diariamente), não uso swap e fica mto mais rapido comparando ao desempenho de quando a partição swap está sendo usada. Mas acontece uma coisa interessante, se eu "forço" o sistema a usar quase toda a memória ram, por exemplo usando virtualbox, quando chega perto de 95% de uso da ram, o programa que está ocupando mais memoria é fechado na hora pelo proprio sistema.
Mas pelos testes que fiz aqui ficou bem claro que se você tem memoria fisica sobrando, desabilite a swap!