Autor Tópico: Problemas com exibição da tela em Samsung Ativbook com Ubuntu 20:04LTS  (Lida 1418 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Saudações pessoal.

Eu uso esse notebook Samsung há alguns anos, desde o 14:04LTS. Ele está com um HD convencional, de 500GB, com instalação dual boot com o Windows 10.

Recentemente, há cerca de uns 20 dias, percebi um comportamento estranho na tela do notebook. É como se o gerenciador de janelas falhasse. As janelas piscam, não são exibidas corretamente e partes do conteúdo ao fundo delas aparece nas janelas da frente. Começou como algo esporádico, mas se tornou frequente.

A minha primeira ideia foi a possibilidade de uma corrupção de algum arquivo ligado ao gerenciador de janelas, xorg ou algo do gênero. Isso, porque essa situação não ocorre quando uso o Windows.

No entanto, para minha surpresa, ao formatar as partições para fazer a reinstalação, sem formatar a /home (apenas acessei e excluí os arquivos ocultos de configuração) , percebi que o problema persiste e parece até que piorou.

Nesse momento, a minha hipótese é que pode ter ocorrido uma corrupção em setor do disco, vinculado a /home que não foi formatada.

Alguém no fórum já teve conhecimento de um problema semelhante?

Vou fazer uma nova reinstalação, dessa vez vou excluir todas as partições relacionadas ao Ubuntu e fazer uma nova organização. Se for um setor defeituoso acho que isso contornaria o problema. Na sequência, publico aqui como foi o resultado.

« Última modificação: 22 de Abril de 2021, 23:45 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re:Problemas com exibição da tela em Samsung Ativbook com Ubuntu 20:04LTS
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2021, 23:02 »
Aparentemente era corrupção no disco do HD.

Depois que excluí as partições Linux da minha instalação, resolvi criar uma única para o ponto de montagem / e deixar 2GB de swap no final. Com essa mexida, durante o processo de instalação, lá pelos 95%, o notebook desligou do nada (estava na tomada). Liguei de novo, já imaginando que tivesse corrompido a instalação, mas o sistema acabou carregando. Percebi que alguns pacotes de idioma não foram automaticamente instalados.

Pelo o que entendi, realmente existe um setor defeituoso no meu HD e ao mexer nas partições acabei reacomodando de uma forma que o sistema funciona.

Em tempo: Após a reinstalação, no primeiro funcionamento tudo correu bem. Contudo, depois da primeira atualização o problema voltou. Nessa situação fiz um teste e reiniciei com o kernel anterior à atualização e o sistema voltou ao "normal".

Não tenho mais certeza de que se trate de um problema com o HD e pode ser algo na atualização do kernel...

« Última modificação: 22 de Abril de 2021, 23:45 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS