Autor Tópico: [resolvido] Webcam funcionava e, sem mais nem menos, deixou de funcionar  (Lida 2285 vezes)

Offline Kursch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
resolvi apertando a tecla Fn+F10. ¬¬

tenho um "Notebook SIM c/ Intel® Pentium Dual Core T3400 2.16GHz 4GB 320GB DVD-RW Webcam 1.3MP 14,1" Linux - SIM". pela primeira vez consegui fazer uma webcam funcionar no aMSN sem ter que fazer nada (no meu pc-desktop não consigo) e estava satisfeito até então. enquanto conversava no aMSN, com a webcam ligada, a pessoa me disse que a imagem tinha ficado branca pra ela, ou seja, percebi que a camera tinha travado. interrompi a sessão e enviei novamente, mas dava um erro e aparecia o seguinte de erro no aMSN: "não é possível mostrar a imagem da webcam. certifique-se que sua webcam está bem conectada e configurada. no grabber device available".

liguei o Cheese para ele me dar alguma luz, me mostrar que o problema era no aMSN pra eu me sentir melhor e tudo o mais. mas não foi o que ocorreu. "Nenhuma câmera localizada!" é a mensagem apavorante que o programa mostra.

apelei para a "solução windows", ou seja, reiniciar. também não deu certo. repeti os mesmos passos (tentei aMSN e depois Cheese) e as mensagens eram as mesmas.

ok, talvez por algum motivo obscuro, alguma coisa foi corrompida por sei lá o que. pensando nisso, peguei meu live-cd e depois de aberto, instalei o Cheese para verificar, mas... NADA.

e agora? não pode ser os drivers porque estavam pegando normalmente... é possível que eles tenham sumido sem mais nem menos? e se for problema da câmera, com isso aconteceu? afinal o aparelho não sofreu nenhuma queda, não foi exposto a fogo, água, etc etc.

alguém pode me dar uma luz?

resultado do dmesg: http://pastebin.com/0sRuuA8G
lspci -vv: http://pastebin.com/yqiVryyi
lspci: http://pastebin.com/fNzxh1E4
lsmod: http://pastebin.com/s3pm05WJ

obs: estou considerando criar uma partição com o windows só pra testar e, caso não dê certo, enviarei para a garantia, mas não queria ter todo esse trabalho se alguém já tiver passado por esse mesmo problema e souber como resolver
« Última modificação: 11 de MAR?O de 2010, 00:40 por Kursch »