Nessa semana, eu só fiz besteira no Ubuntu e que acabou com um vergonhoso bate boca com o Sr Felix e Sr Tota. Eu sempre apanhei nesse fórum para localizar as mensagens que escrevi e só hoje é que o Sr Tota gastou duas mensagens para me explicar que todas as minhas mensagens estão na opção Perfil na barra de ferramentas que aparece no topo desse fórum. Ou seja, se alguém mover essa mensagem que ora publico, saberei localizar através da opção Perfil. Enfim, o Sr Felix e o Sr Tota têm cara de nazistas, mas isso não quer dizer que eles mandam todos os usuários amadores para a câmara de gás.
Mas tanto esse fórum como o Ubuntu, a gente aprende apanhando.
Nessa semana, eu instalei o Real Player 11 for Linux, na esperança de baixar os vídeos do YouTube dentro do Ubuntu. Essa foi a primeira vez que baixei o arquivo .bin - é bem diferente do .exe do sistema não-Ubuntu. Foi difícil porque aprendi um comando novo. Primeiro baixei o arquivo, depois movi para a minha pasta pessoal, e de lá disparei o Terminal:
sudo su
sudo chmod +x RealPlayer11GOLD.bin
./RealPlayer11GOLD.bin
O programa foi instalado corretamente, só que não baixava coisa alguma. Consultando o fórum do Ubuntu, vi uma mensagem explicando que o Ubuntu faz uma cópia do último vídeo baixado na pasta tmp do Sistema de Arquivos, basta copiar para a pasta pessoal, na pasta de Vídeos. O pior é que o RealPlayer também não consegue nem abrir o arquivo que foi baixado. É um aplicativo aparentemente inútil.
Hoje de manhã estava no fórum de Religião do Terra, e um dos colaboradores, o Sr Católico, pediu socorro, reclamou que os aplicativos do Imposto de Renda 2010 não estavam funcionando e pediu orientação de como desinstalar aquele programa. Ele apelou para a velha solidariedade da comunidade open-source, eu ainda não faço parte dessa turma, mas entendi o recado, ele ameaçou de abandonar o Ubuntu e instalar o não-Ubuntu.
Apesar de haver erro na orientação da Receita Federal, consegui instalar o IRPF corrigindo o nome do arquivo, usando o mesmo método que aprendi ao instalar o Real Player. O aplicativo da Receita tem a opção de desinstalação, mas ele não funciona pelo Menu Aplicativos. Mas eu fucei o sistema de arquivos até encontrar a pasta da Receita Federal, e aprendi a navegar pelas pastas através do terminal pelo comando CD. Lá havia um programa chamado Uninstall, e só foi executar o comando ./uninstall - é claro, depois de invocar o poderoso "sudo su" e mudar de diretório.
Imaginei que o processo fosse idêntico no caso do Real Player, mas eu nem consegui achar a pasta dele no Sistema de arquivos. Foi então que lembrei do Sr Felix e do Sr Tota, levei tanta bronca deles, que achei melhor primeiro consultar a porta estreita do fórum do Ubuntu, e olha só o que eu achei:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=53601.0onde o rapaz explica que os comandos são esses:
sudo su
cd /opt/real/RealPlayer/postinst/
./postuninst.sh
Enfim, o Sr Felix e o Sr Tota não são muito simpáticos e nem muito agradáveis, mas eles estão quase sempre certos em suas broncas. Ou seja, se você instalou Deus em seu Ubuntu por engano, descuido ou desatenção, não entre em pânico. Primeiro consulte o fórum se alguém já enfrentou o mesmo tipo problema para não entupir o fórum com as mesmas perguntas de sempre.