Autor Tópico: A nova identidade visual do Ubuntu e o Fórum  (Lida 82879 vezes)

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Reformulação do layout do Forum Ubuntu-PT
« Resposta #45 Online: 21 de Outubro de 2010, 17:36 »
Olá pessoal!

Tendo em conta os novos padrões visuais do Ubuntu, acho que está na hora de conversarmos sobre uma reformulação visual do forum. Para ajudar a visualizar, se houver interesse, segue um layout que fiz para demonstrar uma das possibilidades que consegui imaginar:

http://devosws.com/ubuntu/layout-new.png

Abraços!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Reformulação do layout do Forum Ubuntu-PT
« Resposta #46 Online: 21 de Outubro de 2010, 17:43 »
Olá pessoal!

Tendo em conta os novos padrões visuais do Ubuntu, acho que está na hora de conversarmos sobre uma reformulação visual do forum. Para ajudar a visualizar, se houver interesse, segue um layout que fiz para demonstrar uma das possibilidades que consegui imaginar:

http://devosws.com/ubuntu/layout-new.png

Abraços!

Unindo ao tópico sobre o assunto.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Reformulação do layout do Forum Ubuntu-PT
« Resposta #47 Online: 21 de Outubro de 2010, 18:54 »
Olá pessoal!

Tendo em conta os novos padrões visuais do Ubuntu, acho que está na hora de conversarmos sobre uma reformulação visual do forum. Para ajudar a visualizar, se houver interesse, segue um layout que fiz para demonstrar uma das possibilidades que consegui imaginar:

http://devosws.com/ubuntu/layout-new.png

Abraços!

Parabéns Blau_Araujo! Ficou muito legal sua sugestão.

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Reformulação do layout do Forum Ubuntu-PT
« Resposta #48 Online: 21 de Outubro de 2010, 18:57 »
Olá pessoal!

Tendo em conta os novos padrões visuais do Ubuntu, acho que está na hora de conversarmos sobre uma reformulação visual do forum. Para ajudar a visualizar, se houver interesse, segue um layout que fiz para demonstrar uma das possibilidades que consegui imaginar:

http://devosws.com/ubuntu/layout-new.png

Abraços!

Na primeira página deste tópico o agente100gelo postou:
Citar
Não sei como está o tempo dos demais da Equipe... mas pra mim tá extremamente restrito... além de ser péssimo com design.

Existem temas para o fórum em: http://custom.simplemachines.org/themes/
Se alguém criar um bom é possível que seja aceito e usado (não estou lançando um concurso de novo tema, só que a comunidade pode se mexer e apresentar propostas).

O teu trabalho ficou realmente excelente e, apesar de eu ser um zero à esquerda em design (e em muitas outras coisas) acredito que já seja meio caminho andado para criar um tema SMF.

Não quer tentar? Eu te garanto que pelo menos a minha admiração e meu "muito obrigado" você leva!  ;)

Abs.
Cassiano

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Reformulação do layout do Forum Ubuntu-PT
« Resposta #49 Online: 21 de Outubro de 2010, 19:24 »
Olá pessoal!

Tendo em conta os novos padrões visuais do Ubuntu, acho que está na hora de conversarmos sobre uma reformulação visual do forum. Para ajudar a visualizar, se houver interesse, segue um layout que fiz para demonstrar uma das possibilidades que consegui imaginar:

http://devosws.com/ubuntu/layout-new.png

Abraços!
Cara ficou muito lindo parabéns, tomara que o pessoal aqui adira a esse layout.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Reformulação do layout do Forum Ubuntu-PT
« Resposta #50 Online: 21 de Outubro de 2010, 19:38 »
Olá pessoal!

Tendo em conta os novos padrões visuais do Ubuntu, acho que está na hora de conversarmos sobre uma reformulação visual do forum. Para ajudar a visualizar, se houver interesse, segue um layout que fiz para demonstrar uma das possibilidades que consegui imaginar:

http://devosws.com/ubuntu/layout-new.png

Abraços!
Cara ficou muito lindo parabéns, tomara que o pessoal aqui adira a esse layout.

Achei muito bom.
Alguém sabe transformar em tema SMF (http://docs.simplemachines.org/index.php?topic=233.0)?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Reformulação do layout do Forum Ubuntu-PT
« Resposta #51 Online: 21 de Outubro de 2010, 19:46 »
Achei muito bom.
Alguém sabe transformar em tema SMF (http://docs.simplemachines.org/index.php?topic=233.0)?

Valeu pessoal...

Se vocês estão gostando da idéia, posso partir para os ajustes finais e a criação de um tema para o SMF. Atualmente estou meio atolado  com alguns sites para fazer e músicas novas para aprender e ensaiar. Então, pode ser que demore um pouco a criação do tema, mas ele sai! Mas se alguém estiver "no pique", pode me pedir que eu forneço o SVG em camadas. Mesmo que o pessoal daqui não tope mudar, pelo menos a gente cria um tema bacana e aprende um pouco mais! :)

Abração!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Reformulação do layout do Forum Ubuntu-PT
« Resposta #52 Online: 21 de Outubro de 2010, 20:21 »
Mesmo que o pessoal daqui não tope mudar, pelo menos a gente cria um tema bacana e aprende um pouco mais! :)

....Parece até que o povo aqui não leu o topico desde o inicio! ( nada pessoal em citar o Blau_Araújo, é só para pegar o gancho)

Nós topamos mudar, desde que seja um tema completo.

Se houver mais de um, podemos colocar em votação do forum ( afinal, voces são os donos dele ) e o mais votado entra.

Se fosse um "não mudamos e pronto!", esta seria a segunda mensagem deste topico.

[]'s

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Reformulação do layout do Forum Ubuntu-PT
« Resposta #53 Online: 22 de Outubro de 2010, 08:44 »
Mesmo que o pessoal daqui não tope mudar, pelo menos a gente cria um tema bacana e aprende um pouco mais! :)

....Parece até que o povo aqui não leu o topico desde o inicio! ( nada pessoal em citar o Blau_Araújo, é só para pegar o gancho)

Nós topamos mudar, desde que seja um tema completo.

Se houver mais de um, podemos colocar em votação do forum ( afinal, voces são os donos dele ) e o mais votado entra.

Se fosse um "não mudamos e pronto!", esta seria a segunda mensagem deste topico.

[]'s

Também não vejo a situação como falta de interesse. Acho que vocês têm feito um trampo ótimo, realmente digno de nota! Da mesma forma, acho que toda sugestão é apenas isso: uma sugestão, e tem toda chance do mundo de ser adotada ou não e, numa comunidade, isso nunca é pessoal, mesmo. Acho que está na hora de todo mundo crescer um pouquinho para entender isso de uma vez por todas e aposentar as vaidades nas relações em comunidade. O "pessoal daqui" não é só quem administra e modera, mas também todo mundo que participa e pode dizer "quero" ou "não quero". Às vezes, quem decide é uma limitação técnica, às vezes é uma maioria, outras vezes é uma norma já aceita, mas isso é a vida em comunidade. Por isso mesmo, em casos como o dessa minha proposta, a gente sempre sai ganhando. Se não é pelo prazer de ver um trabalho adotado pelo grupo, é pelo aprendizado de algo que pode ser muito útil até mesmo profissionalmente!

Voltando a questão do tema, acho que está claro que vou levar adiante essa criação mas, sinceramente, gostaria muito de não fazer isso sozinho. Nem é pelo trampo que vai dar... É mais pelo desenvolvimento do senso e espírito comunitário que este tipo de opotunidade proporciona. Para o meu portfólio profissional poderia ficar até muito bacana dizer que algo 100% feito por mim está sendo utilizado aqui ou ali. Mas isso não é o bastante!

Então, acho que cabe uma sugestão dentro da sugestão. Já que o problema não é falta de vontade de mudar, como o Tota deixou claro, que tal criarmos um tópico na seção "Projetos da comunidade" com o título: atualização de layout do fórum. Lá vocês colocam o link para a fonte do tema utilizado, eu coloco o link do SVG dessa minha proposta como um "start" e o pessoal vai sugerindo alterações, postando trechos já convertidos em tema, até lançarmos uma versão RC. Para efeitos de visualização e testes, eu posso disponibilizar um espaço com o SMF instalado no servidor do meu web studio. Agora, acho importante que a criação deste tópico deve ser feita pela administração do fórum afim de lhes dar controle direto sobre o post #1, onde estarão todos os fontes atuais. Já o post #2 seria o meu, com os fontes das atualizações subsequentes.

O que acham?

Abraços!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: A nova identidade visual do Ubuntu e o Fórum
« Resposta #54 Online: 22 de Outubro de 2010, 09:08 »
Blau_Araujo tudo bem?

Olha eu achei lindo seu tema, mas tentando contribuir de alguma forma vou falar o que mais gosto no tema atual, e que de certa forma você tira no seu.

Eu acho esse fórum limpo, sem grandes barras laterais, assim você visualiza tudo mais amplamente, sem muita coisa para tirar sua atenção o que ajuda a concentrar no que importa, que são as mensagens. Outros fóruns tem muitas barras, muitas imagens (seja nas assinaturas, seja propaganda, seja desenhos mesmo nas laterais do fórum) o que acaba deixando ele sujo.

Sua imagem não é assim, ela também é limpa, de visual agradável, usando as cores atuais adotadas e em harmonia, porém acho que aquelas barras laterais (cheias de pontinhos) ficaram um pouco grossas, e talvez se você afinar elas um pouco, dando mais espaço para a coluna central (a que realmente importa) as coisas fiquem melhores (se é que tem jeito).

De qualquer forma meus parabéns, gostaria de ter o dom de fazer coisas bonitas assim.

[]'s

Cristiano

Editando:

Tenta colocar as bandeiras perto da logo, assim fica claro que o fórum atende a todos os países de língua portuguesa.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2010, 09:13 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: A nova identidade visual do Ubuntu e o Fórum
« Resposta #55 Online: 22 de Outubro de 2010, 10:20 »
Blau_Araujo tudo bem?

Olha eu achei lindo seu tema, mas tentando contribuir de alguma forma vou falar o que mais gosto no tema atual, e que de certa forma você tira no seu.

Eu acho esse fórum limpo, sem grandes barras laterais, assim você visualiza tudo mais amplamente, sem muita coisa para tirar sua atenção o que ajuda a concentrar no que importa, que são as mensagens. Outros fóruns tem muitas barras, muitas imagens (seja nas assinaturas, seja propaganda, seja desenhos mesmo nas laterais do fórum) o que acaba deixando ele sujo.

Sua imagem não é assim, ela também é limpa, de visual agradável, usando as cores atuais adotadas e em harmonia, porém acho que aquelas barras laterais (cheias de pontinhos) ficaram um pouco grossas, e talvez se você afinar elas um pouco, dando mais espaço para a coluna central (a que realmente importa) as coisas fiquem melhores (se é que tem jeito).

De qualquer forma meus parabéns, gostaria de ter o dom de fazer coisas bonitas assim.

[]'s

Cristiano

Editando:

Tenta colocar as bandeiras perto da logo, assim fica claro que o fórum atende a todos os países de língua portuguesa.


Olá, Cristiano


Entendi o que você quer dizer. O desenho que eu fiz pressupõe a opção por um tipo de layout que a gente chama de "largura fixa". Nestes casos a gente estipula uma largura de acordo com o que atenderia o máximo de configurações de vídeo correntemente em uso (market share, como a gente fala). No desenho, estipulei o padrão para atender desde resoluções a partir de 1024x768 até full wide. Então, as sobras laterais irão variar de acordo com o estado do monitor de cada um.

Isso tem vantagens e desvantages, é claro. Se alguém, por exemplo, usa monitor com resolução 800x600, vai ter de usar as rolagens para ver tudo. Mas, por outro lado, se a largura for fluída (ajustada automaticamente) todo o layout ficaria bagunçado, e o problema deste usuário com baixa resolução ainda seria o mesmo (ou pior). Mas, se a gente pensar pelo lado dos usuários que usam resoluções maiores do que 1280px de largura, a situação atual do fórum é ainda mais prejudicial, porque existe uma relação entre a largura de texto e o conforto da leitura. Todos os estudos sobre isso, bem como a nossa vivência prática, apontam para o fato de que uma leitura mais confortável acontece quando se tem uma largura de texto na tela entre 450 e 650px (acho que o rjbgbo pode dar mais informações sobre isso).

Mas tudo isso são apenas aspectos de estudo a serem considerados na hora de criar um design para web. Eventualmente, até adotamos soluções bem distantes dos parâmetros técnicos, mas isso é raro e geralmente é embasado sobre algum outro requisito do projeto. Se for este o caso, é importante fornecer, para além do gosto pessoal, os elementos que justifiquem uma decisão assim. Até lá, acho de bom senso estar apoiado pelo que a técnica já demonstrou funcionar.

Sobre as bandeiras, quais são os países? Como está hoje, não consigo identificar metade deles.


Abração!
Blau

Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: A nova identidade visual do Ubuntu e o Fórum
« Resposta #56 Online: 22 de Outubro de 2010, 13:22 »
Belo tema Blau_Araujo. Vou dar uma olhada no SMF.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: A nova identidade visual do Ubuntu e o Fórum
« Resposta #57 Online: 22 de Outubro de 2010, 14:21 »
Citar
...Todos os estudos sobre isso, bem como a nossa vivência prática, apontam para o fato de que uma leitura mais confortável acontece quando se tem uma largura de texto na tela entre 450 e 650px (acho que o rjbgbo pode dar mais informações sobre isso)...

opa manjo pouco, disso, sou um mero blogueiro domingueiro
conheço mais é a parte impressa.

do pouco que conheço dessas plataformas populares de blogs on-line, elas tem ajustes p/ cada visualização de monitor, então acho que quem desenvolve sites certa/ deve conhecer tais mecanismos.

na mias também achei bem legal o tema
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: A nova identidade visual do Ubuntu e o Fórum
« Resposta #58 Online: 22 de Outubro de 2010, 14:26 »
Citar
Mas, se a gente pensar pelo lado dos usuários que usam resoluções maiores do que 1280px de largura, a situação atual do fórum é ainda mais prejudicial, porque existe uma relação entre a largura de texto e o conforto da leitura. Todos os estudos sobre isso, bem como a nossa vivência prática, apontam para o fato de que uma leitura mais confortável acontece quando se tem uma largura de texto na tela entre 450 e 650px (acho que o rjbgbo pode dar mais informações sobre isso).

Perfeito! Até prefiro assim. Área de texto em tamanho fixo.
É só saber usar as margens laterais.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: A nova identidade visual do Ubuntu e o Fórum
« Resposta #59 Online: 22 de Outubro de 2010, 14:31 »
Olá, Cristiano


Entendi o que você quer dizer. O desenho que eu fiz pressupõe a opção por um tipo de layout que a gente chama de "largura fixa". Nestes casos a gente estipula uma largura de acordo com o que atenderia o máximo de configurações de vídeo correntemente em uso (market share, como a gente fala). No desenho, estipulei o padrão para atender desde resoluções a partir de 1024x768 até full wide. Então, as sobras laterais irão variar de acordo com o estado do monitor de cada um.

Isso tem vantagens e desvantages, é claro. Se alguém, por exemplo, usa monitor com resolução 800x600, vai ter de usar as rolagens para ver tudo. Mas, por outro lado, se a largura for fluída (ajustada automaticamente) todo o layout ficaria bagunçado, e o problema deste usuário com baixa resolução ainda seria o mesmo (ou pior). Mas, se a gente pensar pelo lado dos usuários que usam resoluções maiores do que 1280px de largura, a situação atual do fórum é ainda mais prejudicial, porque existe uma relação entre a largura de texto e o conforto da leitura. Todos os estudos sobre isso, bem como a nossa vivência prática, apontam para o fato de que uma leitura mais confortável acontece quando se tem uma largura de texto na tela entre 450 e 650px (acho que o rjbgbo pode dar mais informações sobre isso).

Mas tudo isso são apenas aspectos de estudo a serem considerados na hora de criar um design para web. Eventualmente, até adotamos soluções bem distantes dos parâmetros técnicos, mas isso é raro e geralmente é embasado sobre algum outro requisito do projeto. Se for este o caso, é importante fornecer, para além do gosto pessoal, os elementos que justifiquem uma decisão assim. Até lá, acho de bom senso estar apoiado pelo que a técnica já demonstrou funcionar.

Sobre as bandeiras, quais são os países? Como está hoje, não consigo identificar metade deles.


Abração!
Blau



Essas coisas são meio complicadas mesmo. Veja como as opiniões variam. Eu realmente prefiro o fórum como é em detrimento daqueles em que a largura disponível para o texto são fixas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!