Autor Tópico: Partição /home, dentro ou fora da raíz do Linux?  (Lida 20052 vezes)

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Partição /home, dentro ou fora da raíz do Linux?
« Online: 04 de MAR?O de 2010, 11:40 »
É uma questão polêmica, por isso acho que vale ilustrar o que cada um prefere, nessa área, manter ou ñ a partição /home dentro do diretório raiz da instalação do do Linux.

Eu venho preferindo adotar, mas também já vi programas terem um mal funcionamento qdo de updgrades de versões, mas também usei de facilidades de desinstalação/reinstalação do programas no Linux, p/ resolver o caso.

Outra coisa como sempre vai depender do modo de usar um pc por cada um.
O linux por ser multi-usuário, faz a partição /home ser exclusiva p/ cada conta de usuário criada.
Mas aí também surge um caso, se duas ou mais pessoas precisarem acessar dados em comum?

Enfim é um tema interessante, a medida que o Linux vai se popularizando.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Partição /home, dentro ou fora da raíz do Linux?
« Resposta #1 Online: 04 de MAR?O de 2010, 12:06 »
Mas aí também surge um caso, se duas ou mais pessoas precisarem acessar dados em comum?

Eu coloco estes dados na pasta /publica

Quanto ao /home, acredito que vai depender mais da destinação da maquina.

Um desktop monoususario, manter a /home integrada na partição da raiz não traz problemas, pois assume-se que o usuario faz back ups regulares.

Num servidor a coisa muda de figura, uma /home separada ( inclusive em hd separado ) tras mais flexibilidade na hora de uma pane no sistema.

[],s

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #2 Online: 04 de MAR?O de 2010, 12:21 »
Eu sempre faço a instalação dos 'meus Linuxes' com a /home dentro no /, apesar de saber que colocar a /home como partição própria é o mais indicado para qdo a máquina tem problemas e é necessário a reinstalação do sistema. Acho que uma /home com partição própria só deve ser feita se o usuário tiver um 'hdzão', assim dá pra fazer uma instalação de gente sem depois ter problemas com falta de espaço em / ou na /home em partição própria. Se o usuário tem uma hd de, digamos, 120GB, acho que ainda a /home deve ser colocada no / principalmente se o usuário for daqueles que adoram baixar coisas da intrnet; já um hd de 160GB pra cima já dá pra 'brincar', hehehehe...

É uma questão polêmica, por isso acho que vale ilustrar o que cada um prefere, nessa área, manter ou ñ a partição /home dentro do diretório raiz da instalação do do Linux.

Eu venho preferindo adotar, mas também já vi programas terem um mal funcionamento qdo de updgrades de versões, mas também usei de facilidades de desinstalação/reinstalação do programas no Linux, p/ resolver o caso.

Outra coisa como sempre vai depender do modo de usar um pc por cada um.
O linux por ser multi-usuário, faz a partição /home ser exclusiva p/ cada conta de usuário criada.

Enfim é um tema interessante, a medida que o Linux vai se popularizando.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline abdo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
« Resposta #3 Online: 04 de MAR?O de 2010, 12:40 »
eu estou fazendo a /home no diretorio raiz mesmo, mas mantenho uma partição inteira como uma pasta particular aonde guardo todos os meus arquivos, se quiser posso deixar qq pessoa acessar meu pc sem ter acesso aos meus arquivos
se quero trocar de distro ou reinstalar por qq problema meus dados estarão sempre a salvo
meu desktop tem 40gb de hd e o net 160gb de hd e ema ambos trabalho da mesma forma
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline agente100gelo

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • @Ceará
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 04 de MAR?O de 2010, 13:15 »
Sempre coloco o /home separado na distro oficial (Ubuntu). É ótimo para fazer atualizações total do sistema.
Quando instalo outra distro, prefiro o /home interno para não dar problema com o /home oficial.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 04 de MAR?O de 2010, 13:47 »
Eu sempre uso a /home em partição separada.

Não vejo vantagens em tê-la na partição raiz.

E quanto aos problemas de incompatibilidade de software devido a mesma $HOME após uma instalação/atualização eu nunca tive que desinstalar um software para corrigir, no máximo deletando/renomeando o diretório de configuração.

Quanto a ter dados que precisam ser usados por mais de um usuário, eu também crio uma pasta (normalmente /home/publico) com permissões suficientes para que os dois possam ler/alterar dados.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Cláudio Novais

• Usuário Ubuntu
  • *
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
« Resposta #6 Online: 04 de MAR?O de 2010, 14:26 »
Sempre coloco o /home separado na distro oficial (Ubuntu). É ótimo para fazer atualizações total do sistema.
Quando instalo outra distro, prefiro o /home interno para não dar problema com o /home oficial.
Sou exactamente da mesma opinião! Aliás, no meu blog, recomendo sempre que se ponha a /home numa partição diferente.

As vantagens são enumeras, mas principalmente pelo facto de estar seguro para fazer updates e ser muito interessante quando a partição de raiz tem problemas, por vezes isso acontece por cortes de energia, e fica danificada, ficando a home intacta!

E quanto aos problemas de incompatibilidade de software devido a mesma $HOME após uma instalação/atualização eu nunca tive que desinstalar um software para corrigir, no máximo deletando/renomeando o diretório de configuração.
Também nunca tive problemas desses! Aliás, ainda há um mês atrás tive um problema no meu ubuntu, e em 25 minutos tinha uma fresh install, com todos os programas prontos (são bastantes!) e ainda todos configurados (configurações provenientes da partição /home). Esses 25 minutos foram possíveis por exactamente ter a /home separada.
Já agora, recordo-me que quando abri o Firefox, na nova instalação do Ubuntu, ele ainda tinha as abas que eu tinha abertas na altura do problema e todas as configurações e cookies prontos!

Offline dalbo1201

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2011, 20:59 »
Pessoal, sou novo no Linux. Instalei o Ubuntu 11.10 esse final de semana aqui na minha máquina e tenho a seguinte situação e dúvida.

Situação atual

Possuo dois HD que trabalham da seguinte forma.

HD1 - Particionado com Windows 7 e Ubuntu 11.10
HD2 - Exclusivo para meus arquivos como documentos, vídeos, músicas etc.

Fiz isso além pela facilidade em caso de precisar fazer alguma reinstalação de SO, tenho como acessar meus arquivos em ambos os sistemas operacionais.

O que eu queria fazer é colocar a /HOME no HD2, minha dúvida é se poderia continuar acessando meus arquivos pelo Windows 7.

Se isso for possível, como eu faço para colocar a /HOME no HD2? Se for preciso reinstalar o Ubuntu 11.10 eu reinstá-lo. Isso não seria um problema para mim.

Abraços e agradeço a ajuda.

clodoaldops

• Visitante
« Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2011, 09:17 »
Eu instalo a /home dentro da /raiz , mas deixo uma partição exlusiva p/ BKP de meus documentos.
Meu notebook tá assim: sda1/xp + sda2/BKP + sda3/swap + sda4/kubuntu
Qdo reinstalo ou testo outro linux meus dados estão "seguros" na sda2.
XP é usado raramente qdo preciso do windows movie maker.

Offline jkmsjq

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2011, 17:23 »
Eu sempre instalei a partição /home a parte e nunca me arrependi. Além disso, minha esposa também acessa o mesmo computador e precisa ter sempre acesso simples e direto aos arquivos...!

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline eaxgrande

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2011, 18:12 »
Só pra constar.

Na empresa onde trabalho, a maioria das máquinas em rede roda atualmente o Ubuntu 10.04.

Quando se acessa a home (/home), é possível ver as pastas de todos os usuários da empresa.

Bom, em algumas máquinas foram instaladas o 11.04. Os usuários que logaram nessas máquinas tiveram problemas ao logar novamente em máquinas onde havia ainda o 10.04 rodando.

Pelo que entendí, se o upgrade das configurações da /home de cada usuário é feito sem problemas quando ocorre  upgrade de versão de SO, o contrário não é verdadeiro.

Concluíndo sobre minha impressão: home separada é a melhor coisa que há. Mas em rede existe o problema de "downgrade de /home"

E aí eu nem faço idéia de como se contorna esse problema.

Postei aqui despretenciosamente, só a título de compartilhar uma experiência.

Abraço a todos.
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

eliseu_carvalho

• Visitante
« Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2011, 18:16 »
Eu atualmente armazeno as minhas coisas em "nuvem", usando o UbuntuOne. Logo, não preciso de /home separado. Mas pretendo em breve colocar um HD externo.

Offline Supermouse

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 24 de Outubro de 2011, 20:55 »
Sabe o que mais é polêmico? Mamilos. Mamilos são polêmicos.

http://www.youtube.com/watch?v=PORknrd-cv8

Agora, a pasta /home estar numa partição separada do / do sistema não é tão polêmico assim.

Espaço de armazenamento é estupidamente barato hoje em dia, então ter alguns Gb sobrando no / não vai fazer tanta falta assim nas outras partições.
Da mesma forma, os sistemas Unix-like conseguem usar diversas partições de forma totalmente transparente, usando pontos de montagem nas partições, e não usando nomes de unidades como acontece no Windows. Assim, o sistema está pouco se lixando se todos os diretórios dentro do / estão na mesma partição, ou se cada diretório está numa partição diferente, ou num disco diferente, ou mesmo em uma unidade de rede (ok, se o disco ou unidade de rede não estiverem conectados, vai dar problema, mas de outra forma não tem diferença). Ele vai enxergar todos os diretórios como se pertencessem à mesma partição, não vai ter nenhum problema com dados de aplicativos (pode ocorrer um tipo de problema, que eu vou descrever mais abaixo).
Outra coisa que não muda se a /home estiver em outra partição é o fato dos usuários poderem ou não acessar os dados uns dos outros. Veja bem como funciona a estrutura do diretório /home:
    - Se eu tiver 3 usuários no sistema, chamados de Supermouse, Megaman e Darkwing-Duck, o diretório /home terá essas pastas:
         - /home/Supermouse
         - /home/Megaman
         - /home/Darkwing-Duck
    - As permissões de usuário de cada uma dessas pastas vão permitir que cada usuário acesse apenas a sua própria pasta. Isso vai acontecer tanto se /home estiver na mesma partição de / quanto se estiver em uma partição separada.
    - Inclusive, toda a pasta /home vai estar numa única partição. As pastas dos 3 usuários vão estar em uma mesma partição. O acesso de um aos dados dos outros, depois das devidas permissões serem concedidas não pode ser afetado por conta disso.

Assim sendo, não existe nenhuma desvantagem em usar a /home em uma partição separada (situações de usuários na rede com /homes separadas são um caso especial, e os problemas podem surgir da falta de padronização. Na minha faculdade, os 500 alunos do instituto de informática tem homes separadas na rede, e é possível autenticar em qualquer computador do instituto sem nenhum tipo de incompatibilidade ou "downgrade de /home"), e por outro lado, existe uma grande vantagem em usar a /home separada, que é a facilidade na hora de reinstalar/atualizar/mudar o SO mantendo os dados da /home. O veredicto final é que a /home separada é o caminho dos campeões.

Porém, contudo, entretanto, toooooodavia, podemos ter um pequeno problema se não nos coordenarmos e mantivermos uma única /home em uma partição separada e diversas distros instaladas compartilhando essa /home, poderemos ter problemas com os arquivos de configuração dos aplicativos. Nesse caso, eu acho que o ideal é deixar a /home na mesma partição do / de cada distro, e deixar uma partição separada com os arquivos.

É isso aí. E lembrem-se: mamilos são muito polêmicos.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline eaxgrande

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 24 de Outubro de 2011, 22:49 »
Se com extrema dificuldade consegui entender parcialmente graças a um esforço extremo dos meus dois "tico e teco"...

Então...

mamilos são polêmicos = esse assunto não é polêmico

esse assunto não é polêmico = esse assunto não é importante

esse assunto não é importante = falar disso é perda de tempo

falar disso é perda de tempo = aprender ubuntu é perda de tempo (talvez você ache que seja coisa pra tolos...)

aprender ubuntu é perda de tempo = sorte de você que nasceu sabendo e pode nos ensinar de forma tão escarninha.

Apesar de concordar integralmente com suas explicações técnicas sobre o assunto, me sentí como se estivesse sendo confundido com alguma criança.

Deixe de ser moleque cara. Você está me ofendendo.

Gosta de ser tratado assim?

Por que diabos você acha que todo mundo tem que estar apto a entender esse seu senso de humor duvidoso?

Responda

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

clodoaldops

• Visitante
« Resposta #14 Online: 24 de Outubro de 2011, 23:45 »
Meu desktop tá assim:
xp/100gb+ bkp/300gb + lucid/20gb + fedora/20gb + LM/20gb + oneric/20gb + swap/1gb
Arkivos salvos na partição BKP em ntfs.