Sabe o que mais é polêmico? Mamilos. Mamilos são polêmicos.
http://www.youtube.com/watch?v=PORknrd-cv8Agora, a pasta /home estar numa partição separada do / do sistema não é tão polêmico assim.
Espaço de armazenamento é estupidamente barato hoje em dia, então ter alguns Gb sobrando no / não vai fazer tanta falta assim nas outras partições.
Da mesma forma, os sistemas Unix-like conseguem usar diversas partições de forma totalmente transparente, usando pontos de montagem nas partições, e não usando nomes de unidades como acontece no Windows. Assim, o sistema está pouco se lixando se todos os diretórios dentro do / estão na mesma partição, ou se cada diretório está numa partição diferente, ou num disco diferente, ou mesmo em uma unidade de rede (ok, se o disco ou unidade de rede não estiverem conectados, vai dar problema, mas de outra forma não tem diferença). Ele vai enxergar todos os diretórios como se pertencessem à mesma partição, não vai ter nenhum problema com dados de aplicativos (pode ocorrer um tipo de problema, que eu vou descrever mais abaixo).
Outra coisa que não muda se a /home estiver em outra partição é o fato dos usuários poderem ou não acessar os dados uns dos outros. Veja bem como funciona a estrutura do diretório /home:
- Se eu tiver 3 usuários no sistema, chamados de Supermouse, Megaman e Darkwing-Duck, o diretório /home terá essas pastas:
- /home/Supermouse
- /home/Megaman
- /home/Darkwing-Duck
- As permissões de usuário de cada uma dessas pastas vão permitir que cada usuário acesse apenas a sua própria pasta. Isso vai acontecer tanto se /home estiver na mesma partição de / quanto se estiver em uma partição separada.
- Inclusive, toda a pasta /home vai estar numa única partição. As pastas dos 3 usuários vão estar em uma mesma partição. O acesso de um aos dados dos outros, depois das devidas permissões serem concedidas não pode ser afetado por conta disso.
Assim sendo, não existe nenhuma desvantagem em usar a /home em uma partição separada (situações de usuários na rede com /homes separadas são um caso especial, e os problemas podem surgir da falta de padronização. Na minha faculdade, os 500 alunos do instituto de informática tem homes separadas na rede, e é possível autenticar em qualquer computador do instituto sem nenhum tipo de incompatibilidade ou "downgrade de /home"), e por outro lado, existe uma grande vantagem em usar a /home separada, que é a facilidade na hora de reinstalar/atualizar/mudar o SO mantendo os dados da /home. O veredicto final é que a /home separada é o caminho dos campeões.
Porém, contudo, entretanto, toooooodavia, podemos ter um pequeno problema se não nos coordenarmos e mantivermos uma única /home em uma partição separada e diversas distros instaladas compartilhando essa /home, poderemos ter problemas com os arquivos de configuração dos aplicativos. Nesse caso, eu acho que o ideal é deixar a /home na mesma partição do / de cada distro, e deixar uma partição separada com os arquivos.
É isso aí. E lembrem-se: mamilos são muito polêmicos.