Partição /home, dentro ou fora da raíz do Linux?

Iniciado por rjbgbo, 04 de Março de 2010, 11:40

tópico anterior - próximo tópico

Tota

A moderação do forum solicita que ataques pessoais sejam suspensos.

A partir da próxima mensagem, a continuarem hostilidades o tópico será trancado.

Outras penalidades, além do trancamento, poderão ser aplicadas pelos administradores a usuários mais exaltados.

Regras

Da concordância com as regras

1. Este forum é um espaço de debate e troca de opiniões, regido por um conjunto de regras elementares ao normal funcionamento deste mesmo espaço. Desse modo, é obrigatório ler as regras antes de participar e/ou sempre que surjam dúvidas sobre o que postar e como fazê-lo. A participação neste fórum pressupõe que o utilizador leu, e concordou, com as regras do mesmo.
1.1. Estas regras são aplicáveis em todo o fórum e suas funcionalidades, incluindo as Mensagens Privadas.
1.2. Se não concordar com estas condições de utilização/regras ou as mesmas lhe parecem abusivas, por favor, abstenha-se de utilizar este fórum.

Das violações de uso

11. Das ações que violem estas regras podem acarretar: trancamento do tópico, mudança de seção e exclusão. Aos usuários, dependendo da gravidade caberão advertências, banimento temporário e banimento total, sem prejuízo a ações na esfera judicial quando necessário.

Da ação dos administradores e moderadores

12. Cabe aos administradores e moderadores zelarem pelos princípios acima expostos, podendo utilizar das penalidades de advertência, moderação e banimento, caso julguem necessário. Este conjunto de regras tenta ser o mais abrangente possível de forma a prever as situações mais comuns. No entanto, é impossível antecipar o imprevisível pelo que a administração e moderação do fórum serão soberanas sobre todas as medidas a tomar com vista ao bom funcionamento do fórum.

galactus

Eu quase sempre deixo o /home dentro da partição raiz mesmo! Isso porque eu tenho vários discos na máquina de casa, então o meu /home serve apenas para ter dados temporariamente, logo passo os dados para outros discos.

Depois que passei a usar Nobreaks nunca mais tive problemas com as malditas quedas de energia, seus dados e a saúde do seu HD agradecem!

Sempre preferi instalações limpas em qualquer sistema operacional. Mas concordo que ter a /home separada é uma grande vantagem em vários aspectos.

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

luiscarlos

Ao invés de criar uma partição /home mantenho ela dentro da partição raiz e crio uma partição livre pra arquivos comuns pessoais, quando reinstalo o sistema prefiro não aproveitar nada então não vejo vantagem em te-la separada já que não faço upgrades mas posso reconsiderar, com a nova versão 12.04 que terá 5 anos de suporte.
Quando instalo o Ubuntu pra outras pessoas eu costumo deixar a /home separada porque sei que logo serei chamado pra reinstalar o sistema.  ;D

[]'s

Supermouse

Citação de: eaxgrande online 24 de Outubro de 2011, 22:49
Se com extrema dificuldade consegui entender parcialmente graças a um esforço extremo dos meus dois "tico e teco"...

Então...

mamilos são polêmicos = esse assunto não é polêmico

esse assunto não é polêmico = esse assunto não é importante

esse assunto não é importante = falar disso é perda de tempo

falar disso é perda de tempo = aprender ubuntu é perda de tempo (talvez você ache que seja coisa pra tolos...)

aprender ubuntu é perda de tempo = sorte de você que nasceu sabendo e pode nos ensinar de forma tão escarninha.

Apesar de concordar integralmente com suas explicações técnicas sobre o assunto, me sentí como se estivesse sendo confundido com alguma criança.

Deixe de ser moleque cara. Você está me ofendendo.

Gosta de ser tratado assim?

Por que diabos você acha que todo mundo tem que estar apto a entender esse seu senso de humor duvidoso?

Responda

Tico e Teco não funcionaram bem então.

Veja bem, o assunto não é polêmico porque não é causa de discussões acaloradas e nem de controvérsias, ao contrário das brigas que já aconteceram por conta dos velhos Gnome X KDE, Gnome 3 X Gnome 2, Gnome 3 X Unity, Windows X Linux, etc. Com exceção de sua pessoa, ninguém se exaltou na discussão, o que com certeza já teria acontecido em alguma discussão dos assuntos polêmicos acima.

E, apesar de eu ter dito que esse assunto não era polêmico, em nenhum momento eu afirmei que era perda de tempo, caso contrário não teria dedicado um post a ele. Pode apostar que quando o assunto é perda de tempo, eu nem me estresso postando no fórum, e se eu achasse que Ubuntu é perda de tempo eu não estaria aqui.

O vídeo foi uma piada com a parte da "polêmica", não tinha relação alguma com a minha postura e meus argumentos em relação ao assunto em questão, e não tinha nenhuma intenção de ofender ninguém. Não vejo como posso ter ensinado de forma escarninha, já que, na parte em que postei minha posição e meus argumentos, usei meramente argumentos técnicos, que eu não consigo escrever de outra forma sem que pareça que eu estou mastigando demais o que eu falo, e, se eu tivesse feito isso, aí sim pareceria que eu estaria tratando os demais como crianças e os desrespeitando. Aliás, não vejo nem isso como um "ensino", uma vez que eu só defendi minha posição, inclusive fazendo a ressalva no caso em que minha posição está errada, e outras pessoas mostraram casos em que a posição delas é bastante válida para o tipo de uso que elas fazem, em resumo, eu não estou em posição de ensinar ninguém, muito menos nesse tipo de coisa.

Ninguém precisa estar apto a entender meu senso de humor para entender o que eu estou querendo dizer em meus posts, basta ter maturidade para, caso não tenha gostado/não tenha entendido o humor, ignorá-lo, e ler só a parte da mensagem que interessa.

Abraços
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

eaxgrande

Supermouse,

O colega que iniciou o tópico usou o termo "polêmica" apenas por simples escolha de palavras. Acredito que nem mesmo ele (meu camarada rjbgbo) tenha tido a intenção de dizer que este assunto era realmente polêmico.

Posso estar enganado, mas tive a impressão que ele usou a palavra por usar... Só isso.

O que me irritou inicialmente foi você desviar tanto a atenção que estava sendo dada a um tópico, digamos, não polêmico, mas sério (pelo menos pra mim - e muito, pois quero aprender inclusive como configurar esses arquivos da /home), com aquela lambança dos "mamilos".

No entanto, contudo, tooodavia, (já que falar assim não é ser escarninho, não é mesmo?) fui surpreendido com o exemplo de civilidade dos posts seguintes. Mesmo o rjbgbo que usou o termo "polêmica" parece não ter se importado...

Tanto, que continuou contribuindo com informações, assim como outros também... E o andamento do tópico parece que continuou seguindo como se nada tivesse acontecido...

Vendo todo esse contexto então, está parecendo que meus dois "tico e teco" estão precisando de manutenção...

Tenho sim, coragem e maturidade, pra dizer o que penso, pra comprar minhas brigas, fazer meus inimigos, mas também pra reconhecer quando estou errado e pedir desculpas. Sou adulto suficiente pra isso.

Sendo assim, Supermouse, faço público meu pedido de desculpas.

Tive um comportamento agressivo que condeno nos outros.

Prezo muito esse fórum e tenho grande respeito por alguns aqui, pra começar a desrespeitar regras que aceito incondicionalmente. (Regra nº VI, entre outras)

Acho o assunto do tópico muito interessante e quero continuar participando, aprendendo e contribuindo. Isso sim é importante. Mamilos não são importantes.

Mas, se serve ao menos para contribuir na qualidade da nossa comunicação aqui, sugiro (humildemente, inclusive) que você tente se antecipar às possíveis consequências de seus posts "engraçados", pelos motivos óbvios.

CitarE, apesar de eu ter dito que esse assunto não era polêmico, em nenhum momento eu afirmei que era perda de tempo, caso contrário não teria dedicado um post a ele. Pode apostar que quando o assunto é perda de tempo, eu nem me estresso postando no fórum, e se eu achasse que Ubuntu é perda de tempo eu não estaria aqui.

Acredito em você.

Vamos continuar com o que interessa?

Abraços!

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

jkmsjq

Off Topic

@ Supermouse e eaxgrande

Parabenizo a ambos por terem resolvido tão civilizadamente esse "impasse" que ora se originou...! Sinal de maturidade e como usuário do fórum desejo a ambos que o que ocorreu aqui nesse post não possa se tornar um entrave entre vocês...!

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

garfo

Eu uso o padrão, que é a pasta /home na pasta raiz /

Nada de partições (Só a pasta raiz e o espaço do swap).

Até hoje nenhum problema.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

eaxgrande

Gostaria de saber o seguinte:

Para computadores em rede, é possível instalar uma /home em um servidor com as subpastas de cada usuário e outra /home local (HD da máquina)?

Um único SO pode ter mais de uma /home na raiz "/"?

E se pode, é possivel que elas estejam fisicamente, em locais absolutamente diferentes?

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Supermouse

Não sei se eu entendi a pergunta, mas, se é do jeito que eu entendi, não creio ser possível.

Se você já tiver uma pasta /home, e tiver uma outra pasta home na rede, que você quer deixar mapeada no mesmo caminho /home, com certeza vai haver confusão, do tipo "quando for criada uma nova pasta dentro de /home, os sistema vai criar no disco local, ou no disco da rede?". É mais ou menos como se você tivesse um sistema Windows, e tivesse o drive local E:, e conseguisse, por alguma mágica, mapear uma unidade de rede para esse mesmo caminho.

Nesse caso, acho que o ideal é criar as pastas de cada usuário separadamente no servidor (ou mesmo dentro de uma /home no servidor), deixar uma /home dentro da máquina e apontar só a pasta do usuário pra dentro da home. O sistema da minha universidade é assim, e os vínculos são criados ao logar, mas eu não sei como é o procedimento pra fazer isso, nunca estudei essa parte muito a fundo, até por não ter como testar depois.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

eaxgrande

Olá, Supermouse

Sim, minha dúvida é essa mesmo.

CitarNesse caso, acho que o ideal é criar as pastas de cada usuário separadamente no servidor (ou mesmo dentro de uma /home no servidor), deixar uma /home dentro da máquina e apontar só a pasta do usuário pra dentro da home

Estou deduzindo de sua explicação, que seria possível existir dentro da "/" , duas "/home", vistas como qualquer outra pasta do sistema, desde que nomeadas de forma ligeiramente diferentes. Exemplo: "/home", para a home da rede e "/home1" ou "/homeuser" para a home localizada no HD. É isso mesmo?

Se é isso, então quer dizer que pode-se criar mais pastas dentro da estrutura de arquivos do Ubuntu indiscriminadamente? E não dá problema?

Citar(...)deixar mapeada no mesmo caminho /home

Citar(...)apontar só a pasta do usuário pra dentro da home

Deixar a " /home" mapeada?  Apontar?  Que interessante!

Nossa, como é isso?

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Supermouse

Na verdade, não é isso que eu quis dizer

O que eu quis dizer é o seguinte:

você tem a pasta /home na sua máquina, ok?

Dentro da pasta /home você vai ter as pastas dos usuários, ok?

Mais ou menos assim: /home/Supermouse
                              /home/outro_usuario
                              /home/whatever

O que você vai fazer não é criar outra /home no servidor remoto, porque essa /home provavelmente (não tenho certeza, mas vamos garantir) vai conflitar com a /home que já faz parte da árvore de diretórios padrão do Linux. Então, o que vamos fazer é criar a pasta Supermouse, dentro do servidor, e linkar ela com a pasta Supermouse dentro da /home do seu sistema. O "linkar" que eu digo, na verdade possui o termo técnico "montar". Nós vamos montar a pasta no servidor remoto dentro da /home do seu sistema.

Para fazer isso usamos o fstab (o caminho do arquivo é /etc/fstab). Vamos supôr que o servidor remoto onde temos a pasta do usuário esteja usando o IP 10.1.1.3:

# cat /etc/fstab
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system>           <mount point>   <type>        <options>       <dump>  <pass>
proc                      /proc            proc         defaults        0       0
/dev/hdd2                 /                reiserfs     notail          0       1
/dev/hdd1                 none             swap         sw              0       0
/dev/hdc                  /media/cdrom0    udf,iso9660  user,noauto     0       0
10.3.131.3:/Supermouse    /home/Supermouse            nfs          defaults        0       0
#

Dessa forma, tudo o que for escrito em /home/Supermouse, na verdade vai ser escrito na pasta Supermouse do servidor.

Não tenho certeza se fazer a mesma coisa diretamente com a /home vai interferir com o sistema, pode ser que não, pode ser que seja simplesmente a mesma coisa que deixar a /home em uma partição separada, mas eu não tenho como testar, então não posso dizer com certeza.

Mas a base é essa.

Leonardo C

Sempre criei a home separada pois lia que era sempre melhor. Mas das ultimas vezes nem me importei por 2 motivos:

1. Meus arquivos importantes sempre ficam em um hd externo.
2. Nada garante que quando eu reinstalar um novo sistema na / minhas configurações não vão conflitar com novas versões e coisa do tipo,  o que por experiencia própria é bem normal acontecer.

Fora que não gasto nem 1h após uma instalação limpinha pra deixar tudo exatamente como gosto, alias já até criei um passo a passo. hehe
Proximo passo é fazer um script pra isso.  :D

eaxgrande

Prezado Supermouse,

Desculpe a demora em responder.

8000 usuários de internet via rádio em minha cidade, entre empresas, escolas, lan houses, etc, e eu entre elas, estamos com um sério problema com nosso provedor.

O cara foi preso!

A polícia federal foi lá e travou tudo. Parece que ele não tinha licença da Anatel e estava sonegando impostos.

Não temos qualquer notícias de como vai ficar nossa situação. Por esses dias, meu acesso ao fórum está
sendo seriamente prejudicado.

No momento estou acessando do meu trabalho.

Bom, entendí suas explicações. Justamente por esses dias eu estava aprendendo sobre o fstab. Agora aprendí mais uma... Não sabia da possibilidade de usar o fstab dessa forma.

Agradeço pela gentileza com relação às explicações e ao seu exemplo de fstab.

Um grande abraço!

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Supermouse

Hahahaha...

Na minha cidade eu trabalhava com internet a rádio (eu administrava toda a rede), e sabe aquela história, de que quem trabalha em fábrica de linguiça depois nunca quer comer, nem ver perto? Mais ou menos a mesma coisa. Depois que a gente sabe como é feito, não tem nem vontade de usar.

Enfim

Como o assunto atiçou minha curiosidade, porque eu nunca testei isso, e, apesar de conviver com algo parecido todos os dias na minha faculdade (lá a gente pode logar em qualquer máquina com nosso usuário e senha, e ela "puxa" nossa home direto - só que lá o sistema é mais ninja, pois ela faz a mesma coisa com o Windows), eu não tinha idéia de como funcionava, eu dei uma pesquisada, e também perguntei pro pessoal da lista de discussão do Debian, e percebi que o esquema da home não é simples assim:

Veja bem, os sistemas Unix-like (Unix, Linux, FreeBSD e até o MacOS) possuem duas coisas chamadas User ID (UID) e Group ID (GID). Eles são números que identificam o usuário e o(s) grupo(s) a que ele pertence. Para uma pasta /home em um servidor remoto funcionar montada na máquina local, precisamos mexer no UID e no GID dos usuários, e deixá-los iguais na máquina remota e na máquina local (mesmo que o usuário tenha o mesmo nome em ambas máquinas, o UID dele será diferente). Isso, além de ser muito trabalhoso, caso se tenha muitas máquinas, é uma gambiarra.

O canal então, que o pessoal me indicou, é o LDAP. O LDAP é um sistema parecido com o Active Directory do Windows, você cria uma espécie de domínio, configura as máquinas e um servidor com LDAP, e todos os usuários ficam dentro dele.

Sobre o LDAP: http://pt.wikipedia.org/wiki/LDAP

OpenLDAP (implementação open source do protocolo LDAP): http://www.openldap.org/

E agora, pra facilitar sua vida:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Implementando-servidor-LDAP-no-Ubuntu

É de 2007, mas acho que não deve mudar muita coisa pra hoje em dia.

E, pra configurar as máquinas com Ubuntu para autenticarem no domínio do LDAP e montarem os diretórios /home automaticamente, tem outro tutorial, também um pouco antigo, mas acho que deve funcionar pra hoje em dia:

http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/index.php/Configurando_o_Ubuntu_para_autenticar_na_base_LDAP_e_montar_diret%C3%B3rios_via_pam_mount

Vê se bomba.