Autor Tópico: Instalar ubuntu 9.10  (Lida 6794 vezes)

Offline HighlanderJp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Instalar ubuntu 9.10
« Online: 28 de Fevereiro de 2010, 23:05 »
Olá.
Pesquisei e não encontrei nada que pudesse me dar uma luz. Sou totalmente leigo em linux, e por sugestão de um conhecido resolvi experimentar o ubuntu. Tenho o Xp instalado na máquina e num HD de 160, redimencionei ele e ficou 50GB pro XP, C:\  e o resto 100GB aproximadamente  D:\  Estou querendo instalar o ubuntu na partição D:\ e dar dual boot, tenho uns arquivos que usava antes no xp nessa partição  D:\ e quero manter, como faço pra instalar o ubuntu? Tenho tbm, um HD de 500 que passei uns arquivos, "filmes pra liberar espaço pra aumentar o disco C, e poder instalar o ubuntu no D:.
Comecei instalar, mas desisti na hora que apareceu as partições, fiquei com medo de fazer bobagem, ou acabar instalando em lugar errado. a configuração é a seguinte: Disco C:, Disco D: (SATA), Disco E: HD ide, de arquivos, e um SATA de 500 dividido em dois G: e H: Peço ajuda pra instalar na partição D:, tenho umas pastas nessa partição e não fiz nada, é muito difícil saber o que fazer, desde já obrigado

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalar ubuntu 9.10
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 23:13 »
como instalar o karmic Koala
http://andregondim.eti.br/?p=1127

use a opção avançado;;;depois escolha a partição que deseja instalar...escolha usar partição com ext4... marque formatar...ponto de montagem.../

facin-facin

Offline HighlanderJp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu 9.10
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 23:48 »
Obrigado,  devo fazer isso antes com o GParted, ou na hora que instalar mesmo, desculpe, mas tive que formatar o pc na sexta feira e deu um trabalho pra botar a máquina de pé, por isso o "medo" de fazer algo errado, estou querendo me aprofundar  no ubuntu e deixar o rwindows, mais pra fazer coisas que não der pra fazer direito com o ubuntu, tipo office da microsoft, tenho o open office, mas tem coisas que só o office dá pra fazer,  mas o resto eu quero usar com o ubuntu, gimp, scribus, inkscape. nessa página tem uma imagem que diz instalar lado a lado , é certo isso mesmo pra ficar do jeito que quero? windows em C: e ubuntu em D:? obrigado de novo, desculpe,, mas é que sou cabaço mesmo com linux, e o rwindows, é mais cômodo, vc instala ele e só vai atualizando de vez em quando, sem se preocupar com outras coisas, por isso estou perdido.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalar ubuntu 9.10
« Resposta #3 Online: 01 de MAR?O de 2010, 08:18 »
HighlanderJp, o link indicado pelo clodoaldops é bem legal.
Vc tem várias partições no hd, o linux essas partições de sda

Vc fez certo em abrir um espaço no teu hd master p/ o Ubuntu, e é ali que vc vai instalar na parte de 100gb, assim:
30gb p/ o Ubuntu c/ formatação ext4
1gb p/ o swap
O que sobrar fica p/ a partição /home (uma espécie de meus documentos).

Obs: Bom o que sobrar é que tô achando exagerado, se der p/ vc arrumar, de repente deixe mais espaço p/ o teu windows. Dá uma olhada no meu hardware na minha assinatura, eu tenho um hd de 160gb

Sobre teu outro hd, vc vai ter que montar, vou procurar uma documentação p/ indicar.

Vc já testou o livecd do ubuntu, viu se seu pc foi reconhecido?
Outra coisa, qdo vc for instalar, conforme vc quer em dual-boot, na parte da formatação / partição vc tem que prestar atenção e seguir pela manual, conforme indica o link, e procurar pela partição dimensionada que vc quer instalar.
Até te sugiro, se vc tiver acostumado a redimensionar partição c/ outro programa, use ao gparted, apesar desse ser bem fácil.
Qto ao teu hd de 500gb, presta atenção em ñ jogar a instalação nele.

Por fim, sugiro, ler as apostilas também na minha assinatura.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline HighlanderJp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu 9.10
« Resposta #4 Online: 02 de MAR?O de 2010, 01:40 »
O problema continua, e não acho uma solução pacífica! Ao tentar instalar o ubuntu, ele parece que está "carente" pois tem a opção instalar lado a lado, que na minha "ignorância acredito que seja rodando junto com o windows, o que não me interessa, ou  "Separação litigiosa" apagar e usar o disco inteiro, a terceira opção especificar particionamento, é muito complicada de fazer e não está dando certo, imprimi as sequẽncias de instalação do André Godinho,   no link indicado pelo Clodoaldops, mas na hora  do passo 5 de 7 é muito difícil pq tem
/dev/sda1      swap                      1003MB       desconhecido
/dev/sda2      ext4      /boot           197MB       desconhecido
/dev/sda3      ext4     /                 3002MB       desconhecido
dev/sda4       ext4     /home        4384MB       desconhecido

A questão é: como essas especificações foram parar aí, o tutorial é falho nessa parte pois não diz como chegar nisso. E para quem é leigo no assunto é complicado.
Fiz a parte     "ext4" só e dei avançar e diz que falta  a raiz ou coisa assim. nunca pensei que fosse tão embaçado instalar esse ubuntu pelo jeito isso é para profissionais, não para usuários comuns ainda mais quando desconhecem esses comandos complicados, o Rwindows pelo menos é só colocar o CD e ir seguindo, ele formata se precisar e instala sem complicar a vida do usuário, é só ir seguindo as insttruções.
Se alguém entendido no assunto puder me dar um help agradeceria.
Tenho um HD de 160GB  dividido em C:\ 73GB e D:\86Gb, na partição C:\ tenho o Rwindows e a D:\ está livre para colocar o ubuntu, "se ele quiser é claro" só que está complicado, instalar ele, se não conseguir ajuda vou desistir dele e ficar só com o rwindows mesmo, pq estou rodando ele no Live CD e é limitado fazer as coisas se não der pra instalar e fazer dual boot com ele separado do windows, vou ser obrigado a abandonar mesmo.
 Antes que alguém diga algo, vou enfatizando novamente, sou leigo, em informática, meus conhecimentos se limitam a instalar programas no windows quando quero ou preciso, e formatar ele quando necessário, de momento queria instalar o ubuntu e usar e com o tempo ir aprendendo mais com o sistema como tempo. Acho que é só obrigado, e no aguardo  de uma solução.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Instalar ubuntu 9.10
« Resposta #5 Online: 02 de MAR?O de 2010, 06:32 »
Citação de: HighlanderJp
Fiz a parte     "ext4" só e dei avançar e diz que falta  a raiz ou coisa assim. nunca pensei que fosse tão embaçado instalar esse ubuntu pelo jeito isso é para profissionais, não para usuários comuns ainda mais quando desconhecem esses comandos complicados, o Rwindows pelo menos é só colocar o CD e ir seguindo, ele formata se precisar e instala sem complicar a vida do usuário, é só ir seguindo as insttruções.
Usar o termo rwindows em alusão a "ruwindows" não é legal e é pejorativo, afinal se fosse tão ruim você não usaria. E a instalação normal do Ubuntu é colocar o cd, escolher a opção de usar todo HD e instalar, mas já que você escolheu a opção avançada deveria ser um usuário avançado não?

Citação de: HighlanderJp
Se alguém entendido no assunto puder me dar um help agradeceria.
Tenho um HD de 160GB  dividido em C:\ 73GB e D:\86Gb, na partição C:\ tenho o Rwindows e a D:\ está livre para colocar o ubuntu, "se ele quiser é claro" só que está complicado, instalar ele, se não conseguir ajuda vou desistir dele e ficar só com o rwindows mesmo, pq estou rodando ele no Live CD e é limitado fazer as coisas se não der pra instalar e fazer dual boot com ele separado do windows, vou ser obrigado a abandonar mesmo.
O sistema é simples:
1 - Escolha uma partição
2 - Vá na opção editar e coloque-a como ext4, marque o quadrado de formatar e uma / no espaço Ponto de montagem
3 - Prossiga com a instalação

Citação de: HighlanderJp
Antes que alguém diga algo, vou enfatizando novamente, sou leigo, em informática, meus conhecimentos se limitam a instalar programas no windows quando quero ou preciso, e formatar ele quando necessário, de momento queria instalar o ubuntu e usar e com o tempo ir aprendendo mais com o sistema como tempo. Acho que é só obrigado, e no aguardo  de uma solução.
Leigo sou eu que coloquei o Ubuntu e mandei instalar normalmente, você deve ter algum conhecimento de informatica para modificar o computador colocando varios HDs, fazer varias partições que devem servir para algo que desconheço e encarar uma opção marcada com "avançado" sem nem pestanejar.

Mas minha sugestão é mais simples ainda: Compre um HD novo e instale Ubuntu nele.
« Última modificação: 05 de MAR?O de 2010, 19:51 por Falco90 »

Offline HighlanderJp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu 9.10
« Resposta #6 Online: 02 de MAR?O de 2010, 08:20 »
Ao amigo Falco90, desculpe pelo termo pejorativo. não usarei mais. Eu segui a instrução  do amigo Clodoaldops, pq quero poder usar o Windows tbm, e na página que ele indicou diz que é possível instalar o ubuntu separado do windows, pois se instalar lado a lado o windows pode ficar lento.
 E tbm pq o open office tem recursos parecidos com o office da microsoft, mas o Broffice  usando o writer, mesmo salvando o arquivo no sistema dele mudou totalmente, não reconhecendo as configurações de um arquivo que fiz no word, e alguns recursos são meio confusos de mexer, e segundo comentários, usar o word com wine no ubuntu, acho que é esse o nome, não dá muito certo, então melhor usar o office no windows mesmo, e o writer quando ele for suficiente para isso.
Além do que, não dá para migrar assim de uma hora para outra sem ter garantia de que vai funcionar tudo "redondo" sem transtornos e tendo que aprender e se acostumar com o ubuntu. Por indicação de um conhecido resolvi experimentar o ubuntu. Fiquei animado a usar ele pois parece prático, pois já vem com alguns recursos instalados, coisa que no windows vc tem que comprar e instalar, tipo o nero para gravar "ISO"
Bom, o negócio de particionar Hd é pq o windows às vezes fica ruim ou é atacado e só resta "formatar" apagar tudo e instalar de novo, e nem sempre vc consegue salvar arquivos e pastas importantes, antes de fazer isso.
Certa vez perdi fotos que tinha passado pro PC e perdi tudo pq não consegui mais acesso a pasta, então para isso me ensinaram a fazer partição do HD para deixar o windows num HD e as pastas no mesmo HD, mas em separado, sendo que o windows se der pau vc formata a partição dele, e os arquivos importantes ficam a salvo na outra partição. O fato de usar a opção avançada sem  ser usuário avançado, se deve ao fato da indicação do amigo Clodoaldops, para fazer a instalação do ubuntu separada do windows, do jeito que quero, pois não quero que ele perca desempenho, e tbm, pq pelo pouco que entendi, se instalar separado posso acessar algumas pastas que estão no windows, tipo imagens entre outras e se instalar lado a lado não, e se tem a opção de instalar separado, pq não?  Agora que vc colocou a sequência de escolher a partição, editar, ext4, quadrado formatar e uma /  "barra" no espaço ponto de montagem, vou tentar novamente e ver se consigo fazendo dessa maneira. obrigado

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Instalar ubuntu 9.10
« Resposta #7 Online: 02 de MAR?O de 2010, 10:55 »
Agora que vc colocou a sequência de escolher a partição, editar, ext4, quadrado formatar e uma /  "barra" no espaço ponto de montagem, vou tentar novamente e ver se consigo fazendo dessa maneira. obrigado
Isso é o básico para o sistema funcionar, mas o melhor é dividir essa em 3 partições e fazer algo como o rjbgbo sugeriu:
Partição / - 30gb para o Ubuntu
Partição swap - 1gb
O que sobrar para a partição /home

Caso você queira saber o porque:
/ - É onde o Ubuntu vai ser instalado
/home - É onde ficam seus documentos, vídeos, arquivos etc...
swap - Não sei, mas é algo bom :P
« Última modificação: 02 de MAR?O de 2010, 10:57 por Falco90 »

Offline HighlanderJp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu 9.10
« Resposta #8 Online: 02 de MAR?O de 2010, 12:04 »
Falco90, quase chegando lá mas tropeçando ainda, pq usando windows é praticamente next... next e então surgiu outro "entrave" depois de seguir a sequencia de editar, ext4, formatar e o ponto de montagem / cliquei em avançar e eis que me sai a mensagem sobre o swap pedindo para voltar e corrigir isso ou avançar assim mesmo, então parei novamente pois ao voltar, não saiu uma opção,  no windows quando instala um programa ou mesmo na instalação dele,  vc volta e tem a opção que vc não " marcou" ou para conferir mesmo e seleciona que prossegue a instalação.  
O seu esclarecimento sobre o pq já me ajudou um pouco mais, mas novamente um muro intransponível para mim,  como criar essa partição /home? mistério... a partição "swap" pelo que ví é para "ajudar" quando se tem pouca memória Ram disponível no computador, mas tbm não sei como colocar ela, o windows não te dá essas opções de partição swap, /home, fica tudo junto, se formatar perde tudo, mas pelo menos não te "joga um abacaxi" desses na hora de instalar rsrs.  Nunca reparei, mas acho que vc só não instala o windows na máquina se faltar o serial  e vc não tiver um que seja "vacinado"  para dispensar isso.  Mas obrigado e vamos cambaleando até conseguir "andar" com esse ubuntu, espero poder instalar ele em breve com mais umas dicas de como fazer isso. obrigado, Tenho procurado e achei um tutorial, mas não atende o meu caso pois manda  reduzir a partição do windows e com esse Hd de 160 praticamente dividido em dois pq  teria que reduzir se tem espaço de sobra numa partição que estou reservando para ele. caso alguém que entenda quiser dar uma olhada o tutorial está na página http://ubuntued.info/como-instalar-ubuntu-karmic-koala-9-10 eu olhei mas como só mostra as partições feitas, mas não como se chega nelas não tenho como aplicar pois fala em nova partição pois foi reduzido o windows e meu caso é diferente então fiquei sem saber o processo
« Última modificação: 02 de MAR?O de 2010, 12:08 por HighlanderJp »

Offline HighlanderJp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu 9.10
« Resposta #9 Online: 02 de MAR?O de 2010, 16:31 »
Como a vida é ingrata... rsrs depois de "quebrar a cabeça consegui instalar o Ubuntu, Fiquei esperando ele finalizar a instalação, que segundo dizem seria de uns dez minutos, e ele na barra de progresso chegou a 100% e nada de me mandar escolher instalar o GRUB, como achei estranho a demora, desliguei o Pc e reiniciei .... Que maravilha saiu a famosa tela pra mim escolher entre ubuntu, no topo e em último lugar o "Veterano" XP Vamos de ubuntu, e eis que em cima sai um aviso  de um circulo com uma faixa branca, passo o mouse sobre ele e me manda dar uns comandos com a algo tipo desktop,  coloco e depois coloco o nome e a senha   e depois de um chá de cadeira aparece gerenciador de atualização, depois de uma espera, clico e me diz pra baixar as atualizações aceito e atualiza, depois quando termina diz pra reiniciar, e o que acontece? a "tela negra" do windows? deixo mais um tempão e nada, nem um som nada nem sinal de vida, desligo pelo  botão e reinicio, e para me deixar mais feliz um pouco, depois de colocar nome e senha aparece uma tela laranja e nada mais do que a seta do mouse, mais um tempo de espera e a mesma coisa nem um movimento, desligo e reinicio  "modo segurança" acho que é e mando reparar bad alguma coisa ele faz as coisas depois de pedir nome e senha e mais uma vez nada, nem um suspiro.
A questão agora é:  Tem jeito para o nosso amigo ubuntu ou ele partiu dessa para melhor?

É rir para não chorar  rsrsrs.
 Desse jeito vou me apaixonar pelo ubuntu.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Instalar ubuntu 9.10
« Resposta #10 Online: 02 de MAR?O de 2010, 17:25 »
Não detalhei mais porque achei que era intuitivo pelo fato de ambas as opções estarem no menu para seleção, mas já que você tem essa duvida vamos lá:

« Última modificação: 02 de MAR?O de 2010, 17:29 por Falco90 »

Offline HighlanderJp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu 9.10
« Resposta #11 Online: 03 de MAR?O de 2010, 04:42 »
Obrigado por disponibilizar as imagens, Falco90, mas como disse acima, instalei o ubuntu, só que ele parece estar "magoado" comigo e depois de me dar uma tela negra, agora ele dá uma "tela quente" laranja e fica uma eternidade quietinho, acho que deve estar com problema, pois se ele estiver atualizando algo, problema de conexão não deve ser pq tenho conexão de fibra ótica, bem rápida e antes disso baixei umas atualizações e só depois de reiniciar é que bichou e estou usando na boa com o windows disponibilizei umas imagens do que já tentei e mesmo assim persiste o problema.
Tentando recuperar, sem sucesso   http://img64.imageshack.us/img64/7761/p3030122.jpg
Quando aperto o botão para desligar no gabinete http://img9.imageshack.us/img9/1475/p3030141.jpg  
Como ficou particionado http://img169.imageshack.us/img169/810/p3030117.jpg Sda1 é onde está o windows xp e o resto para o linux
Desculpem, mas não consegui colocar as miniaturas aqui então foi de link direto.
 Será que vou ter que formatar de novo e reinstalar? ou tem salvação?
Antes de instalar fiz a checagem de erro do disco e deu ok, agora depois de tudo fiz o md5 do arquivo baixado check e confere, só não testei o disco pq não sei como fazer o md5 de um CD, tentei e não deu nadaao abri o CD do ubuntu, tem a pasta md5 mas ao abrir a pasta sai uma porrada de numero que não se parece com o numero gerado pelo md5 e conferido com o disponível na net
« Última modificação: 03 de MAR?O de 2010, 04:49 por HighlanderJp »

Offline Pmoi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu 9.10
« Resposta #12 Online: 05 de MAR?O de 2010, 16:55 »
Olá,

Sou novo em Linux e começei por instalar o Instalar ubuntu 9.10 numa Pendrive que está a funcionar lindamente no meu computador.
Estou de tal maneira encantado, que pensei passar a usar esta Pendrive nos vários computadores(5) (2 em casa e 3 no trabalho) com os quais constumo trabalhar.

A Pendrive funciona:
Sem problema (funciona placa video, som, rede, net) nos 2 computadores (portáteis) de casa;
Também sem problemas num PC Desktop do trabalho;
Com a configuração de Video errada num dos PC Desktop do trabalho;
Não arranca no outro PC Desktop

Todos os computadores possuem boot por usb e todos correm a versão LiveCd sem problemas com VirtualBox.

Resumindo: O que eu pretendo é ter uma Pen com o ubuntu que funcione em qualquer PC. O que não quero é utilizar o virtualbox pois demora muito a fazer Boot (mais de 2 min.) e dá alguns erros a correr/instalar algum software.

Soluções:
Posso ter vários Boot's no Grub com “perfils” diferentes de Hardware que possa seleccionar consoante o PC que estou a utilizar ?
Existe alguma maneira de fazer a configuração da máquina automaticamente, sem demorar muito tempo ?
Existe outra alternativa ?

Obrigado pela ajuda :)

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Instalar ubuntu 9.10
« Resposta #13 Online: 05 de MAR?O de 2010, 17:56 »
Olá,

Sou novo em Linux e começei por instalar o Instalar ubuntu 9.10 numa Pendrive que está a funcionar lindamente no meu computador.
Estou de tal maneira encantado, que pensei passar a usar esta Pendrive nos vários computadores(5) (2 em casa e 3 no trabalho) com os quais constumo trabalhar.

A Pendrive funciona:
Sem problema (funciona placa video, som, rede, net) nos 2 computadores (portáteis) de casa;
Também sem problemas num PC Desktop do trabalho;
Com a configuração de Video errada num dos PC Desktop do trabalho;
Não arranca no outro PC Desktop

Todos os computadores possuem boot por usb e todos correm a versão LiveCd sem problemas com VirtualBox.

Resumindo: O que eu pretendo é ter uma Pen com o ubuntu que funcione em qualquer PC. O que não quero é utilizar o virtualbox pois demora muito a fazer Boot (mais de 2 min.) e dá alguns erros a correr/instalar algum software.

Soluções:
Posso ter vários Boot's no Grub com “perfils” diferentes de Hardware que possa seleccionar consoante o PC que estou a utilizar ?
Existe alguma maneira de fazer a configuração da máquina automaticamente, sem demorar muito tempo ?
Existe outra alternativa ?

Obrigado pela ajuda :)
Sugiro que você crie um tópico para que sua idéia tenha mais visibilidade.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu 9.10
« Resposta #14 Online: 05 de MAR?O de 2010, 18:43 »
Soluções:
Posso ter vários Boot's no Grub com “perfils” diferentes de Hardware que possa seleccionar consoante o PC que estou a utilizar ?
Existe alguma maneira de fazer a configuração da máquina automaticamente, sem demorar muito tempo ?
Existe outra alternativa ?

P.: Posso ter vários Boot's no Grub com “perfils” diferentes de Hardware que possa seleccionar consoante o PC que estou a utilizar ?

R.: Sim, isto é possivel. pode-se editar o Grub e se criar as configurações à semelhança do que se faz em dual boot ( por ex. Ubuntu + Windows )

P.:Existe alguma maneira de fazer a configuração da máquina automaticamente, sem demorar muito tempo ?

R.: Não, salvo se forem opções de boot ou seja os famosos argumentos de instalação. ( por exemplo: ao receber a tela de opções do Pendrive digitar linux=vga para inicializar em modo padrão de video )

P.:Existe outra alternativa ?

R.: ( milhares delas, desde um pendrive para cada maquina, ou dual boot em todas, ou só Ubuntu em todas, ou o que a criatividade permitir ) Isto é voce que tem que decidir.

[],s