Normalmente os 'reclamadores do Ubuntu' são de três tipos:
1- Usuários que vem do Windows;
2- Usuários de versões anteriores e;
3- Usuários de outras distribuições.
Os do Windows é até compreensível, são aqueles que normalmente falam "si eu num conxertá ixu eu vô voltar pru uíndous", é o típico usuário PS (não vou dizer o que é, mas quem lê os meus tópicos já sabem o que é, hehehehe...).
Os usuários que reclamam das versões mais novas, também é compreensível. Muitas vezes alguns recursos e programas que funcionavam na versão anterior podem não funcionar mais nas novas versões. Programas são retirados dos repositórios ou mesmo a compatibilidade de determinadas bibliotecas. Só como exemplo, o driver TurboPrint 1.9x de impressoras como as da Canon série IP não funcionam no Ubuntu 9.10; aí vem um PS e pergunta "e pq não instala o nativo do Ubuntu?", simples, pq também não funciona, ué...
Já usuários de outras distribuições é meio complicado, tem gente que usa outras distros e acham que o Ubuntu deveria ter esse ou aquele recurso que facilitaria a vida assim ou assado. Não se pode querer tudo para poder agradar a todos, sem dizer que há máquinas por aí que são uma verdadeira cagada em se tratando da qualidade do hardware e o usuário quer que o sistema se comporte adequadamente nessas máquinas requengas. É o mesmo que colocar motor de Ferrari num fusca e querer que o veículo se comporte como a marca italiana...
Eu tenho que colocar a minha revolta quando vejo pessoas que depreciam o Ubuntu. O livre arbítrio é para todos, mas muitos usuários extrapolam fugindo totalmente do tópico apenas para colocarem as suas opiniões contra o Ubuntu. Apesar de ser novato neste sistema operacional, encontrei neste fórum pessoas dedicadas em aprender e ensinar. Se não gostam do Linux, que não participem deste fórum.