Autor Tópico: O Ubuntu 9.10 no Acer Aspire One  (Lida 4512 vezes)

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
O Ubuntu 9.10 no Acer Aspire One
« Online: 07 de MAR?O de 2010, 05:22 »
Acer Aspire One é um netbook de 10 polegadas, no Magazine Luiza eu paguei R$ 1.100 e o seu sistema é o XP com mais ou menos 140 gb de HD e 1 gb de RAM, ele cabe dentro de uma dessas pastas de elástico que a gente leva no banco e tem uma bateria que aguenta rodar um filme do tamanho do "Terror na Antartida", ou seja, entre duas e três horas.

Para instalar o Ubuntu, eu usei um leitor de DVD externo da IBM, é uma peça de museu, portanto a instalação do Ubuntu nesse Netbook demorou um bocado, isso sem falar da banda larga de 1 mega (o ideal é de 2 megas). Graças a Deus, eu tenho um roteador, pois eu não sei como configurar o Ubuntu para entrar na rede diretamente pelo modem ADSL. Outra coisa boa que eu gostei é que o Ubuntu não pediu nenhum driver restrito para poder conectar na rede sem fio.

Eu usei a dica do Nuno Nunes ( http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58376.0.html ) para concluir a configuração do Ubuntu, mas eu tive um problemão na hora de instalar os drivers restritos que dão suporte ao Ubuntu rodar um DVD qualquer. O leitor do DVD, o Ubuntu conseguiu montar, mas fazer o Reprodutor de Filmes funcionar é que foi o problema.

No XP, o Windows Media Player também reclamou que não dava para abrir o DVD. Assim peguei o meu backup e instalei o PowerDVD 8 que licenciei em 2005 bem como o AnyDVD.  O AnyDVD copia todo o DVD para o HD (isso parece besteira, mas o Vladimir só me aluga o DVD de lançamento só por um dia, é pouco tempo para eu assistir o filme).

Depois de quase um mês é que tomei coragem para saber como instalar os codecs de vídeo no Ubuntu, eu tentei a dica do Nuno Nunes, mas nada mudou. Navegando no Google, encontrei a seguinte dica: http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-karmic-koala-ubuntu-9-10 - basicamente as instruções são as seguintes:

Para instalar o repositório Medibuntu:

sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list \
--output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list &&
sudo apt-get -q update &&
sudo apt-get --yes -q --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring &&
sudo apt-get -q update


Para instalar todos os codecs:

sudo apt-get install audacious faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac gxine icedax id3v2 lame libdvdcss2 libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 libxine1-ffmpeg libxine1-plugins mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 nautilus-script-audio-convert regionset soundconverter sox totem-xine ubuntu-restricted-extras uudeview vlc vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unace-nonfree flashplugin-nonfree sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin w32codecs

O Reprodutor de Filmes conseguiu abrir o DVD, só que ele não me oferece a opção de escolher o áudio em português, eu não consigo entender nenhum filme se não ouvir a dublagem em português, quem oferece esse recurso é o VLC Player, só que ele não conseguiu abrir o DVD. Assim tentei "reinstalar" o VLC Player

sudo aptitude -y install vlc mplayer mozilla-mplayer

Mas isso não funcionou. Antes de desistir, eu reiniciei o Ubuntu, e o VLC conseguiu abrir o DVD numa boa. Mas o VLC me impressionou, ele não só roda o DVD bem como também roda a cópia do filme lá no XP através da opção abrir pasta, ele abre o navegador de arquivos, você seleciona o HD do XP, digita a senha de administrador, entra na pasta Documents And Settings > Frank K Hosaka > Tracing > Meus Documentos > Meus Vídeos > Terror na Antartida > Witheout > Vídeo_TS > Vários, e finalmente aqui você pressiona o botão abrir. Ou seja, o VLC é tão bom quanto o PowerDVD. Mês que vem eu conto se consegui encontrar um programa que emula o AnyDVD no ambiente Ubuntu.

Se eu pudesse escolher o melhor filme de 2009 para o Oscar, certamente escolheria "Me arraste até o inferno", é o filme de horror mais inteligente que eu já vi e lembra muito a minha experiência pessoal com o Ubuntu.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: O Ubuntu 9.10 no Acer Aspire One
« Resposta #1 Online: 07 de MAR?O de 2010, 10:46 »
Se eu tiver que escolher um filme (ou seriado) para comparar as minhas experiências com o Linux, no caso o Debian Lenny, acho que escolheria Smallville, pois tudo dá certo no final (hehehehehe...) mesmo que algumas vezes, no início, tenha algum problema. O mesmo posso dizer das pessoas as quais eu apresento o Ubuntu, algumas passam um certo aperto como no filme Poseidon, outras afundam como no Titanic mas a maioria se dá muito bem como nos filmes dos Três Patetas, heheheheh...

O aprendizado vai de cada um, o limite é a capacidade e paciência quem determinam se a pessoa vai se dar bem ou não no Linux.  ;D
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline sapomestre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 9.10 no Acer Aspire One
« Resposta #2 Online: 07 de MAR?O de 2010, 21:39 »
Pior é que cada um Faz o seu Caminho, o Meu foi bem menos tortuoso que o seu.

Ainda tenho Sérias duvidas.....mas vou aprendendo com o tempo.

Boa sorte com Ubuntu....