Jesus, Maria e José no Gedit

Iniciado por Frank K Hosaka, 20 de Fevereiro de 2010, 19:18

tópico anterior - próximo tópico

Frank K Hosaka

Olá, eu sou o famoso usuário amador e estou entrando no meu quarto mês, tentando instalar o Ubuntu 9.10 no meu netbook Accer Aspire One.
Hoje testei um aplicativo do Ubuntu chamado Gedit, é um editor de texto. Lá escrevi assim:

Jesus
Maria
José

e mandei num anexo dentro de um email a um amigo que tem um sistema que não é Ubuntu, e ele reclamou que o texto saiu tudo junto, assim

JesusMariaJosé

Alguém pode me ajudar, como faço para consertar o meu Gedit?

clcampos

O problema é a codificação diferente dos sistemas, assim use o OpenOffice quando quiser fazer isso, pois sairá certinho.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Felix

O problema não é com seu GEdit e nem com o programa que ele está utilizando para abrir o arquivo.txt.

É apenas que o Ubuntu por padrão usa codificação de caracteres UTF-8, enquanto que o Windows utiliza ISO-8859-1. Para mandar um arquivo que ele abra normalmente, abra o mesmo no Gedit e utilize o recurso de "Salvar como" no menu arquivo, na tela que abrir, quase no final você verá:

"Codificação de Caracteres" - onde provavelmente estará "Localidade atual (UTF-8), altere para Ocidental (ISO-8859-1) " (acho que é isso, não estou usando Ubuntu agora), salve seu arquivo e envie novamente.

Isso provavelmente resolverá o problema.

carlosaluisio

Tem casa coisa aqui no Forum, que as vezes dá até desanimo de entrar. PeloAmorDeDeus
Ubuntu Lucid é 10 !!!

abdo

Citação de: carlosaluisio online 20 de Fevereiro de 2010, 19:43
Tem casa coisa aqui no Forum, que as vezes dá até desanimo de entrar. PeloAmorDeDeus

pô carlosaluisio, nem todo mundo é safo ou fera em informatica.
obviamente quando eu quero mandar algo para alguem, 99% de possibilidade de ser usuário windows, eu faço no openoffice e salvo como.doc ou ainda mando em formato html