Usuário root sem permissão de gravação

Iniciado por L.I., 16 de Maio de 2006, 09:44

tópico anterior - próximo tópico

L.I.

dei uma pesquisada pelo fórum e não achei nenhum tópico em que eu me encaixasse bom aí vai.
estou tentando mudar as permissões da minha partição ntfs para que todos os users possam ler mas mesmo logado como root ao executar o chmod 777 /media/hda4
ela dá a mensagem de que é apenas leitura e não faz a modificação ja tentei mudar o fstab não sei se fiz certo mas de qualquer forma, teria alguma maneira da fazer isto mas simplificadamente e se alguem souber configurar o fstab corretamente poderia me dar um toque. :?:  :?:

valeu

Beer

Humm, estou com o mesmo problema so que a minha é fat32, nao libera escrita nem ferrando, vamos aguardar uma ajuda
Linux User #413416

Darcamo

Para que todos os usuários tenham permissão de leitura em uma partição vc tem que mudar o arquivo fstab para que a partição seja montada com permissão de leitura para todos os usuários. chmod não vai funcionar.

Acho que tem a ver com umask que vc coloca, mas não lembro qua valor usar (umask=xxx).
Dá uma procurada no forum sobre fstab.

Yarwinish

NTFS é um tipo de formatação exclusivo da microsoft. Não é possível gravar nela pelo Linux. Quer dizer ... até é possível, mas é um processo um pouco trabalhoso e muito sucetível a erros. Além disso eu não sei fazer. Mas daqui a pouco aparece alguém que saiba.

sLUGo

Primeiro desmontar as partições...

sudo umount /media/hd4

Depois mudar o fstab:

sudo gedit /etc/fstab

E adicionar umask=0222 onde tá defaults... Fica algo assim:

Citar/dev/hdb1       /media/hdb1     ntfs    umask=0222        0       0

De seguida, é só montar de novo...

sudo mount -a

Para ver mais opções do umask, é só visitar esse endereço: http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=2060#

Cumprimentos

sLUGo @ Portugal

L.I.

se eu formatar a partição ntfs para fat32 o linux, consegue gravar nela normal ou tambem não?

Darcamo

Cosegue sim, mas acho que provavelmente o umask deve ser outro. Talvez umask=0111
Dá uma olhada no link que o sLUGo postou.

gony64

Citação de: "sLUGo"Primeiro desmontar as partições...
sudo umount /media/hd4
Depois mudar o fstab:
sudo gedit /etc/fstab
E adicionar umask=0222 onde tá defaults... Fica algo assim:
Citar/dev/hdb1       /media/hdb1     ntfs    umask=0222        0       0
De seguida, é só montar de novo...
sudo mount -a
Para ver mais opções do umask, é só visitar esse endereço: http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=2060#
Cumprimentos
sLUGo @ Portugal

acho que pelo site deve ser "0022" e não "0222"
aqui eu coloquei aqui "000" e tá escrevendo numa boa.