Ontem, fuçando no Compiz, percebi algo interessante quando utilizei o Medidor de Desempenho do Compiz (um benchmark).
Percebi que os efeitos do Compiz ficavam muito mais bem fluídos com o Medidor acionado e descobri a solução pra manter essa configuração no Fórum internacional (aqui:
http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=6130169&postcount=8)
Para que os efeitos do Compiz apresentem uma fluidez melhor eles devem rodar com a taxa de atualização de 60Hz ou maior. (É necessário uma placa de vídeo, obviamente)
Para fixar essa taxa de atualização basta ir no Gerenciador de Configurações do CompizConfig (ccsm):
Preferências -> Gerenciador de Configurações do CompizConfig -> Opções Gerais -> Definições do Ecrã
- Desmarque "Detectar Taxa de Atualização"
- Taxa de Atualização "60"
- Marque "Sincronizar VBlank" (Evita o efeito de "Tearing")
Update: Deixem pra mudar a Taxa de Atualização depois das outras duas modificações. Não sei porque motivo a opção realmente só ativa quando feita como última etapa. Talvez esse seja o motivo das pessoas que disseram não ter notado diferença.
Pode-se observar a melhoria da performance com o efeito Janelas Gelatinosas e o Cubo 3D.
É isso. Lembrando que isso exigirá um pouco mais da placa de vídeo, mas o Compiz me parece surpreendentemente bem leve.
Nota: O Driver proprietário da Nvidia possui opções parecidas, mas no meu caso não mostrava alterações perceptíveis.