Autor Tópico: "Sobre mim"???  (Lida 2896 vezes)

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
"Sobre mim"???
« Online: 11 de Fevereiro de 2010, 08:05 »
Gostaria de saber se alguém debateu essa questão, no Ubuntu, menu "Sistema", Preferências", há o aplicativo "Sobre mim", onde você pode informar todas as suas informações pessoais, mas será que essas informações não são disponibilizadas para alguém ou alguma organização? Quem me garante que essas informações são sigilosas no meu micro, ou em outro lugar?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: "Sobre mim"???
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 08:26 »
Você acha que uma aplicação de código aberto vai roubar seus dados na surdina para "alguém ou alguma organização"?

Fala sério heim! Isso é coisa de sistema fechado que você não sabe o que a aplicação faz. Deve ter muita gente que passou os olhos no código, e você mesmo pode fazer isso.

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline eltonlima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
  • @eltonlima
    • Ver perfil
    • EltonLima [BLOG]
Re: "Sobre mim"???
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 08:53 »
Tbm acho isso coisa de sistema fechado, mesmo com windows você acaba colocando esses informações. ;)
Elton Lima
Analista de Suporte
Twitter: @eltonlima // Skype: eltlims // Blog: http://blog.eltonlima.com

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: "Sobre mim"???
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 12:53 »
Quem me garante? Eu teria que aprender programação para saber ler o código do aplicativo.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: "Sobre mim"???
« Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 13:12 »
Quem me garante? Eu teria que aprender programação para saber ler o código do aplicativo.

Você não sabe, mas muitos que sabem utilizam a distro e concerteza alertariam se ouvesse este tipo de situação

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: "Sobre mim"???
« Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 13:15 »
Pensando dessa forma não vou mais ler meus e-mails no computador, fazer inscrições para concursos, compras online... pois tudo pode ser rastreado pelos fabricantes de software e sistemas operacionais. A partir de hoje não irei inserir nenhum dado pessoal.

Ps.: Isso foi uma brincadeira.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: "Sobre mim"???
« Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 13:22 »
Só um pouco de historia, pode ser?

O Linux foi criado para substituir o Unix em maquinas 386 que à época corriam o risco de ficar sem um sistema servidor, pois rumores, que depois se confirmaram, indicavam que o sistema Unix passaria a ser pago, e pela vontade de se portar o Unix para estas mesmas maquinas.

Isto dito, vemos que o Linux foi concebido para ser um servidor.

Um servidor pode ser uma maquina onde vários usuarios se logam em terminais remotos. Lógico que, na época, sem interface gráfica, ficava difícil saber quem era quem logado.

whois é um comando para isto, que vai ter que obter informações de algum lugar quando eu quiser por exemplo usar o comando talk para "falar" por chat com outro terminal.

Este "quem é voce?" é e serve exatamente para isto. Como hoje temos interface gráfica, muitos desconhecem ou não se interessam em saber a historia do processo de desenvolvimento de um sistema. Haja visto que outro dia citei o DOS e meu interlocutor nem sabia que isto algum dia havia existido.

O  "quem é voce?" é armazenado nos  perfis de usuarios, é acessado pelo root e pelos usuarios do servidor.

Se no seu servidor ( na sua maquina ) só tem voce como root e como usuário, só voce vai ver seu perfil.

Citar
onde você pode informar todas as suas informações pessoais, mas será que essas informações não são disponibilizadas para alguém ou alguma organização?

Isto pode realmente acontecer, é só fornecer a estas supostas pessoas e / ou organizações o seu IP bem como sua senha de root.

[],s

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: "Sobre mim"???
« Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 14:47 »
Quantos programas de código fechado já não foram pegos mandando informação indevida? Não falo isso para jogar pedra neles não, o negócio é que se pegam isso onde não conseguem ler o código com certeza pegariam também em uma aplicação de código aberto.

E to com o Tio FeNix! Já comprei minha máquina de datilografar aqui!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: "Sobre mim"???
« Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 15:00 »
Que isso galera, não precisam ser tão radicais. Podem usar o computador de forma segura de forma mais simples, é só desabilitar a placa de rede/modem e manter a máquina em uma sala trancada  ;)
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: "Sobre mim"???
« Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2010, 23:21 »
Que pegam informação nossa isso acontece a partir do momento que você cria um cadastro qualquer na net, a linguagem da net não tem imcopatibilidade com sistemas operacionais. Ou seja independente de usar windows, linux, mac suas informações estão abertas na rede mundial.
O único jeito de não ter informações espionada seria não ter conta online de banco, não ter conta de e-mai, não ter conta de orkut, facebook, twitter, msn, não ser cadastrado em nenhum fórum ou site. Ou seja tudo que pedisse nome, endereço, sexo....você pula fora. Daí com absoluta certeza ninguém conseguirá pegar seus dados.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")