Autor Tópico: O grande "merge": Moblin + Maemo = MeeGo  (Lida 1523 vezes)

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
O grande "merge": Moblin + Maemo = MeeGo
« Online: 15 de Fevereiro de 2010, 18:48 »
Notícia muito boa, Intel e Nokia se juntam e unem seus ótimos projetos. O Moblin já havia mostrado suas qualidades e causado certo furor, e o Maemo vem agradando muito, principalmente a última versão que apareceu com o N900. Agora os dois juntos é certeza de que algo muito bom virá.


Citar
Lembra quando, há poucos dias, o presidente da Linux Foundation avisou que estava prestes a ser anunciada uma iniciativa para tratar de forma específica a questão da “mágica” nos dispositivos móveis?

Hoje acordei com a notícia (há um bom tempo em gestação, mas hoje finalmente tornada pública) do MeeGo, que a Intel e a Nokia vão construir sobre a base do que hoje é o Moblin, com o Qt sendo o ambiente de desenvolvimento de aplicações, efetivamente unindo Maemo (a distribuição de Linux hoje usada nos tablets da Nokia e no N900) e Moblin em um novo produto.

E o alvo deste novo produto é justamente os dispositivos móveis e embarcados: computadores de bolso, netbooks, tablets, celulares, media players, TVs conectadas, sistemas veiculares e mais.

A presença do Qt merece destaque, pois existe uma intenção a mais: permitir que seja fácil portar aplicativos entre o novo MeeGo e os futuros aparelhos com Symbian.

Aos amigos que estão há tanto tempo trabalhando em silêncio nisso, desejo a melhor das sortes. Aguardemos para ver como o mercado (o pessoal da “mágica” mencionada lá em cima, mais o Android e outros) vai reagir a esta nova via sendo pavimentada por empresas com bala na agulha. E possivelmente nem teremos que aguardar muito, pois a primeira versão já é aguardada para o próximo trimestre, com os primeiros aparelhos saindo ainda este ano.

http://br-linux.org/2010/moblin-maemo-e-qt-nokia-e-intel-juntam-esforcos-e-criam-o-meego/
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: O grande "merge": Moblin + Maemo = MeeGo
« Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 21:17 »
Achei a notícia incrível!

Pelo jeito o GTK vai ficar meio de lado, já que a dona do QT está na área.
Só quero ver como o impressionante Clutter vai se sair nessa. A propósito, ele é integrado ao GTK ou pode rodar só com o OpenGL?

Parece que eles querem manter essas 3 tecnologias convivendo juntas (link abaixo)!
http://meego.com/developers/meego-architecture

Mas me pergunto se as questões técnicas não seriam um gasto que as empresas julgariam desnecessário num futuro próximo, dando exclusividade para algum toolkit específico, concordam?

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: O grande "merge": Moblin + Maemo = MeeGo
« Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 21:33 »
Desculpem o double-post...
Mas acabei de ficar encucado com outra coisa, não seria esse um tiro no pé da Intel?!

Ela vem otimizando o Linux para que ele rode bem nos seus Atoms.
Desenvolveu até o Moblin! Sistema Operacional com foco nesse processador, que usa várias tecnologias exclusivas da arquitetura Atom, suponho eu que pra dificultar a entrada dos processadores VIA e AMD na brincadeira.

O que me deixou curioso foi a Intel trazer pra perto o Maemo..... que usa a arquitetura ARM!!.
Pooo, a ARM provavelmente é a maior concorrente em potencial da Intel no mercado de netbooks! Qual será o plano?!?