Autor Tópico: SAC da NET, Linux e minha ira  (Lida 12382 vezes)

Offline JoelS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
SAC da NET, Linux e minha ira
« Online: 05 de Fevereiro de 2010, 09:53 »
Velhos, vou contar um caso recente que aconteceu comigo em relação à internet lixosa da Net.

Meu computador desktop em casa tava parado. Com as chuvas que tam caído aqui em Juiz de Fora, a fonte queimou e tava parado. Sendo assim, meu laptop passou a ser o principal computador da casa. Só que eu uso apenas Ubuntu nele. Nada de Windows (\o/).

A NET é uma incrível porcaria. Tenho plano de 1Mbps mas de verdade, pouquíssimas vezes eu alcancei esta velocidade. Mas esta semana tava uma vergonha. Nem conectar estava conectando. Liguei para o suporte então né!? Era o único jeito.

Liguei, o atendente Rodrigo pegou lá e beleza...segundo ele, no sistema da NET tava tudo OK, mas mesmo assim iria mandar um "reforço de sinal". Desliguei o cable modem na tomada e beleza. Fui tentar conectar e nada. Qualquer página, mesmo a extremamente rápida página do Google não ia. Ficava tentando conexão até dar time out.

Agora que ferrou de vez. Seria engraçado se não fosse trágico a falta de preparo desses atendimentos ao cliente. Ele me perguntou qual era meu SO. Eu falei "Linux". Quando terminei de falar "Linux" o Rodrigo gaguejou e soltou bem baixo (mas escutei) "Uhnnn...". Deve ter pensado "Tomei no c*. Deveria ter prestado mais atenção nos treinamentos." (se é que a NET fudida dá algum treinamento para seus empregados).

Ele, desconhecendo totalmente sobre Linux, perguntou qual versão que era. Perguntei: "Da distribuição ou do kernel?". E ele: "Do sistema !!". Com calma respondi: "Bom, eu uso o Kubuntu.". Dei mancada, eu sei, de ter falado Kubuntu, sendo que é na verdade apenas Ubuntu. Mas foi engraçado porque o Rodrigo perguntou respondendo "Kurumin ??". P**ra, minha fonética é tão ruim assim ?! Será mesmo que Kubuntu parece Kurumin ?! Falei agora o correto "Ubuntu". E ele "ahhnn...". E já emendou "Então senhor, vai no menu Iniciar, executar e digite cmd.".

Wait !!! What !!?!?!? Menu Iniciar, executar, cmd !? Que m*rda é essa ?! Interrompi ele imediatamente e falei "Espera, espera. Isso é Windows. Eu uso Linux, te falei." pra logo perguntar "O que você quer que eu faça ?". O Rodrigo respondeu demonstrando exaltação na voz "Eu preciso saber o IP que o cable modem pegou senhor.".

Uhn, tranquilo então né!? Peguei o IP e falei pra ele, ao que me falou imediatamente "Engraçado, aqui tá tudo OK com esse IP. Deve ser problema no seu sistema então senhor.". Essa foi boa. Eu levo meu notebook para meu trabalho, conecto lá e nunca deu problema. Tudo configurado certinho, liso, liso. Aí quando levo pra casa dá problema!? Será que é porque em casa eu não tenho ar-condicionado na sala em que fica o computador? Ou será que é porque no trabalho tem máquina de café expresso e em casa não!? Enfim, dúvidas populavam em minha cabeça de porque o meu SO tinha problema e não a rede lixosa da NET !!!

Sem titubear eu emendei "Não é possível. A internet de vocês vai e volta a todo momento. Hoje de manhã mesmo eu estava conectado e agora de noite parou de vez. Não pode ser problema no meu SO com certeza.". O Rodrigo tentou mandar mais um refoço de sinal mas nada adiantava. O sistema lá mostrava que estava tudo OK com o IP. Acho que ele poderia mandar um reforço espiritual pra mim, porque já estava ficando possuído de raiva. Não destratei ele porque a culpa nem é dele. Mas tem o fato também que a empresa paga ele pra dar o ouvido pra falarmos, sendo assim, meti o pau assim mesmo. Teve que me ouvir um bocado.

O fabuloso atendimento técnico terminou com ele marcando para o técnico vir aqui em casa na quinta de manhã (ontem). Como eu estava no trabalho, minha mãe atendeu o cara. E olha que coisa mais engraçada agora. O técnico foi, mexeu no meu computador (isso me deixou com o coração apertado, de verdade, mas era o único jeito) e averiguou que tinha um problema. Acontece que ele também não imaginava e nem fazia ideia de qual era. Aí falou pra minha mãe que era o cabo coaxial que tava BAMBO !!! Ele apenas desenroscou o cabo e colocou de volta. Coincidentemente, neste momento do dia, a NET tava funcionando e ele falou pra minha coitada mãe "Tá tudo certo agora. Às vezes isso pode acontecer." e vazou.

Chego em casa à noite e o que me espera?! Problema de conexão nessa m*rda de NET. Fiquei possuído ontem, que foi quando o técnico foi lá em casa. Agora a providência que tomarei é recorrer ao Procon, porque a incompetente da NET não pode resolver meu problema porque o meu "sistema tá com problema".

É triste ver o despreparo destes serviços de atendimento ao cliente. E mesmo assim continuamos contratando serviços destas empresas furrecas...é triste, mas estamos nas mãos desses incompetentes. Um viva pra nós que ficamos reféns !!!











PS: Mando esse post do meu serviço.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2010, 12:01 por JoelS »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: SAC da NET, Linux e minha ira
« Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 10:08 »
Já aconteceu comigo caso semelhante com a HP e com a NET Fortaleza também.
http://www.navegantes.org/index/2007/12/28/linux-suporte
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: SAC da NET, Linux e minha ira
« Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 10:20 »
Um amigo meu que trabalha na Oi/Velox e ele disse que se o cliente diz que sua linux, é pra dizer que o problema é do S.O. e terminar o atendimento.

Ele se arrisca muito, porque mesmo assim ele dá um suporte velado e tenta ajudar a pessoa mesmo assim. O perigo é o gerente ou chefe dele lá ouvir uma gravação dessas, dele ajudando, e ele ser repreendido ou coisa pior.

Acho que você pode entrar em contato com a Anatel também

Offline cris.tom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Linux, uma questão de filosofia!
    • Ver perfil
    • Impressões Sem Pressões
Re: SAC da NET, Linux e minha ira
« Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 10:28 »
 :) Gostei do post, foi realmente tragi-cômigo...Infelizmente isso é rotina em nosso brasilzão, alguns que desconhecem linux tentam explicar o inexplicável, pois não possuem conhecimento técnico. Espero que isso mude com o passar dos tempos.
T+
Linux, uma questão de filosofia!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: SAC da NET, Linux e minha ira
« Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 10:33 »
Sobre a anatel, s/ ter nada haver c/ Linux, deixo aqui meu depoimento, sobre um serviço que real/ funciona no Brasil.
Tenho uns primos, que são da Oi, e eles já me falaram que a Anatel resolve.
Uma colega, tava c/ problemas na Net Virtua e fiz a recomendação p/ ela e em 3 dias o caso foi resolvido.

Só ñ posso afirmar qto a questão da Anatel resolver um caso de suporte ao Linux.

Mas vejam, a Vivo, já tem no seu site suporte a Linux, no 3G.
Seria bom que outras empresas estudassem abrir uma ala de suporte a outros SOs, seja o Linux ou o Mac, mesmo que fosse num tipo de horário diferenciado. Postos de trabalho seriam até abertos.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline JoelS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: SAC da NET, Linux e minha ira
« Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 10:38 »
Eu contratei um serviço deles de TV e internet. Contrato de 1 ano que tem multa por rescisão. Eu contratei em setembro do ano passado, mas vou reclamar onde puder (Anatel, Procon...), alegar que eles não estão cumprindo o contrato e rescindir essa inconha.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: SAC da NET, Linux e minha ira
« Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 12:42 »
Bom esses dias o Speedy q uso tava meio estranho, era pra ser 1MB e tava dando 500k, liguei e o cara atendeu e logo perguntou:

Que Windows vc usa ??!!!!!

Eu disse:

Windows XP !!!!!??????


Ai cara falou vai no iniciar e tal tal tal, por fim era para mudar o DNS, eu segui a orientação mudei o DNS no Ubuntu e nada de melhorar a velocidade, ai ele disse:

Clik da direita sobre o ícone de rede e manda reparar.


Eu olhei para o pc , dei um tempo e disse:

Não mudou nada e agora ?


Ai sim, ele mexeu em algum lance lá q deu certo., mas se falar q usa Linux , já era, os caras nem atendem .. Um dia isso muda !!!!!
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2010, 14:22 por asghan »
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: SAC da NET, Linux e minha ira
« Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 13:09 »
Eu também faço isso.

"Vá em iniciar, executar, cmd.exe".
Eu abro o terminal.
"Fez isso?"
Respondo "ahran!!!"
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: SAC da NET, Linux e minha ira
« Resposta #8 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 16:09 »
ñ deixou de ser engraçado a duas últimas respostas, bem ilustrativas por sinal.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: SAC da NET, Linux e minha ira
« Resposta #9 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 19:31 »
Bom esses dias o Speedy q suo tava meio estranho, era pra ser 1MB e tava dando 500k, liguei e o cara atendeu e logo perguntou:

Que Windows vc usa ??!!!!!

Eu disse:

Windows XP !!!!!??????


Ai cara falou vai no iniciar e tal tal tal, por fim era para mudar o DNS, eu segui a orientação mudei o DNS no Ubuntu e nada de melhorar a velocidade, ai ele disse:

Clik da direita sobre o ícone de rede e manda reparar.


Eu olhei para o pc , dei um tempo e disse:

Não mudou nada e agora ?


Ai sim, ele mexeu em algum lance lá q deu certo., mas se falar q usa Linux , já era, os caras nem atendem .. Um dia isso muda !!!!!
devia ter dado:
sudo /etc/init.d/networking restart
Mas ainda estou rindo/indignado com a situação.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: SAC da NET, Linux e minha ira
« Resposta #10 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 01:42 »
Rapaz esse texto foi ótimo, tragi-cômico, eu ri muito aqui! Mas fala sério, eu já passei muita raiva com suporte da Brasil Telecom e da Vivo!

Infelizmente é verdade, não podemos falar que usamos Linux! Os caras já dizem logo que o problema é do Linux e acabam o atendimento!

Com a Brasil Telecom era clássico, "Qual o seu sistema Operacional Senhor?", eu respondia "Windows Vista", isso eu com o Ubuntu funcionando na minha frente!

Tenho uma ótima pra contar sobre o suporte da VIVO 3G! Que de 3G não tem nem o meio G! Sem falar do contrato ilimitado com limite!!! Mas vamos ao precioso diálogo com a atendente da Vivo!

Galactus: "Minha conexão está muito lenta, mal consigo navegar em sites como o IG e o Terra!"  

Atendente: "Senhor, por favor limpe o Cache do Internet Explorer!"

Galactus: "Moça eu não uso o Internet Explorer, uso o Firefox!"

Atendente: "Senhor, por favor limpe o Cache do Internet Explorer!" - Parecia um gravador!

Galactus: "Moça eu uso o Firefox! Não uso o Internet Explorer!"

Atendente: "Senhor, é necessário limpar o cache do Internet Explorer!" - Ok, ok! Ela venceu!

Galactus: "Só um instante, estou limpando o cache do Internet Explorer!" - Isso eu não fazendo nada, só olhando pra tela do PC!

Galactus: "Pronto! Cache limpo! Qual a necessidade de realizar tal procedimento?'

Atendente: " Seu computador pode estar cheio! Isso pode torná-lo lento!!!"  -  >:( >:( >:(

Galactus: "Moça eu tenho aqui quase  3TB de espaço em disco mais 4Gb de RAM e meu PC pode ficar lento por estar cheio?!?!"

Depois dessa eu desisti de continuar falando com a moça! Só teve uma vez que me passaram para um cara que sabia das coisas, ele me mandou usar o terminal do Windows para verificarmos várias coisas na rede, inclusive limpar o cache do DNS e não do navegador, como a outra moça queria!

« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2010, 02:02 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: SAC da NET, Linux e minha ira
« Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 09:25 »
Não adianta chorar com a Bananatel sobre serviços do tipo em relação ao Linux, pois a empresa não é obrigada a se estruturar para dar suporte a um sistema "não homologado e funcional", já que qq um pode criar um sistema operacional (desde que tenha capacidade) e, por conta disso, não pode fazer com que a prestadora de serviços se adapte às necessidades do usuário, salvo exemplos onde tem grana envolvida nisso.

Qdo eu tenho que recorrer ao ' insuporte técnu ' dessas operadoras, eu já falo que testei com duas máquinas e dois sistemas diferentes, pois aí o cabra não tem como dizer que " o 'pobrema' é na máquina "; uma vez eu quase saí no tapa com o atendente avançado do Velox onde ele falava que o problema era no modem ou no sistema,falei pra ele alterar a rota ou trocar a porta adsl na central onde ele estava mexendo e o cara não aceitou que eu desse palpite no trabalho dele. Depois de alguns minutos o sinal voltou (o defeito era que tinha o sinal mas não discava) e o cara pediu desculpas, dizendo que fez antes a alteração que eu tinha sugerido mas que, por coincidência, a outra porta usada também estava com problemas... E nem falei que usava Linux, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline JoelS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: SAC da NET, Linux e minha ira
« Resposta #12 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 20:07 »
@galactus
Valew...  :)
A ira dá inspiração... eu acho.

@all
Eu não imaginava que isso fosse assim tão crítico, de verdade. Vendo o depoimento de vocês todos aqui, conversei com um amigo, também usuário Linux, reportando problemas semelhantes. O jeito é dar o migué mesmo e falar que usa o XP ou o Vista. Esse procedimento "se windows = ok senao azar do cliente" é muita falta de consideração com o nosso suado dinheiro.
Acabou que nesta sexta não tive nem tempo de ligar pra Anatel. Segunda eu ligo e se algo de inusitado ocorrer, reporto aqui pra vocês.
Enquanto isso o computador lá em casa tá parado. Que raiva...

Valew... o/


















PS: Se alguém tiver blog e quiser publicar o fato, manda brasa. Essa idéia um colega de faculdade que deu, publicando no dele. Segundo o próprio, publicar a reclamação em esquema de "corrente", em blogs, costuma surtir algum efeito. Se alguém quiser, fique à vontade. :)
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2010, 20:10 por JoelS »

Offline eltonlima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
  • @eltonlima
    • Ver perfil
    • EltonLima [BLOG]
Re: SAC da NET, Linux e minha ira
« Resposta #13 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 23:12 »
Muito trágica a conversa com a NET, mas isso não é diferente nas outras regiões do brasil. Isto é um preconceito das operadoras contra o S.O.
Elton Lima
Analista de Suporte
Twitter: @eltonlima // Skype: eltlims // Blog: http://blog.eltonlima.com

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: SAC da NET, Linux e minha ira
« Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 08:12 »
Isso não é preconceito, é apenas uma forma delas (as operadoras) tirarem o corpo fora pra evitar processos onde fica mais difícil, por parte delas, provar que o problema é na máquina do usuário e não no sistema delas.

Muito trágica a conversa com a NET, mas isso não é diferente nas outras regiões do brasil. Isto é um preconceito das operadoras contra o S.O.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.