Autor Tópico: Como acessar o console do switch 3COM  (Lida 121027 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #15 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 21:41 »
Entendi. Se fosse usado, ele poderia estar com alguma configuração de QoS do dono anterior, e aí estaria te zoando...

Ah, diz outra coisa: teu servidor DHCP, ele não está setando algum parâmetro diferente do que é usado pelos micros da adm?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #16 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 21:55 »
Entendi. Se fosse usado, ele poderia estar com alguma configuração de QoS do dono anterior, e aí estaria te zoando...

Ah, diz outra coisa: teu servidor DHCP, ele não está setando algum parâmetro diferente do que é usado pelos micros da adm?


Amigao desculpe a nubisse , mas o que vc quer dizer com setar parâmetro diferente do que é usado pelos micros adm .

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #17 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 21:59 »
Toda máquina tem alguns parâmetros pra navegar a internet: endereço IP, máscara de sub-rede, gateway, servidor dns, mtu, uso ou não de proxy, domínio dns, etc, etc.

O DHCP pode setá-los todos, de forma automática e padronizada.

Setado manualmente, pode ser que esteja sendo setada alguma coisa que esteja atrapalhando a navegação desses usuários.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #18 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 22:01 »
Toda máquina tem alguns parâmetros pra navegar a internet: endereço IP, máscara de sub-rede, gateway, servidor dns, mtu, uso ou não de proxy, domínio dns, etc, etc.

O DHCP pode setá-los todos, de forma automática e padronizada.

Setado manualmente, pode ser que esteja sendo setada alguma coisa que esteja atrapalhando a navegação desses usuários.

Então amigão , pelo que sei esta setado manualmente sim .
Sobre o mundo linux , eh o meu primeiro ano mexendo a full em sistemas linux , então peço desculpa as vezes se nao entendo alguma colocao sua ok .
Entao precisas de mais alguma informação sobre a rede para que possamos prosseguir. Me falaram tambem que poderia estar acontecendo uma coisa , um tal de broadcast na rede em automatico , isso sobrecarrega a rede, mas se for isso , so aconteceu quando instalei o switch pq com o hub nunca vi nada relacionado a lentidao .
Uma duvida que ate agora ninguem conseguiu me tirar , existe placas de redes com apenas 4 dentes femea , no meu server a placa de rede off board da kaiomy , possue apenas 4 dentes dourados ao inves de 8 dentes , sera que pode ser por isso que a minha rede fica lenta  , mas mesmo que seja, pq que quando plugo o HUB o trosso volta a funfa normal . Nao consigo acreditar que um switch 3com com menos de 2 messes de uso esteja vindo com defeito , mas ja  começo a discunfiar .
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2010, 16:39 por marcelofares »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #19 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 10:29 »
Nas placas fastEthernet (100Mbps) 100BaseTX, só são usados 4 fios dos oito possíveis (pinos 1,2, 3 e 6). Algumas poucas placas fazem economia não colocando os outros pinos que não são usados.

Nas placas gigabit existem 2 padrões: o 1000BaseT e o 1000BaseTX.

O 1000BaseT usa os oito fios e cabos CAT5E.
http://en.wikipedia.org/wiki/Gigabit_Ethernet#1000BASE-T

Já o 1000BaseTX usa quatro fios, mas exige cabos CAT6.
http://en.wikipedia.org/wiki/Gigabit_Ethernet#1000BASE-TX

Os dois padrões não são os mesmos, e não sei nem se são compatíveis entre si. Talvez esteja aí explicado o problema: se sua placa é gigabit, e só tem 4 pinos, tem que ser 1000BaseTX. Se o seu switch não souber trabalhar com 1000BaseTX, tá explicada a lentidão. Já o mini-switch não deve ser gigabit, e aí consegue trabalhar melhor do que o 3comzão.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #20 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 10:37 »
Ola,

você já tentou o suporte da 3com?

é gratuito, bem como a garantia a switches


Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #21 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 18:36 »
Ola,

você já tentou o suporte da 3com?

é gratuito, bem como a garantia a switches



Ja mano , já liguei pra la pedindo pra fala com um técnico , e eles me disseram que era pra eu abri um chamado no site deles(tal de RMA) para que um técnico me ligasse ,  pois o técnico não me ligou  , e quando eu retornei a ligação para saber o que tinha acontecido eles me disseram que o técnico já tinha autorizado a troca o equipamento , ou seja eles iriam me mandar outro switch igual ao meu devido a garantia deles . Pra min foi ótimo , mas não ficou bem esclarecido se esse modelo veio com defeito ou se esse novo switch que eles iram me mandar ira continuar com esse mesmo problema , era por isso que queria saber se acessando o switch teria uma opção la que pudesse mexer para melhorar a velocidade nas aberturas de paginas .
Me disseram que era pra eu desabilitar o IPV6 , porem não sei aonde se faz isso , se eh no switch , server , nos micros da rede enfim , só queria um parecer sobre isso .Pelo que sei de fato o switch deixa a rede mais organizada e gerenciada , mas porque a rede ficou mais lenta depois que coloquei ele , se com o HUB a rede funciona que eh uma beleza com rapidez  .
Se a rede funciona como uma beleza com o HUB quer dizer que o problema eh do switch mesmo , ou seja o cabeamento , serverlinux , e o resto estão ok . É difícil eu acreditar que um switch de marca como 3com com dois messes de uso esteja com defeito ou veio bugado .

abraços .

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #22 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 00:01 »
Citar
Me disseram que era pra eu desabilitar o IPV6, porem não sei aonde se faz isso

Se os fanboys do IPv6 ainda não passaram pela Novell, vc vai editar o arquivo /etc/modprobe.d/aliases e procurar pelo termo "net-pf-10". Vc deve encontrar uma linha assim:

alias net-pf-10 ipv6


Vc vai comentar essa linha, e colocar logo depois outra assim:

alias net-pf-10 off

Ou seja, no final tem que ficar assim:

#alias net-pf-10 ipv6
alias net-pf-10 off


Daí vc tem que reiniciar o sistema pra efetivar. Pra saber se funcionou, execute um "ifconfig", não pode aparecer a linha abaixo:

endereço inet6: fe80::e0b:76ff:feb4:216/64 Escopo:Link
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #23 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 09:13 »
Citar
Me disseram que era pra eu desabilitar o IPV6, porem não sei aonde se faz isso

Se os fanboys do IPv6 ainda não passaram pela Novell, vc vai editar o arquivo /etc/modprobe.d/aliases e procurar pelo termo "net-pf-10". Vc deve encontrar uma linha assim:

alias net-pf-10 ipv6


Vc vai comentar essa linha, e colocar logo depois outra assim:

alias net-pf-10 off

Ou seja, no final tem que ficar assim:

#alias net-pf-10 ipv6
alias net-pf-10 off


Daí vc tem que reiniciar o sistema pra efetivar. Pra saber se funcionou, execute um "ifconfig", não pode aparecer a linha abaixo:

endereço inet6: fe80::e0b:76ff:feb4:216/64 Escopo:Link

Saca so amigao o ifconfig do gateway suse antes de desabilitar o IPV6

firewall:~ # ifconfig
eth0      Link encap:Ethernet  HWaddr 00:1A:4D:A4:8D:C9
          inet addr:192.168.10.1  Bcast:192.168.10.255  Mask:255.255.255.0
         inet6 addr: fe80::21a:4dff:fea4:8dc9/64 Scope:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
          RX packets:1886057 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:2282985 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:162807309 (155.2 Mb)  TX bytes:2659332332 (2536.1 Mb)
          Interrupt:50 Base address:0xd000

eth1      Link encap:Ethernet  HWaddr 00:02:2A:D3:04:EB
          inet addr:192.168.0.11  Bcast:192.168.0.255  Mask:255.255.255.0
          inet6 addr: fe80::202:2aff:fed3:4eb/64 Scope:Link
          UP BROADCAST NOTRAILERS RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
          RX packets:2400652 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:1856178 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:2834502645 (2703.1 Mb)  TX bytes:160378901 (152.9 Mb)
          Interrupt:58 Base address:0x4000

lo        Link encap:Local Loopback
          inet addr:127.0.0.1  Mask:255.0.0.0
          inet6 addr: ::1/128 Scope:Host
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Metric:1
          RX packets:1 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:1 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:0
          RX bytes:76 (76.0 b)  TX bytes:76 (76.0 b)

Tentei entrar neste diretorio que vc falou pelo putty , porem não consegui veja :
 /etc/modprobe.d/aliases

firewall:/etc # cd /etc/modprobe.d/aliases
-bash: cd: /etc/modprobe.d/aliases: No such file or directory
firewall:/etc # cd /etc/modprobe.d/
firewall:/etc/modprobe.d # ls -l
total 40
-rw-r--r-- 1 root root 6841 Nov 25  2006 blacklist
-rw-r--r-- 1 root root  366 Nov 26  2006 ibm_acpi
-rw-r--r-- 1 root root   24 Jan  5  2008 ipv6
-rw-r--r-- 1 root root   26 Nov 25  2006 ipw2100
-rw-r--r-- 1 root root   33 Nov 25  2006 ipw2200
-rw-r--r-- 1 root root  858 Nov 27  2006 module-renames
-rw-r--r-- 1 root root 6473 Nov 25  2006 prism2
-rw-r--r-- 1 root root  126 Aug 27  2007 sound
-rw-r--r-- 1 root root    0 Aug 27  2007 tv

Ai decidir ir direto ao terminal real do suse e editar na mão mesmo sem putty sem nada ,  e veja como ficou agora o ifconfig :


firewall:~ # ifconfig
eth0      Link encap:Ethernet  HWaddr 00:1A:4D:A4:8D:C9
          inet addr:192.168.10.1  Bcast:192.168.10.255  Mask:255.255.255.0
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
          RX packets:2215 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:2199 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:403303 (393.8 Kb)  TX bytes:1914976 (1.8 Mb)
          Interrupt:217 Base address:0xd000

eth1      Link encap:Ethernet  HWaddr 00:02:2A:D3:04:EB
          inet addr:192.168.0.11  Bcast:192.168.0.255  Mask:255.255.255.0
          UP BROADCAST NOTRAILERS RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
          RX packets:2154 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:2075 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:1923597 (1.8 Mb)  TX bytes:389479 (380.3 Kb)
          Interrupt:58 Base address:0x4000

lo        Link encap:Local Loopback
          inet addr:127.0.0.1  Mask:255.0.0.0
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Metric:1
          RX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:0
          RX bytes:0 (0.0 b)  TX bytes:0 (0.0 b)

Foi editado o arquivo modprobe.conf em 79% aonde estava descomentada a linha abaixo
alias net-pf-10

Pois eu comentei essa linha com um #
#alias net-pf-10

E digitei o comando que vc me disse , que foi esse :

alias net-pf-10 off

ai ficou assim no cd /etc/
                         vi modprobe.conf
Foi editado , salvo e restarado o server ,  acho que deu neh , agora vou é  testar .

#alias net-pf-10
alias net-pf-10 off

Cara realmente ja estou testando a full em varios sites a navegação , e ficou mesmo , mudou pra melhor ,  realmente a navegação ficou ótima , não tranca mais as paginas pra abrir , puxa acho que resolveu em , o problema não era o switch mesmo era configuração .
Mas uma coisa que não entendo é , se o suse era que precisava de reparo porque que quando eu inseria o HUB a rede funcionava que nem esta agora , um balanço , e outra coisa , alguem pode me explicar se existe essas placas de redes com apenas 4 dentes dourados ao invés de 8 dentes .

abraços e muito obrigado
Continuarei testando ..
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2010, 11:16 por marcelofares »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #24 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 11:15 »
Antes de poder usar o IPv6, a estação tem que seguir alguns procedimentos, mais exatamente, ela tem que localizar o roteador IPv6 e pegar com ele o prefixo da rede local.

No IPv4, esse tipo de consulta é feito em broadcast (no DHCP). Só que o IPv6 acabou com o broadcast; tudo é feito por multicast, agora. E o tratamento que um switch profissional dá ao multicast é completamente diferente do que um mini-switch dá. Muito mais completo, por assim dizer.

Acredito que com a colocação do switch 3com, seu servidor passou a "achar" que o roteador IPv6 existia, e assim passou a "esperar" por ele.

O IPv6 é um protocolo muito mais avançado que o IPv4, e tem tudo pra melhorar muitas coisas quando estiver completamente implementado. Mas por enquanto é apenas um grande estorvo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #25 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 11:18 »
Antes de poder usar o IPv6, a estação tem que seguir alguns procedimentos, mais exatamente, ela tem que localizar o roteador IPv6 e pegar com ele o prefixo da rede local.

No IPv4, esse tipo de consulta é feito em broadcast (no DHCP). Só que o IPv6 acabou com o broadcast; tudo é feito por multicast, agora. E o tratamento que um switch profissional dá ao multicast é completamente diferente do que um mini-switch dá. Muito mais completo, por assim dizer.

Acredito que com a colocação do switch 3com, seu servidor passou a "achar" que o roteador IPv6 existia, e assim passou a "esperar" por ele.

O IPv6 é um protocolo muito mais avançado que o IPv4, e tem tudo pra melhorar muitas coisas quando estiver completamente implementado. Mas por enquanto é apenas um grande estorvo.

Ótimo cara obrigado pela mão, mas eai por curiosidade , existe placas de rede com 4 que dentes dourados , não sei se vc me entendeu , mas eh possível existir porque uma interface do meu suse tem apenas 4 dentes , e pergunto , o correto não era ter 8  ....
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2010, 11:26 por marcelofares »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #26 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 11:29 »
Claro que existe. Você não tem uma?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #27 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 11:39 »
Citar
Ótimo cara obrigado pela mão, mas eai por curiosidade , existe placas de rede com 4 que dentes dourados , não sei se vc me entendeu , mas eh possível existir porque uma interface do meu suse tem apenas 4 dentes , e pergunto , o correto não era ter 8  ....

Ola,

4 pinos é conhecido como conector rj25 e é usado em telefonia

8 pinos é conhecido como rj45 e é usado em redes

A unica topologia de rede que utiliza 2 pares trançados é a token ring ( mas também utiliza rj45 tal como as redes ethernet a 10mbps ou usa terminais IBM)


Só ainda não entendi a que voce se refere como "suse de 4 dentes"...

Pelas normas ISO (International Organization for Standardization)
, conector rj25 em computadores é utilizado apenas nos modems, ou eventualmente em plugues de serviço proprietários

Claro que existe. Você não tem uma?

Explique para mim isto, pois eu estou literalmente "boiando" ( 4 dentes, 8 dentes, etc )


[],s

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #28 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 11:44 »
Claro que existe. Você não tem uma?

Achei que era mito ou que veio com problema sak , tudo passou pela minha cabeça quando a rede ficou lenta sak . mas mesmo assim valeu meu irmão .

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #29 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 11:51 »
Citar
Ótimo cara obrigado pela mão, mas eai por curiosidade , existe placas de rede com 4 que dentes dourados , não sei se vc me entendeu , mas eh possível existir porque uma interface do meu suse tem apenas 4 dentes , e pergunto , o correto não era ter 8  ....

Ola,

4 pinos é conhecido como conector rj25 e é usado em telefonia

8 pinos é conhecido como rj45 e é usado em redes

A unica topologia de rede que utiliza 2 pares trançados é a token ring ( mas também utiliza rj45 tal como as redes ethernet a 10mbps ou usa terminais IBM)


Só ainda não entendi a que voce se refere como "suse de 4 dentes"...

Pelas normas ISO (International Organization for Standardization)
, conector rj25 em computadores é utilizado apenas nos modems, ou eventualmente em plugues de serviço proprietários

Claro que existe. Você não tem uma?

Explique para mim isto, pois eu estou literalmente "boiando" ( 4 dentes, 8 dentes, etc )


[],s

Cara , uma das interfaces da placa de rede do suselinux , possui apenas 4 dentes ou contatos como queira , na coloração dourados , ali aonde vc conecta o cabo de rede sak . Na entra fêmea da placa de rede entendeu , tipo nesse foto quem sabe vc ira sacar .

http://yfrog.com/0nplacaderedeleadershipj

Aonde esta circulado em vermelho eh aonde eu me refiro , os dentes ou contatos dourados da entrada fêmea da placa de rede entende .