Autor Tópico: Não consigo mais acessar o sistema  (Lida 5394 vezes)

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Não consigo mais acessar o sistema
« Online: 17 de Novembro de 2009, 16:25 »
Eu estava usando Ubuntu tranquilamente; testando o Sbackup e tentando gravar algo com o Brasero.

Andei mexendo como o "mc" nas propriedades dos arquivos que criei - só neles (acredito).

No entanto, agora o sistema não carrega mais. Aparecem "pop ups", um após o outro, com as seguintes mensagens:

Could not update ICE Authority file /home/alexandre/.ICEauthority

Há um problema com o servidor de configurações
(/usr/lib/libconf2-4/gconf-sanity-check-2 saiu com status 256)

O Nautilus não pode criar as seguintes pastas necessárias:
/home/alexandre/Desktop, /home/alexandre.nautilus

Antes de executar o Nautilus, por favor, crie essas pastas ou configure permissões de forma que o Nautilus possa criá-las.

Até tentei chamar o "mc", mas não conseguia alterar as propriedades do arquivo; telca "tab" não funcionava, alternava para o terminal...
Também não sei alterar bem as propriedades pela linha de comando.
Alguém pode auxiliar?

Em tempo: antes de postar, procurei solução por palavras-chaves como "ICEauthority" e "Nautilus criar pastas" - sem sucesso!

Antecipadamente grato!
« Última modificação: 17 de Novembro de 2009, 16:55 por alevian »
Linux User 586375

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais acessar o sistema
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2009, 19:44 »
Tentou entrar em modo recover e excluir seu usuário ou criar outro user ?
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais acessar o sistema
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2009, 19:49 »
Obrigado pela resposta!

Jamais me passou pela cabeça isso.

Tentei entrar pelo modo recovery, mas sem excluir o usuário.
Até achei que, se eu excluísse, perderia dados.
Agora que você falou, vou tentar fazer isso...
Depois é só alterar as permissões, que volto a ter acesso àquilo que tinha no HD, não?

Farei isso hj (mais tarde) ou amanhã e depois retorno...
Linux User 586375

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais acessar o sistema
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2009, 20:26 »
Faça um backup do dados antes por precaução.

Achei isso na net : http://docs.altlinux.com.br/br/questions/20/Resolvendo+problemas:+.ICEauthority

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=194.0

acho q nem é necessário excluir o usuário só as alterações acima !!!!
« Última modificação: 17 de Novembro de 2009, 20:29 por asghan »
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais acessar o sistema
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2009, 17:27 »
Estou tentando (devo ainda tentar mais!) seguir as dicas, mas com alguns obstáculos, a saber:

1) Não consegui excluir o usuário "alexandre"...
Logado como "root", tento userdel alexandre, mas consta que "o usuário está logado" e não apaga!

2) Criei um usuário "Renata" (useradd / passwd), mas na hora de inicializar, dá falha na autenticação!

3) Tentei também sudo chown alexandre:alexandre /home/alexandre/.ICEauthority. Aceitou! Só que não consegui passar daí...
3.1) Antes, eu tentei colocar "alexandre:grupo", mas dizia que "não reconhecia" (não conheço bem as estruturas...:-)...
3.2) Não compreendi a dica "daí é só locar de novo... não precisa reiniciair..."
3.3) Se estou no modo texto, como vou para aquela telinha do ubuntu, com o modo gráfico, que abre tudo, maravilhosamente?

4) Também não sei como seguir a dica "na tela de login, escolha terminal de segurança", digite "sudo alexandre .ICEauthority" "exit" e "inicie a sessão Gnome";
4.1) Para que eu possa digitar algo, suponho que devo estar no modo texto - como "escolher terminal de segurança"? onde digitar "sudo alexandre .ICEauthority? e como faço para "iniciar a sessão Gnome?

Putz... tô querendo é um curso de Linux!

De qualquer forma, grato, até o momento.
Acho que, enquanto tento entender tudo isso, vou botar um Ubuntu sobre este Ubuntu que não consigo acessar e/ou um Mandriva 2009.1 ou 2010!!!
Por hora, só o velho e bom Mandrivinha 2007 é que tem permitido o acesso a este forum e a toda internet!!!
« Última modificação: 18 de Novembro de 2009, 18:31 por alevian »
Linux User 586375

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Não consigo mais acessar o sistema
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2009, 08:36 »
Dê boot pelo live-cd do Ubuntu e renomeie o seu usuário para outro nome, depois dê boot normalmente e crie (ou deixe o sistema criar) um novo usuário, depois basta pegar os seus documentos e arquivos que estão no usuário que vc renomeou usando o live-cd do Ubuntu.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais acessar o sistema
« Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2009, 17:41 »
Tentei, mas acho que não sei fazer isso.

Dei o "boot" com o CD do Ubuntu, na modalidade "testar / não alterar nada".

Do jeito sugerido, de fato, consigui ver as pastas, mas não sei como renomear usuário!

Na verdade tenho pouquíssimos arquivos e documentos ali.

Só não queria ter que reinstalar o sistema todo (Flash, Media Player Conectivity, configurar rede, etc). Coisa que nem leva tanto tempo...

Grato!



« Última modificação: 19 de Novembro de 2009, 17:43 por alevian »
Linux User 586375

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais acessar o sistema
« Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2009, 22:44 »
Reinstalei o Ubuntu sobre Ubuntu!

Deixei a configuração do Grub a cargo do instalador automático.
Conclusão: simplesmente não previu o Mandrivinha do outro HD!

Agora, não consigo mais acessar aquele sistema!

Tudo bem; (fazer o que?...:-(.., farei o backup dos dados por aqui e colocarei outras coisas lá!
Linux User 586375

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais acessar o sistema
« Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2009, 23:04 »
Vai ver é pra vc usar só o Ubuntu..srsrs   ;)
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais acessar o sistema
« Resposta #9 Online: 20 de Novembro de 2009, 00:02 »
Curioso!

Depois de tudo isso, se eu pedir para acessar o Ubuntu que foi instalado pela primeira vez, só aparece o primeiro "pop up":

Could not update ICE Authority file /home/alexandre/.ICEauthority

E depois tudo roda normal!

Ou seja, estou com aquele segundo Ubuntu instalado normalmente. E nem precisei mudar nome de usuário.

E os arquivos do outro HD, que eu acessava pelo Mandrivinha, acesso, normalmente, por aqui.

Foi bom porque não precisei reinstalar tudo (Flash, Media Player Connectivity, etc)

Outra coisa "gozada" é que, no Synaptic do "Ubuntu novo" não tem este monte de opções que tenho neste aqui (também 9.10). Tentei instalar o Flash lá e deu pau!

Vou removê-lo, mas tô com medo da configuração do Grub, que tá com este que foi instalado em segundo lugar como primeira opção.

Confuso, né?!

Abraços fraternais e Fiquem com Deus, como ensina o Kid!
Linux User 586375

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais acessar o sistema
« Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2010, 20:01 »
Eu estava usando Ubuntu tranquilamente; testando o Sbackup e tentando gravar algo com o Brasero.

Andei mexendo como o "mc" nas propriedades dos arquivos que criei - só neles (acredito).

No entanto, agora o sistema não carrega mais. Aparecem "pop ups", um após o outro, com as seguintes mensagens:

Could not update ICE Authority file /home/alexandre/.ICEauthority

Há um problema com o servidor de configurações
(/usr/lib/libconf2-4/gconf-sanity-check-2 saiu com status 256)

O Nautilus não pode criar as seguintes pastas necessárias:
/home/alexandre/Desktop, /home/alexandre.nautilus

Antes de executar o Nautilus, por favor, crie essas pastas ou configure permissões de forma que o Nautilus possa criá-las.

Até tentei chamar o "mc", mas não conseguia alterar as propriedades do arquivo; telca "tab" não funcionava, alternava para o terminal...
Também não sei alterar bem as propriedades pela linha de comando.
Alguém pode auxiliar?

Em tempo: antes de postar, procurei solução por palavras-chaves como "ICEauthority" e "Nautilus criar pastas" - sem sucesso!

Antecipadamente grato!

Eu tive este mesmo problema, depois que realizei uma atualização.

Como não consegui resolver o problema, refiz a instalação do sistema formatando. E mantive a partição /home sem formatar. Depois de instalado apesar de ter perdido os programas que havia abaixado e os jogos também, mas voltou a funcionar normalmente novamente e com acesso normal aos meus arquivos. Inclusive escolhi a opção de importar os dados da conta do Windows e ela aparece no grub.

Meu HD esta particionado em 4 partes:

1) 90.000 MB (Windows Vista),
2) 70.000 MB (Ubuntu 9.10 recém formatado e instalado, montagem "/" com sistema ext4, unidade primária),
3) 89.000 MB ("/home" com o sistema ext4, com unidade lógica)
4) 1000 MB (swap, com unidade primária)

Antes de eu ter formatado e reinstalado a partição 2 dos 70.000 MB eu tinha todo Edubuntu e vários jogos que vim a perder com a formatação e reinstalação, pois não consegui sair deste problema. A única coisa que conseguia era indo pelo modo recover e entrando pela sessão de root. Assim, deixo esta possível solução com alguns viés de perder os programas instalados, mas não seus arquivos e configurações se deixou uma partição para a "/home".
Ubuntu 13.04 - Chromium !

Offline diego_maciel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Não consigo mais acessar o sistema
« Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 19:46 »
Estou com o mesmo problema... não consigo acessar o meu 9.10