Autor Tópico: Instalar Modem PCI SoftV92 (COM3) no Ubuntu + idioma + net discada  (Lida 5620 vezes)

Offline dantonrenato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • Tenho força de vontade! Só preciso da sua força!
    • Ver perfil
    • Estúdio Emílio Carlos


 ???
Há uma semana instalei o pacote Artistx, baseado no Ubuntu 8.04, que vem com quase 2500 programas no pacote.
Sou iniciante em linux e um entusiasta da proposta.
Mas por mais que eu pesquise não encontro um passo-a-passo pra quem está chegando agora.
Tenho 3 problemas para resolver:

1 - o idioma do ubuntu está em inglês. Pedi o portugues na instalação.
Agora o ubuntu me diz que faltam arquivos e me pede pra entrar na net para colocar o portugues em ação

2 - tenho um Modem PCI SoftV92 (COM3).
O CD de instalação contém um pacote para linux.
Mas... onde está o instalador (o famoso .exe)?
O ubuntu não reconheceu o modem e eu não sei nem por onde começar.
Por favor: preciso de um passo-a-passo mesmo, porque sei seguir o que você vai me ensinar - mas estou totalmente no escuro e só farei o que você me disser pra apertar. Por isso seja didático. MUITO OBRIGADO MESMO!

3 - aí chegamos no problema final: entrar na internet discada.
A minha internet é da telefonica, e eu uso dois discadores para a internet Ilimitada: i-sbt e ig.
Claro que os discadores não se instalam sozinhos no linux. E eu já varri a internet procurando um discador compatível. Não achei nada.

Juntei os 3 problemas de configuração num só porque todo iniciante leigo em linux vai passar por isso quando for instalar seu programa.
Com o auxílio de tutoriais consegui instalar o ubuntu. Mas falta material para confirgurar idioma + instalar modem + entrar na net discada Ilimitada.
Muito obrigado!!!

(Depois de uma semana procurando no google - que me remeteu até aqui várias vezes - e não ter conseguido resolver o problema (no google por exemplo só aparecem 3 resultados para o meu modem...) resolvi entrar e pedir help a todos.)
Ninguém sabe tanto que não precise de ninguém - nem tão pouco que não possa repartir o que sabe.

Offline dantonrenato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • Tenho força de vontade! Só preciso da sua força!
    • Ver perfil
    • Estúdio Emílio Carlos
Re: Instalar Modem PCI SoftV92 (COM3) no Ubuntu + idioma + net discada
« Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2009, 01:35 »
Usando informações que consegui aqui no forum obtive os seguintes resultados (e como foi dificil achar o Terminal...):

menu Aplicações > Acessórios > Consola ou Terminal) e digite os seguintes comandos :lspci

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82945G/GZ/P/PL Memory Controller Hub (rev 02)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller (rev 02)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) PCI Express Port 1 (rev 01)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) PCI Express Port 2 (rev 01)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 01)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 01)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 01)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 01)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB2 EHCI Controller (rev 01)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev e1)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801GB/GR (ICH7 Family) LPC Interface Bridge (rev 01)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) IDE Controller (rev 01)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801GB/GR/GH (ICH7 Family) SATA IDE Controller (rev 01)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) SMBus Controller (rev 01)
01:00.0 Multimedia audio controller: Fortemedia, Inc Xwave QS3000A [FM801] (rev b2)
01:00.1 Input device controller: Fortemedia, Inc Xwave QS3000A [FM801 game port] (rev b2)
01:01.0 Communication controller: Conexant Systems, Inc. Conexant SoftK56 Data/Fax Modem (rev 01)
02:00.0 Ethernet controller: Attansic Technology Corp. L2 100 Mbit Ethernet Adapter (rev a0)


depois digitando lspci -n consegui:

00:00.0 0600: 8086:2770 (rev 02)
00:02.0 0300: 8086:2772 (rev 02)
00:1c.0 0604: 8086:27d0 (rev 01)
00:1c.1 0604: 8086:27d2 (rev 01)
00:1d.0 0c03: 8086:27c8 (rev 01)
00:1d.1 0c03: 8086:27c9 (rev 01)
00:1d.2 0c03: 8086:27ca (rev 01)
00:1d.3 0c03: 8086:27cb (rev 01)
00:1d.7 0c03: 8086:27cc (rev 01)
00:1e.0 0604: 8086:244e (rev e1)
00:1f.0 0601: 8086:27b8 (rev 01)
00:1f.1 0101: 8086:27df (rev 01)
00:1f.2 0101: 8086:27c0 (rev 01)
00:1f.3 0c05: 8086:27da (rev 01)
01:00.0 0401: 1319:0801 (rev b2)
01:00.1 0980: 1319:0802 (rev b2)
01:01.0 0780: 14f1:2f50 (rev 01)
02:00.0 0200: 1969:2048 (rev a0)

Isso faz algum sentido?
Ninguém sabe tanto que não precise de ninguém - nem tão pouco que não possa repartir o que sabe.

alarcon

  • Visitante
Re: Instalar Modem PCI SoftV92 (COM3) no Ubuntu + idioma + net discada
« Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2009, 17:20 »
Veja este link:

https://help.ubuntu.com/community/DialupModemHowto/Conexant/


pegue o driver adequando para sua versão do Ubuntu e siga mais ou menos isso aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52862.0.html

Não faça tudo que é falado lá por que foi para o Ubuntu 9.04 32bits, mas ajuda a vc entender o ue tem de instalar e fazer além de instalar o driver conexant, pois vai precisa do discador gnome-ppp e configurar o mesmo.

O que é falado sobre a instalação do wvdial e suas dependencias no seu caso não seria necessário, pois usa uma versão anterior do Ubuntu que já vem com ele instalado.

Offline dantonrenato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • Tenho força de vontade! Só preciso da sua força!
    • Ver perfil
    • Estúdio Emílio Carlos
Re: Instalar Modem PCI SoftV92 (COM3) no Ubuntu + idioma + net discada
« Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2010, 09:39 »
Depois de muita ralação descobri qual é o meu modem:

Smartlink 2801
Pode ser V.90 ou V.92
Também está escrito 6793

Consegui o mini-cd original com o drive do modem para linux.
E pensei que isso era bom.
Mas não consigo instalar o drive.

No cd vem instruções e eu (via google) traduzi:

"MÉTODO A - obtido o pacote de driver no formato RPM:

1. instalar o rpm com "rpm-hsfmodem i-(versão). (arch) rpm."
2. Se necessário, execute "hsfconfig" para concluir a instalação, insira as informações de licença, ou alterar a configuração do seu modem.

Se você precisa reconstruir o RPM binário da fonte, você pode obter o pacote TAR e executar: "hsfmodem rpmbuild-também-(versão) tar.gz." (Se rpmbuild não for encontrado, você poderá ter de instalar o rpm-build pacote ou se você tiver uma versão mais antiga RPM, tente "rpm - rebuild ...")


MÉTODO B: Debian Package (*. deb)

Se você tiver obtido o pacote de driver no Debian formato:

1. instalará o pacote com "dpkg-i hsfmodem_ (version) _ (arch). deb", se o apt-get ou alguma outra ferramenta não tenha feito isso para você.
2. Se necessário, execute "hsfconfig" para concluir a instalação, insira as informações de licença, ou alterar a configuração do seu modem.
Se você precisa reconstruir o pacote Debian a partir da fonte, você pode obter o pacote TAR e executar a partir do diretório principal: "fazer debdist"


MÉTODO C: PACOTE TAR (*. tar.gz)

Se você tiver obtido o pacote de driver no formato tar:

1. Extraia o pacote com o "tar-xzf hsfmodem-(versão) tar.gz".
2. Mude para o directório pacote com "hsfmodem cd-(versão)"
3. executar "make install" no topo do diretório do pacote.
4. run "hsfconfig" para concluir a instalação e configurar o seu modem.

(Como alternativa a este processo todo pode gerar RPMS do pacote tar usando hsfmodem rpmbuild-ta-(versão) tar.gz. ") "

Como leigo no assunto não entendi nada - e assim continuo sem conexão discada - que é vital para mim.
Uso o Ubuntu 8.10.
Tenho gnome PPP e KPPP e tentei configura-los de acordo com video-aulas do you tube e tutoriais que eu pesquei na internet. Mas sempre o erro é o mesmo: os programas não reconhecem meu modem.

Agradeço muito pela ajuda que puderem me dar.
Ninguém sabe tanto que não precise de ninguém - nem tão pouco que não possa repartir o que sabe.

Offline dantonrenato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • Tenho força de vontade! Só preciso da sua força!
    • Ver perfil
    • Estúdio Emílio Carlos
Re: Instalar Modem PCI SoftV92 (COM3) no Ubuntu + idioma + net discada
« Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2010, 19:04 »
Descobri pelo terminal que o meu modem opera pelo Conexant (apesar do nome ser smartlink).
Procura daqui e dali consegui um programa da DELL em .deb que prometia fazer o danado funcionar.
Instalei pelo gerenciador de pacotes.
Iniciei o GnomePPP
Mandei identificar o modem automaticamente e deu o mesmo resultado de antes de instalar o tal programa:
Dipositivo: /dev/ttyUSB0

Daí cliquei em conectar e o resultado foi esse:

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L1DT36230300
--> Waiting for carrier.
ATM1L1DT36230300
NO CARRIER
--> No Carrier!  Trying again.
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Sat Jan  9 18:59:07 2010

E agora? Alarcom: me ajude.
Ninguém sabe tanto que não precise de ninguém - nem tão pouco que não possa repartir o que sabe.

alarcon

  • Visitante
Re: Instalar Modem PCI SoftV92 (COM3) no Ubuntu + idioma + net discada
« Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2010, 19:15 »
Nos links que te falei acima dá todas as dicas, mas como parece que vc não entendeu, vou tentar esclarecer um pouco mais.

Como parece que ao menos a instalação do driver conexant foi efetuada com sucesso, então faça exatamente o que falo aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52862.msg303249.html#msg303249

reinicie o seu PC e só então tente a conexão.

Se não funcionar e vc tiver aí instalado o discador gráfico gnome-ppp, vá no menu Aplicativos > Internet > GNOME PPP e na janela que abrir clique no botão Configuração, na próxima janela que abrir na aba Modem coloque como dispositivo isso /dev/ttySHSF0 ou clique em detectar. Na aba Opções deixe marcada a opção que fala em ignorar sequencias de terminal (modo burro) e deixe desmarcada a opção verificar portadora. O resto das configurações do discador gnome-ppp fica ao seu critério e gosto.


Caso mesmo assim ainda não funcione, então tente mais isso aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52862.msg303325.html#msg303325

que falo sobre o string de inicialização Init2

Veja que tudo isso eu já tinha falado, mostrando um link que fala sobre tudo isso.

PS: Também já tinha dito que seu modem é um Conexant e não um smartlink, por isso o link de driver para modem Conexant que tinha fornecido.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2010, 19:19 por alarcon »

Offline dantonrenato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • Tenho força de vontade! Só preciso da sua força!
    • Ver perfil
    • Estúdio Emílio Carlos
Re: Instalar Modem PCI SoftV92 (COM3) no Ubuntu + idioma + net discada
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2010, 19:56 »
Alarcon:

Obrigado mesmo pela atenção!


Será que a instalação do modem foi feita com sucesso?
Porque na verdade eu não consegui instalar o programa que veio para o Linux.
Não entendi nada das instruções - e assim nem tentei instalar.
A única possibilidade é se o Ubuntu 8.10 reconheceu automaticamente. Devo esclarecer que uso a suíte ArtistX 0.7, baseada no Ubuntu 8.10 - que vem com 2500 programas.
Assim não sei se o próprio ArtistX reconheceu o modem.

Eu configurei o GnomePPP de acordo com tutoriais e com 2 video-aulas que assisti no Youtube.
O resultado foi esse que postei hoje de manhã.

Agora eu segui fielmente as três fases que você me recomendou, uma por uma.
Infelizmente ainda não deu certo.
No registro do GnomePPP durante a tentativa de conexão - apareceu isso:

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: AT&FW3+MS=V90,1,28800,33600,28800,56000
AT&FW3+MS=V90,1,28800,33600,28800,56000
ERROR
--> Bad init string.
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: AT&FW3+MS=V90,1,28800,33600,28800,56000
AT&FW3+MS=V90,1,28800,33600,28800,56000
ERROR
--> Bad init string.
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: AT&FW3+MS=V90,1,28800,33600,28800,56000
AT&FW3+MS=V90,1,28800,33600,28800,56000
ERROR
--> Bad init string.


Enquanto isso o quadro de conexão fica escrito: "Conectando..."
Daí não volta para o quadro inicial do GnomePPP (onde tem as preferências).

Importante: quando eu coloquei na aba Modem como dispositivo isso /dev/ttySHSF0 o resultado foi que o Gnome não achou o modem.
Com isso cliquei em preferências em detectar (que foi sua segunda dica na mesma linha). Daí fomos para o resultado acima.

Hoje à tarde eu tinha instalado - ou tentado pelo menos - o programa da DELL:
hsfmodem_7.60.00.06oem_i386.deb
Também não houve resultado.

Daí ficou a dúvida: será que o Ubuntu reconheceu o modem?
Porque eu não sei instalar o drive dele, e todos os comandos que você orientou sobre login e senha já estavam corretos.
Mais uma vez obrigado!

Ninguém sabe tanto que não precise de ninguém - nem tão pouco que não possa repartir o que sabe.

Offline dantonrenato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • Tenho força de vontade! Só preciso da sua força!
    • Ver perfil
    • Estúdio Emílio Carlos
Re: Instalar Modem PCI SoftV92 (COM3) no Ubuntu + idioma + net discada
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2010, 20:28 »
Alarcon:

Como disse hoje à tarde eu instalei o programa do modem oferecido pela DELL.
Tentei reinstalar o programa que baixei da DELL e o gerenciador de pacotes mostra que ele já está instalado.
Conforme apareceu na minha pesquisa a única coisa que fiz ao final foi digitar BRAZIL, dar enter e então o programa foi dado como instalado.
Muita gente diz que esse programa grátis só faz 14kbps e que é preciso pagar 30 dólares para conseguir 54 kbps.

O que achei estranho é que:
- no meu pacote que veio junto com o cd de instalação aparece o mesmo pacote
- a diferença é que aparece um pacote hsfmodem-7.60.00.00oem.tar.gz, outro hsfmodem-7.60.00.00oem-1.i386.rpm, uma pasta hsfmodem-7.60.00.00oem e um documento HSF driver installation.doc

Foi por isso que não consegui vizualizar como instalar o modem até hoje a tarde.
Porque não aparecia um pacote .deb
Na pasta pasta hsfmodem-7.60.00.00oem tem outras pastas, entre elas uma escrito Debian. Mas nada que eu clicando 2 vezes se abra e se instale.

A dúvida ficou: será que o modem foi reconhecido pelo Ubuntu?
Será que eu instalei-o hoje a tarde com o pacote da DELL?
Será que o pacote da DELL é o mesmo do meu cd - ou seria melhor conseguir instalar o CD?

Obrigadoooo!
Ninguém sabe tanto que não precise de ninguém - nem tão pouco que não possa repartir o que sabe.

alarcon

  • Visitante
Re: Instalar Modem PCI SoftV92 (COM3) no Ubuntu + idioma + net discada
« Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2010, 12:16 »
Como vc fala isso:

Citar
Há uma semana instalei o pacote Artistx, baseado no Ubuntu 8.04, que vem com quase 2500 programas no pacote.

Estou supondo que seja o equivalente ao Ubuntu 8.04 32bits e então para ele o driver conexant que vc deve usar é esse aqui hsfmodem_7.68.00.09oem_i386.deb que vc pode baixar deste link:


http://linux.dell.com/files/ubuntu/hardy/modem-drivers/hsf/hsfmodem_7.68.00.09oem_i386.deb


Antes de instalar o driver é recomendável ter os seguintes pacotes instalados:

- gnome-ppp
- make
- gcc
- build-essential
- linux-headers-vesão_do_kernel

onde a parte que destaquei em vermelho no nome de um pacote, altera para o resultado do comando uname -r executado no terminal, este comando vai dar a versão do seu kernel. Por exemplo, se o resultado no comando uname -r desse  isso 2.6.28-11-generic o nome do último pacote seria linux-headers-2.6.28-11-generic ok.

Já que este seu linux, baseado no Ubuntu, já vem com muita coisa instalada, abra o Synaptic e procure pelos pacotes acima, se eles estiverem instalados terá um quadrado verde na frete do nome de cada pacote listado pelo procurar do Synaptic numa área logo abaixo.

O complicado seria ainda ter de instalar esses pacotes caso eles não estejam instalados, pois alguns deles podem ter como dependências outros e assim por diante numa reação em cadeia tornando o processo de download manual muito trabalhoso para se fazer por outro sistema operacional que acesse a internet e depois levar os pacotes para o linux e instalar.

Com tudo instalado e com o driver já baixado, abra um terminal e dentro da pasta que contém o driver hsfmodem_7.68.00.09oem_i386.deb execute o seguinte comando:

sudo dpkg -i hsfmodem_7.68.00.09oem_i386.deb

responda ao que for perguntado a vc. Caso não seja perguntado nada, digite:

sudo /usr/sbin/hsfconfig

e vá dando apenas enter para todas as perguntas para ficar com os valores padrões e apenas responda aquela sobre sua região, teclando BRAZIL com z mesmo e em maiúscula.


Feito tudo isso no terminal ainda faça:


Abre um terminal e digita:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

quando abrir o arquivo pap-secrets, coloque no final dele isso aqui:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

obviamente alterando os dois valores que estão entre aspas " " pelo seu nome de acesso do provedor (com o @ e domínio) e sua senha de acesso do provedor respectivamente. Observe a formatação indicada logo acima, veja que inicialmente tem seu nome de acesso entre aspas, depois um espaço, logo depois um asterisco, mais um espaço depois e por fim sua senha de acesso entre aspas. Salve e saia do arquivo em questão.

Ainda no terminal digite:

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets

e repita o mesmo procedimento anterior, ou seja:

quando abrir o arquivo chap-secrets, coloque no final dele isso aqui:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

obviamente alterando os dois valores que estão entre aspas " " pelo seu nome de acesso do provedor (com o @ e domínio) e sua senha de acesso do provedor respectivamente. Observe a formatação indicada logo acima, veja que inicialmente tem seu nome de acesso entre aspas, depois um espaço, logo depois um asterisco, mais um espaço depois e por fim sua senha de acesso entre aspas. Salve e saia do arquivo em questão.


sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd

e depois:

sudo gpasswd -a seu_usuário dip

onde o que destaquei em vermelho altera para o nome de seu usuário, aquele que vc digita para entrar no Ubuntu.

E reinicie o PC para que esta última operação tenha efeito e depois tente a conexão usando o discador gnome-ppp configurado conforme sua internet discada/região/provedor. Uma observação é a de que o seu nome de acesso do provedor (e senha) deve estar exatamente igual ao que é colocado nos arquivos pap-secrets e chap-secrets comentados anteriormente ok.

Se não funcionar e vc tiver aí instalado o discador gráfico gnome-ppp, vá no menu Aplicativos > Internet > GNOME PPP e na janela que abrir clique no botão Configuração, na próxima janela que abrir na aba Modem coloque como dispositivo isso /dev/ttySHSF0 ou clique em detectar. Na aba Opções deixe sempre marcada a opção que fala em ignorar sequencias de terminal (modo burro) e deixe desmarcada a opção verificar portadora. O resto das configurações do discador gnome-ppp fica ao seu critério e gosto.

E para finalizar, se nada dito anteriormente funcionar troque o Init2 padrão ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0 por este outro AT&FW3+MS=V90,1,28800,33600,28800,56000 seguindo esta dica aqui:

Abra um terminal (menu Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digite:

gedit .wvdial.conf

no arquivo de configurações do gnome-ppp que abrir procure pela linha:

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

troque por esta outra aqui:

Init2 = AT&FW3+MS=V90,1,28800,33600,28800,56000

salve e saia do arquivo.

Agora use o discador gnome-ppp outra vez e veja se consegue se conectar e permanecer conectado.

Se com tudo isso não for suficiente para fazer sua internet discada por modem Conexant funcionar, então sinto muito, mas não poderei mais ajudar, por alguns motivos, primeiro porque não tenho conexão discada faz tempo e quando tinha usava driver smartlink e portanto é com ele que tenho um maior conhecimento sobre ativação de modem discado, segundo por que vc usa uma outra distribuição linux que é baseada no Ubuntu, mas não sei se se comporta da mesma forma, se usa os mesmos repositórios, se os pacotes .deb são os mesmos e quais programas/aplicativos vc já tem instalados nele.

A única coisa que sei é que tudo que falei para o usuário riba.2 neste link aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52862.0.html

surtiram efeito para o seu modem Conexant e o Ubuntu 9.04 32bits.

PS: Não é que não queira ajudar, mas sim que tudo que sei para este tipo de modem funcionar no Ubuntu e que para alguns usuários foi suficiente para fazer funcionar, está documentado aqui e nos links que indiquei.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2010, 17:06 por alarcon »

Offline dantonrenato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • Tenho força de vontade! Só preciso da sua força!
    • Ver perfil
    • Estúdio Emílio Carlos
Re: Instalar Modem PCI SoftV92 (COM3) no Ubuntu + idioma + net discada
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2010, 17:19 »
Alarcon:

Errei: na verdade a versão do Ubuntu é o 8.10
Dei uma olhada no Synaptic e tenho os programas make e gcc
Mas não tenho:
- build-essential
- linux-headers-vesão_do_kernel

Entendi como achar a versão do kernel - e até já achei.
Mas... como é que instala isso?

Enquanto isso o erro do GnomePPP mudou:
agora quando tenta se conectar ele diz que não achou o modem.
Cliquei no comando para achar automaticamente o modem - ele diz que não encontrou.
Daí até mudei aquela linha:
Init2 = AT&FW3+MS=V90,1,28800,33600,28800,56000
E voltei para:
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

Dá na mesma: não encontra mais o modem.
Você não faz idéia de como estou agradecido a você.
Com certeza você é o cara que dá aquela força pra galera aqui e tem aquela paciência com iniciantes como eu.

Eu consigo uma internet 3G aqui pra instalar os programas que precisar.
Me fala como é que eu instalo os dois que faltam pra que eu possa seguir suas instruções.
Obrigadooooo!
Ninguém sabe tanto que não precise de ninguém - nem tão pouco que não possa repartir o que sabe.

alarcon

  • Visitante
Re: Instalar Modem PCI SoftV92 (COM3) no Ubuntu + idioma + net discada
« Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2010, 18:20 »
Alarcon:

Errei: na verdade a versão do Ubuntu é o 8.10
Dei uma olhada no Synaptic e tenho os programas make e gcc
Mas não tenho:
- build-essential
- linux-headers-vesão_do_kernel

Entendi como achar a versão do kernel - e até já achei.
Mas... como é que instala isso?

Enquanto isso o erro do GnomePPP mudou:
agora quando tenta se conectar ele diz que não achou o modem.
Cliquei no comando para achar automaticamente o modem - ele diz que não encontrou.
Daí até mudei aquela linha:
Init2 = AT&FW3+MS=V90,1,28800,33600,28800,56000
E voltei para:
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

Dá na mesma: não encontra mais o modem.
Você não faz idéia de como estou agradecido a você.
Com certeza você é o cara que dá aquela força pra galera aqui e tem aquela paciência com iniciantes como eu.

Eu consigo uma internet 3G aqui pra instalar os programas que precisar.
Me fala como é que eu instalo os dois que faltam pra que eu possa seguir suas instruções.
Obrigadooooo!


Já que vc possui é o Ubuntu 8.10, então mais do que nunca vc tem de ter os pacotes:


- gnome-ppp
- wvdial
- make
- gcc
- build-essential
- linux-headers-vesão_do_kernel

instalados aí. Se vc pode usar no seu Ubuntu outra forma de acesso a internet que não seja pela conexão discada com winmodems (softmodems), então abra o terminal e digite:

sudo apt-get update

sudo apt-get --assume-yes install make gcc build-essential gnome-ppp wvdial linux-headers-`uname -r`


copie e cole que é melhor para não haver qualquer erro de digitação nos comandos acima ok. Não se preocupe com os possíveis nomes de arquivos já instalados, coloquei aí só para garantir.

Nota: Se vc não tiver possibilidade se se conectar pelo Ubuntu, então veja o que falei aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,60789.msg343301.html#msg343301

não é para os mesmos pacotes que vc quer instalar, mas o procedimento seria o mesmo.

Agora baixe o driver hsfmodem-7.68.00.09oem.tar.gz deste link aqui:

http://linux.dell.com/files/ubuntu/hardy/modem-drivers/hsf/hsfmodem-7.68.00.09oem.tar.gz


baixe também o driver referente a sua versão de kernel deste link aqui:

http://www.linuxant.com/drivers/hsf/full/downloads-ubuntu-x86.php


depois descompacte ambos os driver, basta clicar com o botão direito do mouse sobre os drivers baixados e escolher a opção extrair aqui, será gerada uma pasta com o mesmo nome do driver sem a extensão .tar.gz e pelo que é falado aqui:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=6405320#post6405320

você terá de substituir, ou melhor, sobrescrever todo o conteúdo da pasta /modules/imported do driver conexant .deb referente a sua versão de kernel baixado deste último link (linuxant) pelo correspondente conteúdo da pasta /modules/imported do driver hsfmodem-7.68.00.09oem.tar.gz do primeiro link (dell).

Nota: este segundo driver parece-me que está em .deb, então vc tem de clicar nele com o botão direito do mouse e escolher extrair aqui, entrar na pasta resultante da descompactação e ir descompactando outras pastas até encontra a pasta comentada (/modules/imported) e fazer o que foi falado logo mais acima.

Depois disso vc deve entrar na pasta do driver conexant .deb descompactado (do último link) depois de feito essas mudanças faladas anteriormente e pelo terminal digitar:

sudo make install

e depois:

sudo hsfconfig


e fazer o resto como já comentado por mim nos textos anteriores.

PS: Parece que os procedimentos para o Ubuntu 8.10 ficaram mais complicados do que para o Ubuntu 7.10, Ubuntu 8.04  e Ubuntu 9.04, pelo menos é o que aparenta por este link aqui:

https://help.ubuntu.com/community/DialupModemHowto/Conexant/
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2010, 20:51 por alarcon »

Offline dantonrenato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • Tenho força de vontade! Só preciso da sua força!
    • Ver perfil
    • Estúdio Emílio Carlos
Re: Instalar Modem PCI SoftV92 (COM3) no Ubuntu + idioma + net discada
« Resposta #11 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 09:50 »
Alarcon:

Tentei, tentei e não consegui mesmo.
Acabei comprando um modem da Oi 3G.
Agradeço demais seu esforço e ajuda!
Ninguém sabe tanto que não precise de ninguém - nem tão pouco que não possa repartir o que sabe.