Autor Tópico: [Resolvido] Conexão com o Nokia 1508i da Embratel. Disca, mas fica sem net...  (Lida 10244 vezes)

Offline Adailton_Melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
    • Preparando a Hospitalidade para o mundo globalizado
Olá a todos.

Eu havia criado outro tópico onde, ( http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,62177.0.html ) como leigo que sou, estava quebrando a cabeça pra fazer funcionar a internet discada da Embratel pelo Karmic Koala. Descobri que o problema era que essa versão do Ubuntu, originalmente não traz com ela o gnome-ppp instalado. Ainda quebrando muito a cabeça, consegui instalar o gnome-ppp off line mesmo.

Bom, consegui fazer as configurações para possibilitar as discagens e tudo mais. Mas, ainda persistem dois problemas. Um deles já foi relatado em diversos outros fóruns e artigos e tudo indica é que até agora não tem como resolver. É que o modem só é reconhecido, quando primeiro se dá o boot pelo XP, discar o Nokia 1508i, reiniciar, iniciar pelo Ubuntu e partir daí sim é que o modem passa ser reconhecido.

O segundo problema é que acontece a discagem, o celular acusa tráfego de rede e tal, mas internet no PC nada.

Vou repassar pra vocês o log do terminal do comando wvdial. Eu não entendo lhufas do que está sendo descrito aí embaixo. Eu suponho que falta muito pouco pra eu conseguir me conectar:

adailton@adailton-desktop:~$ wvdial giro
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATDT#777
--> Waiting for carrier.
ATDT#777
CONNECT
~[7f]}#@!}!} } }=}!}$}%\}"}&} } } } }#}%B#}%}%}&} L7=}'}"}(}"K2~
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Unable to run /usr/sbin/pppd.
--> Check permissions, or specify a "PPPD Path" option in wvdial.conf.
~[7f]}#@!}!}!} }=}!}$}%\}"}&} } } } }#}%B#}%}%}&} L:n}'}"}(}"q+~~[7f]}#@!}!}"} }=}!}$}%\}"}&} } } } }#}%B#}%}%}&} L[06]}$}'}"}(}"
e~~[7f]}#@!}!}#} }=}!}$}%\}"}&} } } } }#}%B#}%}%}&} L
S}'}"}(}"^_~~[7f]}#@!}!}$} }=}!}$}%\}"}&} } } } }#}%B#}%}%}&} LB4}'}"}(}"b}2~
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATDT#777
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATDT#777
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATDT#777
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATDT#777
--> Waiting for carrier.
~[7f]}#@!}!} } }=}!}$}%\}"}&} } } } }#}%B#}%}%}&} M}]^}'}"}(}"k0~~[7f]}#@!}!}!} }=}!}$}%\}"}&} } } } }#}%B#}%}%}&} M?[08]}'}"}(}"}(:~~[7f]}#@!}!}"} }=}!}$}%\}"}&} } } } }#}%B#}%}%}&} M-r}'}"}(}"q|~~[7f]}#@!}!}#} }=}!}$}%\}"}&} } } } }#}%B#}%}%}&} M[19]'}'}"}(}"%6~~[7f]}#@!}!}$} }=}!}$}%\}"}&} } } } }#}%B#}%}%}&} MU=}'}"}(}"[10][07]~
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATDT#777
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATDT#777
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATDT#777
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATDT#777
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATDT#777
--> Waiting for carrier.
~[7f]}#@!}!} } }=}!}$}%\}"}&} } } } }#}%B#}%}%}&} N[u}'}"}(}"7(~~[7f]}#@!}!}!} }=}!}$}%\}"}&} } } } }#}%B#}%}%}&} Ni[1a]}'}"}(}"5h~~[7f]}#@!}!}"} }=}!}$}%\}"}&} } } } }#}%B#}%}%}&} N[01]o}'}"}(}"j"~
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2010, 02:48 por Adailton_Melo »
Adailton Melo

alarcon

  • Visitante
Re: Conexão discada com o Nokia 1508i da Embratel. Disca, mas fica sem net...
« Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2010, 17:45 »
vê se nas configurações do discador gnome-ppp, aba Opções está marcada a opção ignorar sequências de terminal (modo burro) e veja se isso resolve.

Caso não, então ainda execute mais estes comandos:

sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd

sudo gpasswd -a adailton dip



Para estes dois últimos comandos de terminal é necessário reiniciar o PC.


===Editado===

Vejo que ao invés de vc usar o discador gnome-ppp, vc está é usando diretamente o wvdial (adailton@adailton-desktop:~$ wvdial giro) via terminal, então a opção que falei acima para o discador gnome-ppp é chamada de Stupid Mode = on no arquivo de configuração do wvdial.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2010, 18:15 por alarcon »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Conexão discada com o Nokia 1508i da Embratel. Disca, mas fica sem net...
« Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2010, 19:15 »
Só o root pode executar o pppd. Por isso vc não consegue conectar.

Sugestão: rode o wvdial como root, que assim o pppd será executado na boa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Adailton_Melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
    • Preparando a Hospitalidade para o mundo globalizado
Re: [Resolvido] Conexão com o Nokia 1508i da Embratel. Disca, mas fica sem net..
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 03:20 »
Não tenho palavras para agradecer. Consegui resolver os problemas e conectar a internet com o meu Nokia 1508i da Embratel no Ubuntu 9.10. Uhuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ;D

Fiquei maravilhado por ter conseguido, depois de tanta trabalheira...

Fiz o que o Zekkerj sugeriu: rodei o wvdial como root e pimba!!!!!!!! Também marquei no gnome-ppp o que o Alarcon sugeriu:
aba Opções está marcada a opção ignorar sequências de terminal (modo burro)

Mas, ainda não tentei conectar com gnome-ppp, por isso ainda não tenho como comentar o resultado.

Baseado no que eu vivenciei e também no que fui assessorado aqui pelos colegas do fórum, esta semana vou montar um tutorial completo de como conectar a internet discada da Embratel no Ubuntu 9.10 e postar aqui.  ;)

 ??? Só me resta ainda uma pequena dúvida: o comando "modprobe usbserial vendo=0×0421 product=0×18f" cria os dispositivos "/dev/ttyUSB0 e /dev/ttyUSB1". Só que eles desaparecem toda vez que eu reinicio a máquina e preciso sempre executar esse mesmo comando pra fazer eles aparecerem de novo. Executar esse comando como root pode fazer fixar esses dispositivos ou tem algum outro modo?

 ??? Outra dúvida: rodar o wvdial como root e conectar a internet, deixa a minha máquina vulnerável a vírus ou a invasões?

Quanto ao problema de conectar primeiro com o XP pra depois conectar com o Ubuntu, me parece que até agora não foi encontrado nenhuma solução.

Agradecimentos especiais ao Alarcon, porque, foi com a assessoria dele que eu consegui instalar o gnome-ppp off line e ao Zekkerj que me deu a dica de fazer rodar o wvdial como usuário root.
Adailton Melo

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [Resolvido] Conexão com o Nokia 1508i da Embratel. Disca, mas fica sem net...
« Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 09:08 »
Citar
Só me resta ainda uma pequena dúvida: o comando "modprobe usbserial vendo=0×0421 product=0×18f" cria os dispositivos "/dev/ttyUSB0 e /dev/ttyUSB1". Só que eles desaparecem toda vez que eu reinicio a máquina e preciso sempre executar esse mesmo comando pra fazer eles aparecerem de novo. Executar esse comando como root pode fazer fixar esses dispositivos ou tem algum outro modo?
Não, esse comando é igual ao "ifconfig": só vale até desligar/reiniciar a máquina.

Mas, já que vc tomou gosto pela aventura e resolveu desbravar os sertões ;D quer encarar mais um teste?

crie o arquivo "/etc/udev/rules.d/95-modem-discado.rules com o conteúdo abaixo:

Código: [Selecionar]
ACTION!="add", GOTO "Fim_Regra"
SUBSYSTEMS=="usb", ATTRS{idVendor}=="0421", ATTRS{idProduct}=="018f", RUN+="modprobe usbserial vendor=0x018f product=0x0421"
LABEL="Fim_Regra"

Daí reinicie o sistema, e diga se o modem passa a funcionar sem que vc precise rodar o tal comando.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

alarcon

  • Visitante
Re: Conexão discada com o Nokia 1508i da Embratel. Disca, mas fica sem net...
« Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 10:19 »
Só o root pode executar o pppd. Por isso vc não consegue conectar.

Sugestão: rode o wvdial como root, que assim o pppd será executado na boa.

Isso que falei:

Citar
Caso não, então ainda execute mais estes comandos:

sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd

sudo gpasswd -a adailton dip


Para estes dois últimos comandos de terminal é necessário reiniciar o PC.

resolve o problema de só se conectar como root, pelo menos para o gnome-ppp, mas como ele é apenas uma interface gráfica para o wvdial creio que irá resolver para ele também.

Veja que pelo segundo comando estou adicionando o usuário (no caso em questão o adailton) ao grupo dip que é um grupo relacionado a conexão.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2010, 10:23 por alarcon »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [Resolvido] Conexão com o Nokia 1508i da Embratel. Disca, mas fica sem net...
« Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 10:27 »
alarcon, não sei se liberar a execução do pppd para o usuário vai resolver outras questões como a criação da interface ppp0...

Claro que poderíamos tentar ativar o SUID para o pppd, mas eu sinceramente não acho que isso seja uma boa idéia...  :-[ :P
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

alarcon

  • Visitante
Re: [Resolvido] Conexão com o Nokia 1508i da Embratel. Disca, mas fica sem net...
« Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 11:10 »
alarcon, não sei se liberar a execução do pppd para o usuário vai resolver outras questões como a criação da interface ppp0...

Claro que poderíamos tentar ativar o SUID para o pppd, mas eu sinceramente não acho que isso seja uma boa idéia...  :-[ :P

esses comandos resolvem o problema para as conexões discadas por softmodems (ou winmodems).

Eles são recomendados pelo arquivo de texto chamado wvdial.txt criado pelo script ScanModem:


Citar
Modem usage is accomplished through drivers, sometimes some helper software,
and the core communication work horse "pppd". Usually it will be found at
/usr/sbin/pppd with permissions shown on my Ubuntu system by:
$ ls -l /usr/sbin/pppd
-rwsr-xr--  1 root dip 257720 2006-07-05 08:58 /usr/sbin/pppd
The s means "sticky" meaning only one person can use pppd at a time.
As installed, it requires Root/Adm permissions to use pppd, directly or
through front end dialer tools.  This is a security precaution common to
all COMM channels. But if you want to enable a simple User to dialout,
as is basically OK for a single user PC, do:
$ su - root
# chmod a+x /usr/sbin/pppd
or for Ubuntu:
$ sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd
after which there will be seen:
$ ls -l /usr/sbin/pppd
-rwsr-xr-x  1 root dip 257720 2006-07-05 08:58 /usr/sbin/pppd
with the last x meaning any one can execute pppd, either directly or
much more commonly through a front end dialer such as wvdial of KPPP.


Em relação ao comando:

sudo gpasswd -a adailton dip

penso que é sempre melhor adicionar o usuário a um grupo relativo a conexão do que ficar usando o superusuário, pois esse grupo de conexão pode ter as restrições necessárias para outras coisas que não a conexão, enquanto que usar como root, em teoria, poderia estar mais vulnerável. Penso que também é essa a finalidade de se criar grupos para determinadas funções e ir adicionando apenas alguns usuários necessários ao acesso a determinada função do sistema. Se não me falha a memória o comando de terminal para configurar conexões discadas por softmodems adiciona o usuário no grupo dip para se usar o comando pon e poff sem ser como root (sudo pon ou sudo poff).
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2010, 11:20 por alarcon »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [Resolvido] Conexão com o Nokia 1508i da Embratel. Disca, mas fica sem net...
« Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 11:37 »
Citar
$ ls -l /usr/sbin/pppd
-rwsr-xr-x  1 root dip 257720 2006-07-05 08:58 /usr/sbin/pppd

Vê só, esse pppd está com "suid". Mas ele aí está com execução pública geral, e não apenas pro grupo "dip"...

Eu, em minha máquina, configuraria o "sudo" pra liberar os comandos "pon" e "poff", pra quem fosse membro do grupo "dip" ou "dialup".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Adailton_Melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
    • Preparando a Hospitalidade para o mundo globalizado
Re: [Resolvido] Conexão com o Nokia 1508i da Embratel. Disca, mas fica sem net..
« Resposta #9 Online: 02 de Fevereiro de 2010, 16:26 »
Olá Alarcon e Zekkerj. Essa troca de figurinhas tá me xingando todo...  ;D ;D ;D Tô batalhando para daqui a algum tempo estar mais inteirado...

Mas, vamos lá. Zekkerj, eu criei o arquivo que vc sugeriu:


crie o arquivo "/etc/udev/rules.d/95-modem-discado.rules com o conteúdo abaixo:

Código:

ACTION!="add", GOTO "Fim_Regra"
SUBSYSTEMS=="usb", ATTRS{idVendor}=="0421", ATTRS{idProduct}=="018f", RUN+="modprobe usbserial vendor=0x018f product=0x0421"
LABEL="Fim_Regra"

Mas, o ttyUSB0 continua desaparecendo após reiniciar a máquina.

Alarcon. Executei todos os comandos que você mencionou, mas só estou conseguindo me conectar com o wvdial e somente como usuário root.
Com o gnome-ppp só acontece a discagem, mas fica sem net. Com o wvdial tá beleza a conexão, mas, só fico receoso em estar conectado com o terminal rodando uma aplicação como usuário root. Ah, também não sei como faço para desconectar pelo wvdial.

Uma alegria para um usuário com menos de 15 dias. Meu PC não pode rodar o Compiz, porque não tenho placa 3D, porém consegui instalar o Docky e minha área de trabalho está linda.  :D :D :D

Estou com um outro problema. Minha impressora HP P1005 está instalada, só que não imprime. Ainda vou tentar seguir alguns tutoriais que tratam disso, mas vocês têm alguma sugestão por agora?

Abraços!!!!

Adailton Melo

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [Resolvido] Conexão com o Nokia 1508i da Embratel. Disca, mas fica sem net...
« Resposta #10 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 10:09 »
Citar
Ah, também não sei como faço para desconectar pelo wvdial.
Essa é difícil. CTRL-C nele. ;)

Citar
Estou com um outro problema. Minha impressora HP P1005 está instalada, só que não imprime. Ainda vou tentar seguir alguns tutoriais que tratam disso, mas vocês têm alguma sugestão por agora?
Abrir tópico na seção apropriada. Comentar sobre isso aqui só vai aumentar a confusão. ;) ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D