Autor Tópico: A esperança do MySQL  (Lida 5834 vezes)

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
A esperança do MySQL
« Online: 31 de Janeiro de 2010, 10:40 »
Eu não consegui achar nenhuma matéria que me ajudasse a importar uma tabela do MS Access dentro do OpenOffice Banco de Dados. Estava pensando em desistir do Ubuntu e ficar com o velho e tradicional Windows da Microsoft. O problema é que aprendi a gostar do Ubuntu tanto quanto o Windows - mas para você tirar o proveito desses dois sistemas, você precisa estudar mais.

E esse é o kernel do meu problema: eu detesto ler, ainda mais textos em inglês. Mas esse fórum aqui é bacana, tem muita orientação que me ajudou, inclusive hoje consigo até rodar um DVD. Lá no Windows, eu tenho um programa chamado iTunes, mas aqui no Ubuntu, eu não sei como conseguir um programa similar àquele, sem precisar usar o Wine, o emulador do Windows - isso não é importante, já que eu tenho o meu iPhone para alegrar o porão onde eu moro.

Mas foi ontem que a Santa Tereza de Ávila decidiu dar uma luz para mim, ela me fez lembrar de um famoso programa que o pessoal usa na Internet, chamado MySQL. Pensei comigo, que bom seria se o Ubuntu rodasse o MySQL.

Hoje de manhã, pelo Google, achei a página http://winxlinux.com/instalando-mysql-no-ubuntu/ e lá ele me orientou a instalar o MySQL pelo comando $ sudo apt-get install mysql-server. Rápido e fácil, inclusive consegui até ativar o prompt do MySQL.

Mas, e daí? O que é que faço agora? Como é que crio uma tabela? Como é que coloco as informações nessa tabela? Como é que pego as informações que armazenei no MS Acess e coloco no MySQL? E na tela do terminal, eu só tinha isso:

MySQL>

e um cursor piscando, piscando e piscando.

De volta ao fórum e ao Google, encontrei várias páginas que me incentivaram a instalar Apache, PHP, e um outro que esqueci o nome que botava um console na tela do navegador para administrar o MySQL.  E em todos os testes, o Ubuntu disse que fui reprovado, que instalei tudo errado, mesmo usando o clássico [CTRL]+[C] e o [CTRL]+[SHIFT]+[V]. Enfim, fiquei frustrado. Eu achava um absurdo ter que instalar um servidor web aqui no Ubuntu para poder utilizar o MySQL.

Foi aí que Santa Tereza de Ávila mandou mais uma luz, me fez lembrar do Dr Esio Lopes que sustenta a tese de que todo internauta é um idiota e não sabe fazer a pergunta certa ao Google. Então simplifiquei a procura para "MySQL para iniciantes", e assim cheguei à página http://upsys.org/blog/2007/10/27/mysql-para-iniciantes-parte-1/

Com alguns exemplos bem simples, tudo o que o rapaz afirma é que o MySQL tem comandos básicos que criam tabelas, editam registros, importam dados e executa consultas, tudo pelo seu próprio prompt, basta respeitar a sua sintaxe. Ou seja, o Ubuntu é tão bom quanto o Windows, mas a coisa mais importante é não entrar em pânico. Nenhum sistema operacional tem tecnologia suficiente para adivinhar o que o usuário precisa.

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Re: A esperança do MySQL
« Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2010, 12:13 »
Olá

O Base do OpenOffice importa planilhas Excel sem problemas.

Basta copiar a planilha e colar no Base.

Talvez você possa exportar sua tabela em Access para o Excel e depois acessá-la pelo Base.

Flavio

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: A esperança do MySQL
« Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2010, 13:28 »
Olá, Flávio,

Você tem toda razão. Pelo Access, consegui exportar a tabela para o Excel. Depois selecionei todos os dados, copiei, e na janela do Base, Tabelas, usei editar colar, ou seja, o Base presume que eu quero criar uma tabela baseado nas informações que copiei da planilha, inclusive ele até define a estrutura dos dados bem como herda o nome dos campos.

Não querendo abusar da sua vontade, queria saber se é possível vincular uma tabela do Base num outro banco de dados do Base. Um forte abraço, e muito, mas muito obrigado mesmo. Agora, vou deixar o MySql de lado, por enquanto.

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Re: A esperança do MySQL
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 11:37 »
Olá

Você pode colar uma tabela de um banco de dados em outro banco de dados, sem problema.

O Base tem ferramentas de relacionamento entre tabelas, de modo que você pode usar duas tabelas
para criar uma consulta que tenha dados das duas.

Flavio

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: A esperança do MySQL
« Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 01:55 »
Hoje, consegui montar o meu primeiro banco de dados no MySQL.
Foram os seguinte comandos que utilizei:

$ mysql -u root -p

em seguida, ele pede a senha e traz o prompt do MySql.

mysql > create database frutas;
mysql > grant all on frutas.* to frank@localhost identified by 'senha';
mysql > use frutas;
mysql > create table tblfrutas (nome varchar(20), preco float);
mysql > primary key (nome);
mysql > insert into tblfruta values ('maçã',1.00);
mysql > insert into tblfruta values ('banana',0.50);

Note que há sempre um ponto e vírgula no final de cada comando, caso você esqueça desse sinal, o interpretador do MySQL vai entender que você quer continuar na próxima linha, que vai aparecer assim:

 >

Nesse caso, basta colocar ; e dar um [ENTER]. Se ele der mensagem de erro, execute o comando novamente, não esquecendo do ponto e vírgula. Para saber se a banana e a maçã está na tabela tblfruta do banco de dados frutas, execute o seguinte comando:

mysql > select * from tblfruta;

O meu próximo passo é conectar o OpenOffice Base com o servidor MySQL, ele já vem com o conector embutido. Até o presente momento, eu descobri que só é possível fazer a conexão, quando você abre um novo banco de dados através de Aplicativos > Escritório > OpenOffice Banco de Dados, e na primeira janela você seleciona a opção de conexão, e na caixa de texto, você seleciona MySQL, mas tem um monte de caixas para você preencher. Eu fiz um monte de testes, e todos falharam. Depois de cinco horas, eu vi um texto dizendo que preciso instalar o conector MySQL/J e o conector MySQL/ODBC, ou preciso configurar o servidor MySQL trabalhar com o protocolo TCP/IP ao invés de sockets. Enfim, isso vou deixar para a próxima crônica, se eu conseguir conectar.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2010, 01:59 por Frank K Hosaka »

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: A esperança do MySQL
« Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 02:55 »
Hoje, baixei o Java no meu Ubuntu, seguindo as orientações dessa página:
http://wiki.ubuntu-br.org/Java

Deu quase tudo certo, menos a última linha.

Teimoso que sou, instalei o conector MySQL/J, seguindo as orientações dessa página:
http://wiki.services.openoffice.org/wiki/Connect_MySQL_and_Base

Note que essa última página traz orientações para o Linux e não o Ubuntu especificamente. Fiz as minhas adaptações, e finalmente consegui conectar o OpenOffice Base ao banco de dados frutas que criei no MySQL.

Eu lembro que recebi mensagem de erro no MySQL, quando criei o campo "preço" no banco de dados. Tive que mudar para "preco", eliminando o c cedilha. Na janela do OpenOffice Banco de Dados, encontrei outro problema. A palavra maçã apareceu todo garranchado. Ou seja, não dá para usar a ortografia brasileira nem no campo nome e nem nos registros. O mais grave de todos é que não dá para editar, adicionar, qualquer registro.

É óbvio que alguma coisa errada eu fiz, mas estou contente em saber que é possível conectar o banco de dados do OpenOffice com o MySQL. Assim que descobrir como editar um registro no MySQL através do OpenOffice, eu continuarei a escrever. Até lá, um forte abraço a todos,
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2010, 02:57 por Frank K Hosaka »