Autor Tópico: nao consigo instalar o driver de audio  (Lida 6085 vezes)

Offline sergiockd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
nao consigo instalar o driver de audio
« Online: 23 de Abril de 2012, 10:38 »
Bom dia pessoal,eu sou um usuario novato do Ubuntu a menos de uma semana que eu instalei o 12.04 e estou com um problema está sem "som" sem audio minha placa mãe é uma ASUS onboard M2N-SE PLUS e eu já tentei de tudo e nao consigo colocar o audio pra rodar fui em outros foruns mas não obtive sucesso espero que com a ajuda de vcs usuarios mais experientes eu consiga resolver isso e por favor se eu estiver postando em lugar errado me desculpem,no mais um abraço a todos vcs!

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: nao consigo instalar o driver de audio
« Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2012, 11:11 »
Você já verificou alí na barra superior se está em "mudo" o ícone de audio?



Abç.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: nao consigo instalar o driver de audio
« Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2012, 11:12 »
Não sei se posso te ajudar agora pois estou no trabalho, mas a minha placa mãe é praticamente igual a sua, só que feita no Brasil
e o áudio e detecatado automaticamente em todas as distros que já testei com ela desde que adiquiri.
Não sei se ajuda, mas caso você tenha algum conhecimento básico, de uma olhada nas configurações do BIOS desta placa,
mas precisamente em em Advanced->Chipset->South Bridge Configuration->AZALIA AUDIO
Verifique se está habilitado, a minha fica em Auto, se não for isto, aí não sei o que te dizer pois esta placa é 100% compatível Linux.
a única diferença da sua para a minha é que a Plus suporta processadores AM3 e tem capacidade para até 8GB, a minha só suporta 4GB e talvez uma coisinha aqui e outra ali, mas o chip de áudio com certeza absoluta é o mesmo o famoso AC97 caso queira comparar.
Sua
http://br.asus.com/Motherboards/AMD_AM2Plus/M2N68AM_PLUS/#specifications
Minha
http://br.asus.com/Motherboards/AMD_AM2Plus/M2N68AM_SE2/#specifications
« Última modificação: 23 de Abril de 2012, 15:35 por Xterminator »

Offline sergiockd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: nao consigo instalar o driver de audio
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2012, 12:24 »
Você já verificou alí na barra superior se está em "mudo" o ícone de audio?

então luis foi a primeira coisa que eu verifiquei hehehe nao está em mudo ^^

Abç.

Offline sergiockd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: nao consigo instalar o driver de audio
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2012, 12:26 »
Não sei se posso te ajudar agora pois estou no trabalho, mas a minha placa mãe é praticamente igual a sua, só que feita no Brasil
e o áudio e detecatado automaticamente em todas as distros que já testei com ela desde que adiquiri.
Não sei se ajuda, mas caso você tenha algum conhecimento básico, de uma olhada nas configurações do BIOS desta placa,
mas precisamente em em Advanced->South Bridge Configuration->AZALIA AUDIO
Verifique se está habilitado, se não for isto, aí não sei o que te dizer pois esta placa é 100% compatível Linux.
a única diferença da sua para a minha é que a Plus suporta processadores AM3 e tem capacidade para até 8GB, a minha só suporta 4GB e talvez uma coisinha aqui e outra ali, mas o chip de áudio com certeza absoluta é o mesmo o famoso AC97 caso queira comparar.
Sua
http://br.asus.com/Motherboards/AMD_AM2Plus/M2N68AM_PLUS/#specifications
Minha
http://br.asus.com/Motherboards/AMD_AM2Plus/M2N68AM_SE2/#specifications


Pronto qndo eu chegar hj em casa (estou no trabalho) eu vou verificar isso valeu mesmo,eu tambem estou estranhando o pq nao ta pegando o som =(

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: nao consigo instalar o driver de audio
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2012, 12:53 »
Não sei se posso te ajudar agora pois estou no trabalho, mas a minha placa mãe é praticamente igual a sua, só que feita no Brasil
e o áudio e detecatado automaticamente em todas as distros que já testei com ela desde que adiquiri.
Não sei se ajuda, mas caso você tenha algum conhecimento básico, de uma olhada nas configurações do BIOS desta placa,
mas precisamente em em Advanced->South Bridge Configuration->AZALIA AUDIO
Verifique se está habilitado, se não for isto, aí não sei o que te dizer pois esta placa é 100% compatível Linux.
a única diferença da sua para a minha é que a Plus suporta processadores AM3 e tem capacidade para até 8GB, a minha só suporta 4GB e talvez uma coisinha aqui e outra ali, mas o chip de áudio com certeza absoluta é o mesmo o famoso AC97 caso queira comparar.
Sua
http://br.asus.com/Motherboards/AMD_AM2Plus/M2N68AM_PLUS/#specifications
Minha
http://br.asus.com/Motherboards/AMD_AM2Plus/M2N68AM_SE2/#specifications


Pronto qndo eu chegar hj em casa (estou no trabalho) eu vou verificar isso valeu mesmo,eu tambem estou estranhando o pq nao ta pegando o som =(
Só uma pequena, mas importante observação, se você tiver uma placa de vídeo recente e a mesma estiver ligada via HDMI, pode haver alguma configuração extra que tenha que fazer, por exemplo no meu caso eu tenho uma radeon HD6670 quando deixo ela ligada via HDMI o som AC97 fica mudo automaticamente, isto independente do sistema operacional, mas se você esta utilizando só os dispositivos onboard da placa mãe você pode ignorar este comentário.

Offline sergiockd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: nao consigo instalar o driver de audio
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2012, 13:51 »
Não sei se posso te ajudar agora pois estou no trabalho, mas a minha placa mãe é praticamente igual a sua, só que feita no Brasil
e o áudio e detecatado automaticamente em todas as distros que já testei com ela desde que adiquiri.
Não sei se ajuda, mas caso você tenha algum conhecimento básico, de uma olhada nas configurações do BIOS desta placa,
mas precisamente em em Advanced->South Bridge Configuration->AZALIA AUDIO
Verifique se está habilitado, se não for isto, aí não sei o que te dizer pois esta placa é 100% compatível Linux.
a única diferença da sua para a minha é que a Plus suporta processadores AM3 e tem capacidade para até 8GB, a minha só suporta 4GB e talvez uma coisinha aqui e outra ali, mas o chip de áudio com certeza absoluta é o mesmo o famoso AC97 caso queira comparar.
Sua
http://br.asus.com/Motherboards/AMD_AM2Plus/M2N68AM_PLUS/#specifications
Minha
http://br.asus.com/Motherboards/AMD_AM2Plus/M2N68AM_SE2/#specifications


Pronto qndo eu chegar hj em casa (estou no trabalho) eu vou verificar isso valeu mesmo,eu tambem estou estranhando o pq nao ta pegando o som =(
Só uma pequena, mas importante observação, se você tiver uma placa de vídeo recente e a mesma estiver ligada via HDMI, pode haver alguma configuração extra que tenha que fazer, por exemplo no meu caso eu tenho uma radeon HD6670 quando deixo ela ligada via HDMI o som AC97 fica mudo automaticamente, isto independente do sistema operacional, mas se você esta utilizando só os dispositivos onboard da placa mãe você pode ignorar este comentário.
Eu possuo uma placa de video sim mas ela é antiga é uma HD4350 =( (preciso de outra urgente!)
e ela nao está no HDMI e sim no VGA e como vc disse independente do SO com o Win7 eu não tive esse problema por conta da placa, porem eu confesso que qndo instalei o Win7 (antes eu usava o vista) o driver de som não pegava nem a pau! ai eu tive que baixar um atualizado no site da ASUS.

Offline SuporteTecnicoID

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: nao consigo instalar o driver de audio
« Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2012, 13:39 »
Bom dia pessoal,eu sou um usuario novato do Ubuntu a menos de uma semana que eu instalei o 12.04 e estou com um problema está sem "som" sem audio minha placa mãe é uma ASUS onboard M2N-SE PLUS e eu já tentei de tudo e nao consigo colocar o audio pra rodar fui em outros foruns mas não obtive sucesso espero que com a ajuda de vcs usuarios mais experientes eu consiga resolver isso e por favor se eu estiver postando em lugar errado me desculpem,no mais um abraço a todos vcs!

Muitos são os tipos de configurações, para o audio, um dos mais irritantes é termos de usar o alsamixer pelo terminal ( da pra fazer a chamada dele usando o comando xterm -e "alsamixer" ai abre uma telinha "tipo TUI" e pro usuario fica facil ) ativando o item Independent HP e ai isto ativa a saida de som......infelizmente usando recursos graficos como do gnome-alsamixergui não ativa não consegue controlar esta opção.....mas é isto ai....aqui no Linux KDu ja é nativo isto de usar o alsamixer........que também ja esta na nova versão KDu-2.0-Alpha5.

atenciosamente...

SuporteTecnicoID