Eu uso o vim, mas é em modo texto e não é fácil de usar (embora seja extremamente prático).
Eu também uso o Eclipse com o complemento eclipse-cdt. No ubuntu 9.04 você instala esse complemento pelo apt-get.
Já no 9.10 tem que usar o sistema interno do eclipse de instalar plugins:
help -> install new software
No botão Add abrirá uma nova janela digite qualquer coisa em Name e digite
http://download.eclipse.org/releases/galileo/ em url, clique em ok
Expanda a opção Programming languages e selecione Eclipse C/C++ Development Tools
Depois clique Next e espere o download e a instalação.
O Eclipse completa o código de maneira perfeita, e indica diversos erros como quando se esquece um ponto e vírgula. Mas não tem como indicar tantos erros como indicado em Java ou C#, pois diversas características dessas linguagens são voltadas para ajudar a IDE.
A IDE mais parecida com o Visual Studio que você vai encontrar é o NetBeans. Os plugins do eclipse podem ser modificados para funcionarem no netbeans de maneira muita fácil, então você encontra as mesmas características do eclipse nesta IDE.
Duas últimas coisas: se você deseja fazer programas com interface gráfica o anjuta é uma boa para começar, depois de um tempo instale o complemento do glade no eclipse.
Se quiser programar em C# no linux existe o monodevelop. Mas na época que eu testei essa IDE ela não servia para nada. É uma boa para você aprender a migrar as suas aplicações do windows para o Linux.