Autor Tópico: Problema com Rede Wireless no Karmic  (Lida 2201 vezes)

Offline davidsonn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Problema com Rede Wireless no Karmic
« Online: 25 de Janeiro de 2010, 16:12 »
Pessoal, estou com o seguinte problema:

Tenho um micro que recentemente troquei o Jaunty pelo Karmic, ligado em rede por uma placa wireless Realtek, com o Samba configurado corretamente, com um Notebook WinXP. A rede funcionava perfeitamente bem ao copiar arquivos entre os dois micros, porém assim que eu instalei o Karmic (formatando a partição), eu não estou conseguindo mais copiar arquivos entre os dois micros; ao fazer isso pelo Nautilus, a notificação que aparece fica eternamente congelada no "Copiando arquivos - 0Kb de 500Kb..."; ao tentar abrir um arquivo da pasta compartilhada do notebook WinXP com o BrOffice e depois tentar salvá-lo, aparece uma mensagem de erro de Entrada e Saída e o arquivo original é corrompido, já perdi vários documentos...

Detalhe: Fiz um teste desconectando o wireless do Ubuntu e ligando um cabo, e tudo funcionou perfeitamente, ou seja, é quase certeza que o problema está no Wireless. O nível do sinal da rede não é muito bom (varia entre 15 e 20%), desconfio que seja esse o problema, mas no Jaunty tudo funcionava normamente.

Alguém tem algum problema semelhante? Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Problema com Rede Wireless no Karmic
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2010, 17:04 »
Tem vários tópicos sobre esse assunto.
Pesquise sobre Ndiswrapper.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline davidsonn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Problema com Rede Wireless no Karmic
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2010, 20:06 »
Grato pela atenção, pintinho.

Configurei a placa usando o Ndiswrapper e tudo funcionou perfeitamente. Só que logo depois, minha alegria acabou... >:(. Teve uma queda de energia, e assim que ela retornou, não consegui mais me conectar com o wireless - ele reconhece a rede, mas o network manager me pede para digitar a senha várias vezes depois de várias tentativas e nada. Já fiz o teste desinstalando o driver do Ndiswrapper e reativando o módulo original do wireless e nada...

Bom, vou continuar fazendo mais uns testes para ver se a placa volta ao normal, se vc ou mais alguém tiver alguma ideia para me ajudar eu agradeço.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema com Rede Wireless no Karmic
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2010, 20:11 »
Grato pela atenção, pintinho.

Configurei a placa usando o Ndiswrapper e tudo funcionou perfeitamente. Só que logo depois, minha alegria acabou... >:(. Teve uma queda de energia, e assim que ela retornou, não consegui mais me conectar com o wireless - ele reconhece a rede, mas o network manager me pede para digitar a senha várias vezes depois de várias tentativas e nada. Já fiz o teste desinstalando o driver do Ndiswrapper e reativando o módulo original do wireless e nada...

Bom, vou continuar fazendo mais uns testes para ver se a placa volta ao normal, se vc ou mais alguém tiver alguma ideia para me ajudar eu agradeço.

Vc lembrou de bloquear o driver nativo??? Senão ele se carrega antes do driver Ndiswrapper e te dá uma rasteira!!!
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline davidsonn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Problema com Rede Wireless no Karmic
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2010, 21:33 »
Vc lembrou de bloquear o driver nativo??? Senão ele se carrega antes do driver Ndiswrapper e te dá uma rasteira!!!
Nos testes eu rodei os seguintes comandos:

Para usar o driver nativo Realtek:
sudo modprobe -r ndiswrapper
sudo modprobe rtl8180

Para usar o ndiswrapper:
sudo modprobe ndiswrapper
sudo modprobe -r rtl8180

Antes da queda de energia eu conseguia me conectar das duas formas, estou achando que deu algum problema físico na placa, vou continuar testando...


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema com Rede Wireless no Karmic
« Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2010, 23:01 »
Pra bloquear um driver:

- Edite como root o arquivo "/etc/modules" e retire o nome do módulo de lá, se houver.
- Edite (como root) o arquivo /etc/modprobe.d/blacklist.conf e adicione uma linha "blacklist <modulo>".

Pra forçar a carga do Ndiswrapper no boot:

- adicione uma linha com a palavra "ndiswrapper" ao arqiuvo "/etc/modules".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline davidsonn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Problema com Rede Wireless no Karmic
« Resposta #6 Online: 29 de Janeiro de 2010, 21:25 »
É, zekkerj, fiz exatamente como vc descreveu e infelizmente não deu certo...estou usando uma rede cabeada mesmo, mas mesmo assim fico grato pela ajuda.