Autor Tópico: Como ouvir e assistir todos os formatos de video e musica no Ubuntu  (Lida 3839 vezes)

Offline AndreUbuntuGV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Como ouvir e assistir todos os formatos de video e musica no Ubuntu
« Online: 29 de Janeiro de 2010, 12:03 »
Por uma questão legal o Ubuntu não pode vir com a maioria dos codecs (para os iniciantes codecs é o que o sistema usa para "entender" o que está escrito numa musica mp3 por exemplo e tocar pra vc mas os codecs também servem pra filmes, videos da internet, etc...)  mas quando vc inicia uma musica mp3 por exemplo o ubuntu pergunta se vc quer que ele pesquise no repositorios os cadecs clicando em sim ele pesquisa encontra e instala mas e se vc não tiver conexão com a net?



Conhecendo o W32Codecs 20071007

O W32Codecs 20071007 é um programa que tem os codecs da maioria dos formatos utilizados atualmente pra vc baixalo basta clica nessa URL: ftp://ftp6.mplayerhq.hu/MPlayer/releases/codecs/essential-20071007.tar.bz2 depois de baixar é so vc fazer o seguinte para instalar:

Salve o arquivo na sua area de trabalho/desktop e extraia o arquivo no desktop mesmo porque esse tuto foi feito no desktop (fica mais fácil ajudar em caso de erro)

Abra a Consola indo em Aplicativos > Acessórios > Terminal ou Consola.

Digite o seguinte comando: “sudo mkdir /usr/lib/w32codecs”. O Terminal/Consola pedirá sua senha, digite-a.  Esse comando criará a pasta w32codecs na pasta “/usr/lib”.

Entre na pasta gerada com a extração do arquivo. (cd /home/onomedoseuusuario/Desktop/essential-20071007 )

Copie os arquivo localizados dentro da pasta para a pasta que criamos anteriormente. Faça isso digitando “sudo cp * /usr/lib/w32codecs”

depois disso pode apagar a pasta que vc baixou da sua area de trabalho e tambem a outra que foi gerada com a extração, o player de video que vem com o Ubuntu por padrão é o Totem mas ele não reconhece esses codecs do w32 então vc deve instalar outro que o reconheça para vc poder usar esse programa eu recomendo que vc instale o Mplayer para fazer isso é só digitar no terminal sudo apt-get install mplayer, com esse programa vc ja roda os principais tipos de videos que existem hoje no ubuntu agora vamos para as musicas

click em Aplicativos-->Adicionar/Remover--->em exibir selecione Todos os aplicativos disponiveis--> digite no campo de pesquise ubuntu restrict extras
selecione SOMENTE o ubuntu restricted extras e click em aplicar mudanças quando terminar seu ubuntu já vai tocar cd's de musica nos principais formatos e tambem os principais formatos de filmes e dvd's.

Créditos: Eu, o link do win32 do site do baixaki e vivencia no ubuntu; se vc puder contribuir com mais alguma coisa no comentários faça-o por favor e duvidas também podem postar que ajudarei a resolver dentro do conhecimento que eu tenho.

"Meu sistema não precisa de janelas afinal ele não tem paredes"

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Como ouvir e assistir todos os formatos de video e musica no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2010, 16:29 »
Você também pode habilitar o repositório do Medibuntu e instalar pelo apt
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install w32codecs
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41675.0.html


Ou baixar direto do site:
http://packages.medibuntu.org/karmic/w32codecs.html

A vantagem é já estar em deb, facilitando a instalação.


No entanto, como o nome já diz, (W32Codecs 20071007), é um pacote antigo, e hoje praticamente não é mais necessário. Só para alguns formatos muito específicos. Eu atualmente nem tenho usado.


Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: Como ouvir e assistir todos os formatos de video e musica no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2010, 17:36 »
De fato, é bem mais prático instalar via repositório. Mas, como foi dito, o w32codecs está caindo em desuso. Eu também já não o utilizo.

Com plugins da família GStreamer e programas como o MPlayer ou o VLC, a maioria dos formatos fica acessível.

Abraços
______________
Dlanor Sorrab

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Como ouvir e assistir todos os formatos de video e musica no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2010, 17:37 »
o pacote não vem sendo atualizado???
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline AndreUbuntuGV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Como ouvir e assistir todos os formatos de video e musica no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2010, 20:39 »
quando vc instala ele a não ser que vc tenha um plugin mais recente o gerenciador de atualização procura atualizações mais como eu disse no tuto esse progrema serve mais pra quem tem um pc SEM acesso a internet então pela teoria ele iria baixar de outro pc ou pegar o programa com um amigo ou colega e instalaria no pc SEM acesso a net.
"Meu sistema não precisa de janelas afinal ele não tem paredes"