Autor Tópico: QTparted ou Gparted para redimensionar partições Windows.  (Lida 23537 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
QTparted ou Gparted para redimensionar partições Windows.
« Online: 01 de Setembro de 2005, 13:37 »
Caros colegas, tenho uma dúvida, poderia usar o QTparted ou o Gparted para redimensionar partições FAT e NTFS do Windows sem problemas? Alguém já fez isso?  
Andei dando uma olhada nos dois programas. No QTparted, só aparece a opção de redimencionar e particionar nas partições FAT. No Gparted, pelo menos em modo gráfico, ele mostra um cadeado em todas as partições do meu HD, não me deixa alterar nada. Já tentei usar o Partition Magic, mas depois de instalar o Linux deu erro na tentativa de redimensionar as partições do Windows.

O que poderia fazer?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
QTparted ou Gparted para redimensionar partições Windows.
« Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2005, 20:01 »
Não cheguei a redimensionar partições NTFS com o Qtparted somente com o Partition Magic e continuo usando o mesmo.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline piike

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
    • Ver perfil
    • Blog do Piike
QTparted ou Gparted para redimensionar partições Windows.
« Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2005, 01:23 »
rapaz nao sei qual foi a versao do qtparted q vc usou mas eu pelo menos ja instalei em um monte de maquinas o kurumin com o qtparted, sempre desfragmentando a partição windows(FAT e NTFS) e depois redimensionando, ve ai se não há uma versão mais nova pois só estou conseguindo imaginar esse problema.
VLW
Sony Vaio Fz250AE

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
QTparted ou Gparted para redimensionar partições Windows.
« Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2005, 01:50 »
Mas piike, no seu caso, você ia instalar o Kurumin, não? No meu caso, eu já tenho tudo instalado e  as partições montadas. É isso que eu quero saber se dá certo. Já li uma parte do manual do Gparted, ele dá suporte ao NTFS, se tiver uma biblioteca  tal instalada, já verifiquei e tenho ela instalada. Inclusive no manual dele, o cara diz que é perda de tempo desfragmentar o HD, vai entender. Eu também acho que é melhor desfragmentar. Bom, pelo pouco que entendi, é só desmontar as partições e fazer o redimensionamento. Mas quem se arrisca? Tenho muitos dados importantes, e não dá para fazer backup, a não ser que eu instale outro HD para fazer cópia de mais de 40GB.
Vou rodar o CD do Kurumin 5 aqui, e ver o que o Gparted dele me mostra. Depois eu posto o resultado.
Valeu!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
QTparted ou Gparted para redimensionar partições Windows.
« Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2005, 02:15 »
piike, usei o CD do Kurumin 5, ele usa o Gparted. Era o que eu estava suspeitando. Como as partições não estão montadas, elas aparecem liberadas para redimensionar. Apenas a SWAP que ele usa, estava com o símbolo do cadeado. Então acho que devo desmontar as partições para poder redimensioná-las. Como eu alterei o fstab para montar as minhas partições do Windows na inicialização, é por isso que aparece tudo com cadeado. Agora só falta a coragem para tentar. :)

Bom, fui no Fórum do Kurumin e me fiz de usuário do Kuruma, já que eles só respondem a usuários do Kurumin, não é mesmo? :) :) :)

Vamos ver se eles respondem lá também.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
QTparted ou Gparted para redimensionar partições Windows.
« Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2005, 11:23 »
Opa, E não é que o pessoal do Fórum do Kurumin respondeu as perguntas !!! :)

Bom, vamos por partes. ehehehe

ATENÇÃO: leia o tópico até o fim antes de fazer qualquer modificação.

É fácil e pode ser feito pelo  Gparted,  com todo o processo em modo gráfico como no Partition Magic do Windows, só não tem aquele tutorial baba do Partition Magic. :)    MAS ATENÇÃO: as partições precisam estar desmontadas,  pois partições ativas no sistema não podem ser alteradas.  Por isso quando a gente usa os CDs-Live da distro escolhida, aparece a partição sem o símbolo do cadeado, enquanto que, com o linux instalado no HD e as partições montadas o cadeado aparece.

" No Gparted:  Clique com o botão direito em cima da partição NTFS e redimensionar. Depois vai perceber que tem uma SETINHA no final da partição. Só arrastar pra escolher o tamanho que você quer. Depois aplicar e pronto feche o particionador e já era !!! Pronto !! "  Foi esta a resposta de um dos "colegas" do Fórum do Kurumin.

Para desmontar a partição ou partições em questão é só clicar com o botão direito e escolher "desmontar" ou "Unmount" partição.
No caso da partição FAT é o mesmo procedimento.

Quanto ao QTparted, cliquei com o botão direito na partição FAT e ele dá a opção de redimensionar, mas não com a NTFS, dá apenas a opção de formatar. Se descobrir como fazer com ele depois posto aqui.

Valeu pela ajuda e a atenção pessoal. Desculpa se o tópico ficou parecendo muito "besta". Mas é que eu nunca tinha feito isso antes, por isso resolvi colocar todos os detalhes do que aprendi. Espero que sirva para outras pessoas também.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
QTparted ou Gparted para redimensionar partições Windows.
« Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2005, 12:22 »
legal o Tutorial que passou

perceba que só pode haver 4 partições primárias no HD, depois disso não é possível mexer mais

se por acaso ela estiver como primária e houver outras 3 como primárias também não dará certo  mesmo

tente sempre colocar como extendida e depois como lógica pra poder ter no total até 15 partições, isto se vc tiver um HD grande, 80 GB por exemplo

deixe aqui mais informações das partições pra termos uma idéia melhor

abraços

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
QTparted ou Gparted para redimensionar partições Windows.
« Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2005, 16:51 »
Olá pessoal, seguindo o conselho do colega Walter Fonseca, resolvi não só informar o meu FSTAB como também mostrar graficamente do que estou falando. Infelizmente, tenho más notícias quanto ao redimensionamento do NTFS quando o Linux já instalado. Vamos lá:

Primeiramente minha lista da tabela de partições, coincidentemente, tenho um HD de 80GB, mas o bichinho já está pequeno :(   :









Onde o sda1 e sda3 são partições primárias. Os sda 5, 6 e 7 são partições extendidas da sda2. Assim:

sda1 = Windows (primária) NTFS 10GB
sda3 = Ubuntu (primária) ReiserFS 8GB
sda5 = Dados (extendida) FAT32 25GB
sda6 = Programas (extendida) NTFS 30GB
sda7 = SWAP Linux (extendida) 384MB

Para os Ubuntistas ainda não acostumados com o Terminal, aí vai a foto do Navegador de Arquivos com as partições do Windows montadas:








Agora vamos as Imagens do Gparted (notem os símbolos dos cadeados na partições montadas/ativas):







Agora a Imagem da partição primária do windows (NTFS) e a de dados (FAT32) desmontadas. Notem que a partição do Windows existe um símbolo de aviso, ele avisa que a partição não pode ser Redimiensionada, apenas convertida :(    A partição FAT32 pode ser redimensionada.








Agora Imagem do QTparted, só para vocês verem a diferença:








Para tudo ficar bem esclarecido, vou postar as fotos do Gparted do Kurumin 5.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
QTparted ou Gparted para redimensionar partições Windows.
« Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2005, 17:24 »
Estou postando do Kurumin 5. Bom, olhem o Screenn :






No Gparted do Kurumin, como está Live CD, não aparece nenhuma restrição ao redimensionamento da partição NTFS do Windows. É possível fazer como o colega do fórum do kurumin falou, É só clicar com o botão direito e aparece a opção de redimensionar a partição.

Concluíndo, se vocês quiserem redimensionar as suas partições NTFS do Windows dentro do Linux, use uma distro LIVE-CD. Para as partições FAT32, não há problemas. Pode ser uma distro Live-Cd ou não. O colega que respondeu do Fórum do Kurumin deve ter feito  isso no modo LIVE-CD, não instalado.

Foi bom para aprender. Espero que tenha ajudado vocês também. Se estiver qualquer coisa errada, por favor é só dar um toque que eu corrijo.

Valeu pessoal!

Abraços.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
QTparted ou Gparted para redimensionar partições Windows.
« Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2006, 21:25 »
olha depois de algum sofrimento, separei cerca de 10 gb dos meus hd ntfs (danifiquei pelo menos 1 programa no processo :( ). usei o partition magic. tentei usar o gparted no cd do kurumin e nao consegui fazer o que eu queria, q era pegar esses 10 gb que estao como "espaço nao particionado" e unir com minha partição do linux, que é reiserfs


como faço pra fazer o que quero?

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: QTparted ou Gparted para redimensionar partições Windows.
« Resposta #10 Online: 06 de Janeiro de 2007, 01:40 »
Só para avisar...

Quando me interessei por Linux lendo o site do Morimoto (o Kurumin foi a minha primeira distro, depois Ubuntu - lembram da atualização do Dapper que detonou o X de quem usava nVidia? Pois é ... - Fedora 5 - onde eu jamais consegui montar automaticamente as partições - e Ubuntu de novo e de novo - hoje "bala" e lindo!!), usei a dica dele para redimensionar minha NTFS (80 giga) e o meu ruindows foi pra cucuia. Salvei meus documentos usando um live-cd do Slax para copiar para um outro hd instalado como slave, já que nem o ruindows da minha outra máquina abria o meu hd (também. como slave, obviamente).

A propósito, em matéria de live-cd para essas ocasiões, o do Slax (na sugestiva versão KillBill) é uma verdadeira jóia, até porque o iso é pequeno e rápido para baixar.

Portando, não recomendo o gparted para este trabalho sem um backup completo antes (que eu, burro, não fiz).

[]

P.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2007, 01:50 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline femalkavian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: QTparted ou Gparted para redimensionar partições Windows.
« Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2007, 16:53 »
uma dúvida
tenho uma  partição C: onde está instalado o windows
tenho uma partição D: que é só onde eu guardo meus arquivos
e deixei +/- uns 5,5gb pro ubuntu, sendo que 1gb foi pra swap
agora quero aumentar minha partição do linux, pois já está quase lotada
queria tirar um pouco do meu D: e colocar pro linux, mas tenho medo de danificar os meus arquivos no windows
peguei o GParted para isso, mas ainda assim continuo receoso

alguém me ajude??

arlei

  • Visitante
Re: QTparted ou Gparted para redimensionar partições Windows.
« Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2007, 17:15 »
Olá amigo,

entendo seu receio, afinal "mexer" em partições ativas é sempre um processo delicado. Bem, como vc disse esta sua partição é usada para armazenar arquivos pessoais e não do sistema, portanto no caso o risco de "danificar" seu windows é bem menor.

Eu, por mais de uma vez já redimensionei partições windows NTFS com o gParted e nunca tive problema. Mais é aconselhável sempre se ter um bom backup (imagem) antes e também desfragmentar a partição antes do dimensionamento.

Agora, sobre "aumentar" a sua partição Linux, isso nunca fiz e nem sei o quanto é possível e recomendável, portanto sugiro que no espaço vago da ex-partição windows que sobrar crie uma nova partição Linux (reiserfs/ext3) e use a mesma para transferir seu /home por exemplo ou outro diretório.

No link abaixo tem uma documentação de como fazer exatamente isso:
http://wiki.ubuntu-br.org/ColocarHomeEmNovaParticao

T+
Arlei


Offline femalkavian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: QTparted ou Gparted para redimensionar partições Windows.
« Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2007, 17:41 »
outra pergunta:
quando eu clico com o botão direito em cima da minha partição que seria o meu D: no windows (no linux é sda5) e clico "desmontar volume", aparece a seguinte mensagem:

Não foi possível montar volume
não foi possível desmontar volume
unmount: a montagem de /media/sda5 não está de acordo com a fstab


o que eu faço??

arlei

  • Visitante
Re: QTparted ou Gparted para redimensionar partições Windows.
« Resposta #14 Online: 04 de Setembro de 2007, 20:34 »
Se vc tem certeza que esta partição windows esta montada em /media/sda5, abra um terminal e execute o comando abaixo para desmontar este volume.

Código: [Selecionar]
sudo umount /dev/sda5
Nota: O ideal para vc executar estas operações de redimencionamento com suas partições é o fazer por intermédio de um liveCD qualquer que tenha o gParted ou outro gerenciador de partições qualquer. Vc pode inclusive usar o próprio CD do Ubuntu, porém eu recomendo e faço uso do Parted Magic.

No link abaixo vc encontra uma série de liveCD's, cada qual para uma ou mais finalidade especifica.

http://www.livecdlist.com/

T+
Arlei