Olá pessoal, estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês.
Eu gosto bastante do mundo Gnu/Linux, mas, tem algo que ainda não tenho esclarecimento, é sobre desenvolver programas, aplicativos, qualquer coisa.
Eu tenho um conhecimento em C, queria saber o que preciso saber para desenvolver algum programa com interface, qual linguagem preciso aprender e quais ferramentas usar, queria sair um pouco do terminal e partir para alguma API. Por exemplo, como os aplicativos que temos: amsn etc.. todos eles possuem uma interface bonita. Queria saber o caminho das pedras para poder pesquisar, basta alguém dar uma explicação para eu saber onde pesquisar.
Outra dúvida, existem um programa muito bom chamado Cheese, ele serve para gerenciar o uso da webcam. Fiquei curioso, como que se faz um programa desse tipo? Olhei o código e entendi muita coisa, mas ainda faltam muitas... preciso saber como funciona o Input/output do sistema Linux para desenvolver algo desse tipo? Percebo que ele foi feito em grande parte no C. Alguém poderia dizer quais ferramentas pode-se usar para fazer programas desse tipo?
Queria saber quais linguagens que podem ser usadas para criar programas com interface gráfica, python faz isso? Pode ser feito com C / C++?
Para entender sobre funcionamento do sistema Linux, onde acho documentação?
grato,
Bruno