Autor Tópico: Instalei o Xubuntu 9.10 e estou cheio de dúvidas.  (Lida 12781 vezes)

Offline jrvolkov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Instalei o Xubuntu 9.10 e estou cheio de dúvidas.
« Online: 14 de Janeiro de 2010, 12:59 »
Olá,

Fiz os procedimentos normais: baixei (www.xubuntu.org), gravei em um CD e fui instalar.

Como não instalei no meu PC, foi no de uma amiga, não estou no momento nele. Mas algumas coisas me deixaram na dúvida.

O Visual ser meio quadrado, só melhorando quando eu instalei o Compiz. Achei ele meio pesado, mesmo sendo o Xfce, ele rodou no PC dela com a quantidade memória que o Karmic (Gnome) usa aqui no meu (SonyVaio - VGN-NR330AE).

No final da instalação do CD eu fui pra configuração do sistema (eu nunca tinha aberto um linux com interface xfce) e lá fui eu. Abri o terminal e resolvi fazer tudo por lá, fui editar o sources.list e o gedit (do gnome) não existia. Percebi que seria meio tenso, então.

Instalei o gedit, e quando abri o sources.list eis o primeiro susto: os arquivos de repositório eram do Hardy Heron. Como assim?

Essa é a principal dúvida. As outras são coisas como o AWN difícil de colocar os applets, o Emesene que num consegui instalar, se precisa instalar algum pacote multimedia... Essas coisas. Se alguém puder me explicar. To aqui.

HáBraços.

Volkov.
“Como exprimem a sua vida, assim os indivíduos são” (Karl Marx, A Ideologia Alemã)

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: Instalei o Xubuntu 9.10 e estou cheio de dúvidas.
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2010, 13:39 »
Olá,

Fiz os procedimentos normais: baixei (www.xubuntu.org), gravei em um CD e fui instalar.

Como não instalei no meu PC, foi no de uma amiga, não estou no momento nele. Mas algumas coisas me deixaram na dúvida.

O Visual ser meio quadrado, só melhorando quando eu instalei o Compiz.
Olá.

O Xfce possui um compositor próprio. Configurações > Ajustes do gerenciador de janelas > Compositor

Achei ele meio pesado, mesmo sendo o Xfce, ele rodou no PC dela com a quantidade memória que o Karmic (Gnome) usa aqui no meu (SonyVaio - VGN-NR330AE).
O Xubuntu é pesado, não o Xfce em si. Para entender um pouco sobre isso, veja:
http://www.guiadohardware.net/dicas/instalacao-minima-xubuntu.html

No final da instalação do CD eu fui pra configuração do sistema (eu nunca tinha aberto um linux com interface xfce) e lá fui eu. Abri o terminal e resolvi fazer tudo por lá, fui editar o sources.list e o gedit (do gnome) não existia. Percebi que seria meio tenso, então.

Instalei o gedit, e quando abri o sources.list eis o primeiro susto: os arquivos de repositório eram do Hardy Heron. Como assim?
O editor de textos do Xfce é o mousepad. Não há necessidade de instalar o gedit.
O porquê de estar com repositórios antigos eu não faço idéia.

Essa é a principal dúvida. As outras são coisas como o AWN difícil de colocar os applets, o Emesene que num consegui instalar, se precisa instalar algum pacote multimedia... Essas coisas. Se alguém puder me explicar. To aqui.
Já usei o AWN e o Emesene e não tive problema algum. No caso do AWN, o compositor tem de estar habilitado.

Quanto a codecs multimedia, pode instalar o xubuntu-restricted-extras. Aproveite e adicione o repositório do Medibuntu:
https://help.ubuntu.com/community/Medibuntu#Adding%20the%20Repository

Abraço
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2010, 14:15 por rsmb »
______________
Dlanor Sorrab

Offline jrvolkov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalei o Xubuntu 9.10 e estou cheio de dúvidas.
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2010, 20:44 »
Depois que eu instalei o Compiz a dona do PC ficou até mais apaixonada pelo Linux. (hehe).

O estranho, e que eu não coloquei no post, é que eu abri o Monitor do Sistema e na aba Sistema aparecia: Lançamento Xubuntu 8.04.

Aquilo eu não entendi mesmo.

É isso.
“Como exprimem a sua vida, assim os indivíduos são” (Karl Marx, A Ideologia Alemã)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Instalei o Xubuntu 9.10 e estou cheio de dúvidas.
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2010, 21:20 »
Olá, essa do Xubuntu 9.10 mostrar que é 8.04 eu não entendi mesmo!

Você baixou ele de qual Mirror?

Eu baixei o meu daqui:

http://mirror.anl.gov/pub/ubuntu-iso/CDs-Xubuntu/9.10/release/

E não aconteceu isso não!

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Instalei o Xubuntu 9.10 e estou cheio de dúvidas.
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2010, 22:03 »
Eu não entendi isso de ele estar com o repositório do 8.04... De fato, você deve ter instalado o Hardy Heron...

Se o Xubuntu vier com os painéis (barras em cima e embaixo) pretos, é o Karmic, se vierem brancos é versão antiga.

Offline Leonardo Ferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Instalei o Xubuntu 9.10 e estou cheio de dúvidas.
« Resposta #5 Online: 08 de MAR?O de 2010, 09:43 »
Estou a fim de fazer essa instalação minimalista citada pelo colega acima. Alguém sabe se o Grub quando fizer aquela instalação alí vai detectar o Windows da outra partição e colocá-lo como opção na hora da reinicialização? Ainda não aprendi a usar o Grub corretamente...

Outra coisa importante seria a conexão com a internet atrávez de uma banda larga via rádio ligada à uma rede wireless que o desktop em questão tem 'hardware-antena' para captar a rede.
« Última modificação: 08 de MAR?O de 2010, 09:56 por Leonardo Ferreira »

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Instalei o Xubuntu 9.10 e estou cheio de dúvidas.
« Resposta #6 Online: 08 de MAR?O de 2010, 15:23 »
então os amigos quando falam de uma versão minimizada falam da opção :


http://mirror.anl.gov/pub/ubuntu-iso/CDs-Xubuntu/9.10/release/xubuntu-9.10-alternate-i386.iso
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M