Autor Tópico: É possivel um cabo de rede dividir para dois computadores formato Y  (Lida 31196 vezes)

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Pessoal,

Estou com esta duvida, um conhecido falou que era possível e agora estou tentando e não estou conseguindo.

Tenho dois computadores aqui, e vem uma rede de outro local, quero pegar os dois cabos e emendar os fios, cor por cor, e acessar a internet dos dois computadores. É possível?

Abraços.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: É possivel um cabo de rede dividir para dois computadores formato Y
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2010, 20:44 »
Olha, o seu amigo ouviu o galo cantar e não sabem onde. Se vc for fazer uma ligação de fiação em paralelo, há grandes chances de vc botar fogo nas duas máquinas. O que vc pode fazer é usar os dois pares que estão sobrando no cabo pra fazer a conexão de dois pontos de internet, mas não é ligar em paralelo. Nos cabos de rede vc usa apenas dois pares para ligar a rede (pinos 1,2,3 e 6 do plug rj-45) ficando os outros 'por ligar' ou servindo de terra e blindagem pros sinais que trafegam no cabo. Então vc pode pegar duas portas do hub e fazê-las passar por um único cabo e depois pegar lá na outra ponta as duas portas e dividi-las para duas máquinas. Seria mais ou menos assim:

Cabo de rede com as cores (só exemplo) rosa, branco, azul claro, azul escuro, verde claro, verde escuro, laranja e amarelo. Em uma das portas do hub, pega as cores rosa, branco, azul claro e azul escuro do cabo e liga no plug rj-45 nos pinos 1,2 3 e 6; depois em uma outra porta do hub, no mesmo cabo vc pega as cores verde claro, verde escuro, laranja e amarelo e liga nos pinos do plug rj-45 também 1,2,3 e 6. Com isso o mesmo cabo tem duas portas do hub que vc quer levar para um outro lugar; na outra ponta do cabo vc faz a mesma coisa, as mesmas cores usadas para "passar" as duas portas do hub pelo mesmo cabo vc vai usar para separar as duas portas montadas, basta pegar as cores rosa, branco, azul claro e azul escuro do cabo e ligar no plug rj-45 nos pinos 1,2 3 e 6 e liga em uma máquina; depois, no mesmo cabo vc pega as cores verde claro, verde escuro, laranja e amarelo e liga nos pinos do plug rj-45 também 1,2,3 e 6 e este na outra máquina.

Isso se chama Cabeamento Estruturado (é bem tosco o que eu expliquei mas basicamente é o mesmo princípio), onde em vez de passar dezenas de cabos individuais para dados e telefone, por exemplo, é passado um único cabo com vários pares dentro e que depois vão sendo separados e distrubuídos de acordo com a necessidade.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: É possivel um cabo de rede dividir para dois computadores formato Y
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2010, 22:44 »
Entendi, esta tentando aqui e não conseguir ai desistir rsrs.

Obrigado pela explicação, mas não existe nenhuma forma de poder conseguir com que o outro pc tenha acesso a net, com com um cabo(ficado em uma uma só porta do Hub?)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: É possivel um cabo de rede dividir para dois computadores formato Y
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2010, 08:57 »
Tem certeza de que vc entendeu a explicação?


Entendi, esta tentando aqui e não conseguir ai desistir rsrs.

Obrigado pela explicação, mas não existe nenhuma forma de poder conseguir com que o outro pc tenha acesso a net, com com um cabo(ficado em uma uma só porta do Hub?)
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: É possivel um cabo de rede dividir para dois computadores formato Y
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2010, 22:18 »
Sim, sei que em paralelo não pode, mas tipo a outra forma que digo é se posso transferir a net do meu fax modem para o fax modem do outro computador... ou alguma outra forma alternativa.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: É possivel um cabo de rede dividir para dois computadores formato Y
« Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2010, 22:54 »
E pensar que eu perdi meu tempo explicando rede cabeada achando que vc tinha banda larga ou rede e no final é uma conexão discada, fala sério...


Sim, sei que em paralelo não pode, mas tipo a outra forma que digo é se posso transferir a net do meu fax modem para o fax modem do outro computador... ou alguma outra forma alternativa.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: É possivel um cabo de rede dividir para dois computadores formato Y
« Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2010, 11:10 »
Perai,

Acho que não estou sendo muito claro. Vou tentar explicar melhor minha duvida.

Uso internet compartilhada com o vizinho, e aqui em casa temos 2 computadores. O meu objetivo é dividir a net entre os dois, a algum tempo atrás eu perguntei uma para um conhecido se podia fazer esta divisão em formato Y(acredito muito que ele pensou que ru estava falando desta maneira que vc me explicou na 1ª resposta), e ele disse que sim, então eu tentei fazer isso com os cabos (com ligação paralela). Então como não conseguir fiz a pergunta aqui no fórum, e vc me exclareceu minhas duvidas sobre esta forma(que não é possível). Mas ainda continuo com o objetivo de dividir a internet para o dois computadores, e perguntei se não existe uma outra forma de compartilhar a net(foi quando eu "chutei a bola": compartilhar a net do meu computador para o outro por cabo de telefone pelos modem adsl ou alguma outra forma).

Conseguir explicar melhor o que eu quero?

PS- Desculpa pela confusão toda.

junniox

  • Visitante
Re: É possivel um cabo de rede dividir para dois computadores formato Y
« Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2010, 11:18 »
Opa...
O método mais simples para compartilhar é comprar um Switch doméstico.... custa em torno de R$50,00...
vc faz assim, pega o cabo de rede que vem do seu vizinho e liga em uma porta do switch...

depois, prepara dois cabos de rede e liga um am cada micro seu... a as outras pontas nas portas do switch...

Não há como fazer cabo Y mas sim cabo X. O layout do cabo X é mais ou menos assim:

Ponta1 ----|                                                                                 |--------Ponta1
                 |---------------------Cabo do vizinho-----------------------|
Ponta2 ----|                                                                                 |--------Ponta2

Entendeu, para ter um cabo X vc precisa dividir o cabo em duas pontas, na sua casa e no seu vizinho, por isso o melhor é vc comprar um switch. É barato, fácil e expansível !!!

[]'s

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: É possivel um cabo de rede dividir para dois computadores formato Y
« Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2010, 11:22 »
É pelo jeito vou ter que fazer que fazer isso mesmo. Muito obrigado Velox256 e Junniox.
Obrigado tbm por me ensinar a fazer esse cabeamento, futuramente vou usá-lo no prédio do meu pai, se soubesse disso antes os vizinhos não teriam gastado tanto fio. Abraços.

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

junniox

  • Visitante
Re: É possivel um cabo de rede dividir para dois computadores formato Y
« Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2010, 16:18 »
Esse divisor na verdade não duplica a capacidade do cabo, ele replica o par Verde-BrancoVerde e Laranja-BrancoLaranja para as duas pontas, creio que vc acaba perdendo desempenho, embora o vendedor diga que não....
Já o cabo X usa os pares Azul-BrancoAzul e Marrom-BrancoMarrom para transportar os dados da segunda ponta...
A configuração do cabo X não é tão elementar, assim que eu tiver fotos do esquema de montagem eu posto!!!

Cabeamento não é tão simples quanto parece...

[]'s
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2010, 16:21 por junniox »

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: É possivel um cabo de rede dividir para dois computadores formato Y
« Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2010, 18:27 »
Achou o que eu queria vou comprar ainda esta semana, em relação a desempenho a gente não liga muito para isso, se não for muito claro.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: É possivel um cabo de rede dividir para dois computadores formato Y
« Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2010, 22:07 »
O modo mais prático é comprar um roteador, ligar o cabo que vem do vizinho na entrada link do roteador e ligar os dois cabos das suas máquinas nas portas do roteador.


Perai,

Acho que não estou sendo muito claro. Vou tentar explicar melhor minha duvida.

Uso internet compartilhada com o vizinho, e aqui em casa temos 2 computadores. O meu objetivo é dividir a net entre os dois, a algum tempo atrás eu perguntei uma para um conhecido se podia fazer esta divisão em formato Y(acredito muito que ele pensou que ru estava falando desta maneira que vc me explicou na 1ª resposta), e ele disse que sim, então eu tentei fazer isso com os cabos (com ligação paralela). Então como não conseguir fiz a pergunta aqui no fórum, e vc me exclareceu minhas duvidas sobre esta forma(que não é possível). Mas ainda continuo com o objetivo de dividir a internet para o dois computadores, e perguntei se não existe uma outra forma de compartilhar a net(foi quando eu "chutei a bola": compartilhar a net do meu computador para o outro por cabo de telefone pelos modem adsl ou alguma outra forma).

Conseguir explicar melhor o que eu quero?

PS- Desculpa pela confusão toda.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: É possivel um cabo de rede dividir para dois computadores formato Y
« Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2010, 11:12 »
O preço esta acessível, esta custando R$13,90.