Autor Tópico: Monitor samsung t220m nao funciona corretamente com Ubuntu 9.1  (Lida 4094 vezes)

Offline renatalucia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Monitor samsung t220m nao funciona corretamente com Ubuntu 9.1
« Online: 29 de Janeiro de 2010, 20:33 »
Pessoal,

Sou usuária de ubuntu, mas não muito experiente.

Uso principalmente para desenvolver programas em C, criar documento em latex, acessar internet, matlab... Enfim, faço tudo no ubuntu (quase nao uso mais windows), mas nao vivo mechendo em muitas configurações. Sou fã do apt-get, pois gosto de coisas simples :) Então pode ser que meu problema seja simples, mas eu ainda não descobri como resolver.

Comprei um monitor T220M da samsung, destes que funcionam com monitor e TV.
Tenho um notebook sony vaio vgn-sz740 com placa nvidia (Geforce 8400). O driver da placa de video já está instalado. Tudo funciona corretamente quando conecto o monitor da samsung t220 (que nao tem TV), porém quando conecto o monitor t220M, acontecem os seguintes problemas:
1- A imagem aparece normalmente no monitor samsung, porém com duas tarjas: uma tem escrito PC e outra tem "input signal cable". Mas o cabo vga já está conectado, inclusive a imagem já aparece no monitor!

2- O botão source do monitor (que alterna entre os modos TV e monitor) não reconhece o notebook. Ou seja, depois que o computador está ligado, se eu apertar o botão source a tela mostra a TV, porém, depois de estar na TV, se eu apertar source novamente não volta para o computador (só reiniciando).

Enfim, é como se o monitor nao conseguisse reconhecer adequadamente o notebook.

Vale ressaltar que, com o windows Vista, tudo funciona normalmente. Eu não uso o vista (nem pretendo), mas testei no notebook da loja.

Se alguém puder me ajudar, ficarei muito grata. Se eu não consegui resolver este problema, vou trocar pelo modelo mais simples (sem tv).

Desde já agradeço a ajuda de vocês!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Monitor samsung t220m nao funciona corretamente com Ubuntu 9.1
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2010, 22:37 »
Citar
Tudo funciona corretamente quando conecto o monitor da samsung t220 (que nao tem TV), porém quando conecto o monitor t220M, acontecem os seguintes problemas:
1- A imagem aparece normalmente no monitor samsung, porém com duas tarjas: uma tem escrito PC e outra tem "input signal cable". Mas o cabo vga já está conectado, inclusive a imagem já aparece no monitor!

A tomada do monitor/tv não está com algum mal contato ? ( pode ocorrer )

Se não for o caso ( basta olhar o conector e procurar por um possivel terminal torto ), não foi explicado como você conecta.

Tente plugar o monitor antes de ligar a maquina e tente plugar o monitor depois de ligar a maquina

Veja se o resultado é o mesmo. Isto aconteceu comigo num projetor Epson que só funcionava se eu conectasse antes de dar o boot.

[],s

Offline renatalucia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Monitor samsung t220m nao funciona corretamente com Ubuntu 9.1
« Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2010, 00:00 »
Tota, obrigada pela ajuda.

Não é problema com a tomada não... pq o mesmo monitor, com a mesma tomada, foi testado em um notebook rodando vista e funcionou normalmente (também estava usando o mesmo cabo vga)

Quanto a conectar antes de dar o boot, foi exatamente o que fiz. E funcionou em parte, se não fosse pelas tarjas que ficam passeando no monitor. São duas tarjas, numa está escrito PC e na outra "Input signal cable".

Procurando na internet achei a seguinte foto, com o mesmo problema que estou tendo:
http://img18.imageshack.us/img18/2387/imag0005jj.jpg

Desconfio que seja falta de algum driver. O driver da minha placa nvidia foi instalado pelo menu "Drivers de Hardware" do Ubuntu. Não sei se tem outro driver que pudesse dar certo...

Outra coisa, talvez seja preciso algum software para o monitor também. Já procurei no site da samsung, e fiz uma busca na internet, mas não achei nenhum software da samsung para o ubuntu.

Se tiverem mais alguma dica, ficarei muito grata!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Monitor samsung t220m nao funciona corretamente com Ubuntu 9.1
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2010, 10:15 »
Realmente muito estranha a imagem

Apesar de aparecer a imagem de fundo ele informa para verificar o cabo... incrível...

Para não estragar seu sistema, sugiro a voce testar via live cd.

No live voce pode experimentar outros drivers de video, se e quando encontrar o certo pode aplicar no  seu sistema.

Veja aqui no forum como criar um xorg.conf ( que não existe mais no 9.10 mas pode ser criado ) copie este xorg.conf num pendrive e vá experimentando via live cd, copiando e modificando o mesmo até ver o que consegue. ( lembre que ao deligar voce perde tudo que fez, porisso ter uma copia ) depois faça o mesmo do paragrafo acima.

teste com o live cd ( se possivel ) em outra maquina que tenha outra placa de video para ver.

é no que posso sugerir

[],s