Autor Tópico: Como desatualizar o Ubuntu 10.4 para 9.1?  (Lida 2950 vezes)

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Como desatualizar o Ubuntu 10.4 para 9.1?
« Online: 04 de Janeiro de 2010, 15:27 »
Estou apanhando muito com o Ubuntu 10.4 e já me aconselharam várias vezes a trabalhar com o Ubuntu mais estável que é o 9.10. Tentei procurar tópico parecido com esse tema, mas não achei. Eu tenho o disco Arquivo Linux #038 Ubuntu 9.10. É só colocar no DVD Player, ou tem algumas recomendações prévias, do tipo rezar 10 Ave-Marias antes de fazer qualquer besteira?

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Como desatualizar o Ubuntu 10.4 para 9.1?
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2010, 15:31 »
Nunca tentei algo parecido, mas aconselho seriamente a fazer backups do que venha a ter de importante nesta máquina e faça uma instalação do 9.10 "do zero".

Recomendo na instalação criar 3 partições, uma de no máximo 1024 Mb para swap, outra de uns 10 ou 20 Gb para a partição / e o restante para /home, assim em futuras instalações seus dados permanecem intactos.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Como desatualizar o Ubuntu 10.4 para 9.1?
« Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2010, 00:47 »
Recomendo que vc faça um backup de seus arkivos e depois particione seu hd da seguinte forma:
partição 1 ... 2ogb... distro principal ubuntu 8.04lts ou 9.10
partição 2...2gb... swap
partição 3 ...10gb... livre pra testar outros linux.... sem mexer na sua distro principal
partição 4 ...fat32... restante do hd... backup de arkivos

uso linux há 1 ano e faço partição acima há uns 6 meses... ja testei: mandriva, suse, brlix, biglinux, pclinuxos... todos na partição 3 sem mexer com minha distro principal na partição 1 e com meus arkivos salvos na partiçao 4.

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Como desatualizar o Ubuntu 10.4 para 9.1?
« Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2010, 03:49 »
Como sou usuário do Windows 7, eu me reportei às orientações dessa página:

http://ubuntuguide.net/how-to-uninstall-ubuntu-in-windows

A partir do Windows 7, ele cria um disquete de inicialização (no meu caso foi um CD). Ao invés de executar o disco no momento do boot, ele pede para cancelar, e selecionar a opção partição, onde é possível deletar as partições do Linux. Há muitas telas e o texto não dá muitos detalhes, em muitas delas deixei as caixas em branco, mas no que se refere à excluir partição, eu selecionei também a opção de excluir o arquivo de boot daquela partição. Isso provoca um espaço em branco no disco, e o texto orienta para você redimensionar o espaço para o Windows, eu fiz, mas o gráfico não mudou nada. Finalmente, ele pede para ativar o boot do Windows, mas para isso você tem que clicar a opção View MBR, pede para ativar o MBR do Windows, aparece uma mensagem, e a seguir você seleciona o botão Aplicar.

No novo boot, o Windows 7 entra no ar, sem se esbarrar no Grub.

Mas na hora de instalar o Ubuntu 9.10, você vê outra vez aquele espaço em branco que o deletador de partição deixou para trás, e uma das opções que aparece é de instalar o Ubuntu justamente naquele espaço em branco.

Ou seja, ao invés de "zerar" todo o micro, a orientação acima sugere "zerar" apenas a partição do Linux. Agora, estou com o Ubuntu 9.10 e eu aprendi a lição de que a versão 10.4 não é para mim.

----------------

Em tempo, antes de utilizar esse método, eu tentei reinstalar o 9.10 através do CD, mas ao invés de eliminar a versão 10.4, percebi que o 9.10 queria abrir uma nova partição no HD.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2010, 04:09 por Frank K Hosaka »

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Como desatualizar o Ubuntu 10.4 para 9.1?
« Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2010, 14:54 »
No instalador, na hora de particionar o sistema há vários modos disponíveis, no modo manual, além de poder criar, apagar, aumentar e diminuir partições, tu tem a possibilidade de instalar em qualquer partição existente, mesmo que esta esteja ocupada com algum sistema operacional.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y