Bem... depois de seguir as dicas do Alarcon e ler muitos tópicos e baixar uma dúzia de arquivos, consegui enfim acessar a net utilizando o Modem da Conexant. A parte mais difícil já foi (estou convencido que é possível), todavia, existem algumas arestas para serem aparadas e tornar a navegação algo decente.
1º - Quando eu conecto utilizando apenas aquele driver que o Alarcon indicou no link (Full-Speed fornecido pela Dell), a velocidade acho que fica normal, entretanto a conexão dura apenas cerca de 1,5 min e SEMPRE cai. Certamente já tentei todas as dicas que achei, como modificar PAP e CHAP e a sequência de terminal. Gostaria muito de poder utilizar este driver de uma forma satisfatória, por causa da sua velocidade que parece ser normal (56kbps. Sim, pra discada, isso seria o normal. Não ria...).
2º - Utilizando o driver fornecido pela Linuxant a conexão fica mais estável (consegui permanecer conectado por horas), mas como nem tudo são flores, esse driver é comercial e a versão 0800 possui um limite de 14,4kpbs (nem imaginam a lerdeza que foi pra logar nesse fórum). Como segundo agravante, o driver faz o som desaparecer (kadabra!).
3º - Depois daquela primeira tentativa frustrada de conectar através do Ubuntu (onde cheguei até a instalar o smartlink por falta de esperanças), a conexão no Ruimdous nunca mais funfou. Eu conecto e depois de alguns segundos caio. Quanto a este problema tenho poucas esperanças, visto que já formatei tudo, reinstalei e mesmo assim persiste (não sei se é possível uma desconfiguração do modem a este ponto).
E 4º mas não menos importante... alguém sabe uma forma de bloquear/deletar/dizimar/exterminar/vaporizar o gerenciador de atualizações do Ubuntu? Não aguento mais esse porre. Já desmarquei todos os botões de atualização e mesmo assim a coisa continua iniciando quando entro no sistema e logo na net (Saco!!!), parece até que to no Ruimdous, e olha que to abandonando o sistema por esse tipo de desobediência.
Hum... basicamente os problemas são esses. Acredito que pra alguém safo em modem deve parecer fácil, mas eu nem tenho mais idéias. Ainda não entendi porque a Canonical não colocou suporte pra modem no Ubuntu, visto que a distribuição é para o usuário final e com intuito de divulgar o sistema Linux.
O que eu mais gosto no fórum de Linux é procurar resolver os problemas pelo método da tentativa e erro (é divertido). O usuário acaba sendo o suporte do sistema de outro. Se a coisa não funfar, sempre dá pra formatar e começar outra vez...