Autor Tópico: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS  (Lida 33418 vezes)

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Online: 01 de Janeiro de 2010, 14:33 »
Algum dos colegas saberá informar-me do seguinte:

Se no Linux Ubuntu 8.04.3 dá para se implementar o CUDA, ou só dará para Windows, ou não depende de nenhum sistema operativo

Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
Como saber se está activado
No caso de se poder activar em Linux Ubuntu 8.04.3 dará alterações na estabilidade das imagens no terminal
No meu caso tenho tudo reconhecido quando da instalação

JFMMF

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2010, 16:41 »
Se não me engano isso veio no drive mais atualizado da NVIDIA. Só me falta saber o que é isso xD

Offline Georg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 167
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2010, 16:52 »
Procure pelo 195.30 Beta
             por cuda e Flashplayer 10.1 Beta

Não são todas as placas que suportam, a minha não, é uma série 7, o driver serve mais não habilita.
Faz com que a placa faça parte do processamento, o aplicativo tem que ser concebido para isso.
É algo assim.............

T+

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #3 Online: 01 de Janeiro de 2010, 23:21 »
Muito obrigado ao colega Georg e Falco90

Como informei a minha placa gráfica é uma Nvidia Geforce 8400 G, pela tabela da vidia ela pode trabalhar com aquele complemento, e pelo que dizem aumenta o poder de processamento vamos a ver

O cuda trabalhará por exemplo nos blocos de cálculo do SetiHome em:    http://setiathome.berkeley.edu/

Só mais duas dúvidas e uma pergunta

O 195.30 Beta Beta será um drive ?
O cuda e Flasplayer 10.1 Beta será outro drive ?

A instalação do driver ou drivers oferecerá problemas, é porque nunca instalei um driver

João Fernando Machado Mão de Ferro

Offline Georg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 167
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2010, 09:39 »
195.30 é um driver beta da Nvidia.

O flashplayer 10.1 parece ter sido construído para utilizar o recurso do cuda, não me aprofundei. Como disse minha placa de vídeo não suporta o recurso e minha placa mãe não permite mais atualizações de hardware. O slot dela é AGP.

O Adobe Air também parece utilizar o recurso.

O recurso estará ativo nos aplicativos que o utilizem. Eu tenho, entre outros, um arquivo que chama libcuda.so.195.30 em /usr/lib.

Como falei, não sei mais do que isso.

T+


Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2010, 14:38 »
195.30 é um driver beta da Nvidia.

O flashplayer 10.1 parece ter sido construído para utilizar o recurso do cuda, não me aprofundei. Como disse minha placa de vídeo não suporta o recurso e minha placa mãe não permite mais atualizações de hardware. O slot dela é AGP.

O Adobe Air também parece utilizar o recurso.

O recurso estará ativo nos aplicativos que o utilizem. Eu tenho, entre outros, um arquivo que chama libcuda.so.195.30 em /usr/lib.

Como falei, não sei mais do que isso.

T+



Mais um pedido de colaboração, o qual é o seguinte:

Já puxei o NVIDIA-Linux-x86-190.53-pkg1.run dou a ordem   sudo sh NVIDIA-Linux-x86-190.53-pkg1.run e recebo um aviso dizendo-me

Error: You appear to be running an X server; please exit X before installing   Eu percebo que é para desactivar um X server. só não sei o que é, e como fazer para o desactivar

oão Fernando Machado Mão de Ferro

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2010, 16:24 »
Acho que é preciso sair e fechar o modo gráfico pra fazer a instalação. Tem tutoriais na net sobre isso.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2010, 16:30 por Falco90 »

Offline ortegahernandes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2010, 18:31 »
aqui no meu PC  esta instalado o cuda  
o driver com suporte a cuda é separado do driver comum

para você poder baixar o driver com suporte a cuda
 
entre neste link
http://www.nvidia.com/object/cuda_get.html

escolha o sistema operacional , "no meu caso foi linux 64 bits"e depois " ubuntu 9.04 "  

"PS. aqui eu uso o ubuntu 9.10   64 bits e funcionou normalmente"  


depois vem o processo de instalação

OBS.  aqui só funcionou a versão  beta 190.18 Beta for Linux , tentei outra versão e não consegui
tambem instalei o CUDA Toolkit ( necessário ) e CUDA SDK 2.3( para testar o CUDA , nao necessário)

também existe um aplicativo chamado cuda-z que verifica se esta ativo o CUDA  no sistema

um print da tela
http://img695.imageshack.us/img695/8231/capturadetelan.png


Editando......
acabei de instalar o driver citado acima  
NVIDIA-Linux-x86-190.53 e funciona normalmente


boa sorte
Ortega
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2010, 13:20 por ortegahernandes »

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2010, 14:30 »
aqui no meu PC  esta instalado o cuda  
o driver com suporte a cuda é separado do driver comum

para você poder baixar o driver com suporte a cuda
 
entre neste link
http://www.nvidia.com/object/cuda_get.html

escolha o sistema operacional , "no meu caso foi linux 64 bits"e depois " ubuntu 9.04 "  

"PS. aqui eu uso o ubuntu 9.10   64 bits e funcionou normalmente"  


depois vem o processo de instalação

OBS.  aqui só funcionou a versão  beta 190.18 Beta for Linux , tentei outra versão e não consegui
tambem instalei o CUDA Toolkit ( necessário ) e CUDA SDK 2.3( para testar o CUDA , nao necessário)

também existe um aplicativo chamado cuda-z que verifica se esta ativo o CUDA  no sistema

um print da tela
http://img695.imageshack.us/img695/8231/capturadetelan.png


Editando......
acabei de instalar o driver citado acima  
NVIDIA-Linux-x86-190.53 e funciona normalmente


boa sorte
Ortega

Obrigado pela sua ajuda, mas digo-lhe que experimentei e não consigo

As ordens que dou são assim

sudo sh NVIDIA-Linux-x86-190.53-pkg1.run
sudo sh NVIDIA-Linux-x86-185.18.14-pkg1.run
sudo sh CUDA-Z-0.5.95-i686.run

E obtenho estas respostas

sh:Can't open NVIDIA-Linux-x86-190.53-pkg1.run
sh:Can't open NVIDIA-Linux-x86-185.18.14-pkg1.run
sh:Can't open CUDA-Z-0.5.95-i686.run

A minha placa gráfica é uma Nvidia Geforce 8400 G
Linux Ubuntu 8.04.3 Kernel 2.6.24-26-generic

O colega terá alguma ideia do que se possa fazer

João Fernando Machado Mão de Ferro

Offline ortegahernandes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #9 Online: 03 de Janeiro de 2010, 17:23 »
Você tem qeu dar permissões para o arquivo ser executado como um programa
para isso clique o botão direito em cima do arquivo va na aba permissões  e marque a caixa de dialogo onde esta escrito  "permitir a execução do arquivo como um programa "

outra alternativa é...............

dar o seguinte comando antes
chmod +x NVIDIA-Linux-x86-190.53-pkg1.run

na verdade tanto faz um com o outro você estará fazendo a mesma coisa só que o 1º é em interface gráfica e o 2ª é em console

com isso você deu a permissão para o arquivo executar



se preferir .............

fiz um tutorialzinho ( meio que estilo windows ) para instalação de drivers
da uma olhada neste post e tente seguir ele

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,61077.0.html
______________________________________________________________________________________________________________

Complementando .....

Como saber se está activado?
Bom existe os teste que você baixa do site da nvidia

http://www.nvidia.com/object/cuda_get.html
no caso o modulo "CUDA SDK" que são um exemplos de programação

No caso de se poder activar em Linux Ubuntu 8.04.3 dará alterações na estabilidade das imagens no terminal
não entendi o que você quis dizer com isso ?

No meu caso tenho tudo reconhecido quando da instalação
acredito que sim

______________________________________________________________________________________________
o problema é o seguinte , só conheço um programa de linux que usa o CUDA , e particularmente nunca utilizei nem sei se vou utilizar algum dia.
até onde sei para a utilização do CUDA o software( programa ) tem que estar preparado para tal função , caso contrario não fará diferença.
 
Talvez no futuro tenha mais programa para linux que utilize esta função ,mais acredito que não muitos , o mais promissor é a utilização do OPEN CL  ( não confunda com o open GL ) em plataformas de código aberto, o objetivo do CUDA e OPEN CL são parecidos no qual se utiliza a placa de vídeo ( principalmente a GPU ) como um coprocessador ( processador extra ).

boa sorte
Ortega
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2010, 19:00 por ortegahernandes »

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2010, 15:13 »
Caro colega ortegahernandes é tudo muito complicado, muitos passos a dar basta um erro e fico com a máquina sem trabalhar, como disse e muito bem no seu tutorial  (agora vem a parte mais complicada)  perante isto não vou arriscar, é uma pena mas tudo requer muitos conhecimentos até para a instalação de uma ferramenta como o CUDA-Z.

E depois com as suas duas observações de não ficar em definitivo, como me vou lembrar de umas futuras telas pretas em que a solução dependerá de passos a repetir de uma anterior instalação de um driver.

É desesperante ter a placa certa para aproveitar esta técnica reduzindo tempos de cálculo e logo de energia e não arriscar por receio de perder tudo, e ficar descalço.

Mesmo assim muitíssimo obrigado pela sua colaboração e tempo dispendido, o qual não se perde irá servir para outro colega que pretenda implementar o CUDA

João Fernando Machado Mão de Ferro





Darcamo

  • Visitante
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2010, 16:41 »
Lembre-se que o CUDA não vai magicamente aumentar o desempenho do seu computador. Os programas tem que ser escritos de maneira que possam tirar proveito do CUDA. Não sei quais programas tem esse suporte e mesmo se alguns tiverem (mplayer, por exemplo) não necessariamente a versão nos repositórios foi compilada para tirar proveito do CUDA.

Ao menos que você seja um entusiasta que realmente queira colocar a mão na massa e testar o CUDA, compilar programas como o mplayer  para tirar proveito dele, etc, então acho melhor não mexer nisso por enquanto.

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2010, 17:01 »
Lembre-se que o CUDA não vai magicamente aumentar o desempenho do seu computador. Os programas tem que ser escritos de maneira que possam tirar proveito do CUDA. Não sei quais programas tem esse suporte e mesmo se alguns tiverem (mplayer, por exemplo) não necessariamente a versão nos repositórios foi compilada para tirar proveito do CUDA.

Ao menos que você seja um entusiasta que realmente queira colocar a mão na massa e testar o CUDA, compilar programas como o mplayer  para tirar proveito dele, etc, então acho melhor não mexer nisso por enquanto.

Colega Darcamo
Ouço algumas músicas ou algum vídeo mas pouquíssimas vezes, para este caso do CUDA necessitaria dele para os blocos de cálculo do Setihome , EinsteinHome etc.  em que a máquina está ligada durante 15 a 16 horas diárias, paciência o utilizador do lado de fora da máquina não é profissional para saber aproveitar ou pelo menos saber sair dos problemas sem recorrer a alguma ajuda e ainda por cima sendo leigo na matéria em casos complicados, como julgo de que se não desse certo iria ter

JFMMF

Darcamo

  • Visitante
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2010, 17:42 »
Citar
Colega Darcamo
Ouço algumas músicas ou algum vídeo mas pouquíssimas vezes, para este caso do CUDA necessitaria dele para os blocos de cálculo do Setihome , EinsteinHome etc.  em que a máquina está ligada durante 15 a 16 horas diárias, paciência o utilizador do lado de fora da máquina não é profissional para saber aproveitar ou pelo menos saber sair dos problemas sem recorrer a alguma ajuda e ainda por cima sendo leigo na matéria em casos complicados, como julgo de que se não desse certo iria ter

Não estou criticando seu desejo de utilizar o CUDA. Mas é comum muitos usuários procurarem complicação desnecessariamente (compilando programas quando as versões no repositório tem tudo que eles precisam, por exemplo). Se você sabe que terá benefícios habilitando o CUDA (nesse caso com os programas Setihome , EinsteinHome, etc) então pode ir em frente que estaremos aqui para ajudar no que for preciso e certamente você aprenderá um bocado com isso.

O procedimento parece ser similar a instalação do driver comum da NVidia. O único problema de instalar os drivers que você baixa do site da NVidia ao invés de usar a versão dos repositórios é que cada vez que o kernel for atualizado você terá que reinstalar o driver. É algo a se lembrar.

Seguindo a dica do colega ortegahernandes você deveria instalar a versão 190.18. Então o procedimento seria
  • Baixar a versão 190.18 a partir do site http://www.nvidia.com/object/cuda_get.html
  • Dar permissão de execução para o arquivo baixado -> supondo que o nome do arquivo seja nvidia.run você deve usar o comando
Código: [Selecionar]
chmod+x nvidia.run
  • Parar o servidor X (interface gráfica) -> para isso alterne para um dos consoles de texto (por exemplo Ctrl+Alt+F1), logue normalmente e digite o comando
Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/gdm stop
  • Instalar o driver -> supondo que no terminal de texto você está na pasta onde esta o arquivo baixado rode o comando
Código: [Selecionar]
sudo ./nvidia.run
  • Reiniciar a interface gráfica -> digite o comando
Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/gdm start

    Ps: com certeza o nome do arquivo baixado não é nvidia.run, mas lembre-se que no terminal o TAB é seu amigo para completar o nome de um arquivo.
    Ps2: Além do driver com suporte a CUDA talvez seja bom baixar o driver normal da NVidia (http://www.nvidia.com/Download/index.aspx?lang=en-us). Assim se o driver com suporte a CUDA não funcionar como esperado você poderá instalar o driver normal. O procedimento é o mesmo.
    Ps3: após instalar não apague os arquivos pois pode ser necessário repetir o procedimento quando o kernel for atualizado.
    « Última modificação: 04 de Janeiro de 2010, 21:39 por Darcamo »

    Offline ortegahernandes

    • Usuário Ubuntu
    • *
    • Mensagens: 14
      • Ver perfil
    Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
    « Resposta #14 Online: 04 de Janeiro de 2010, 18:52 »
    só uma observação o driver
    NVIDIA-Linux-x86-190.53
    também funciona o CUDA e esta mais atual

    com disse o amigo Darcamo

    Ao menos que você seja um entusiasta que realmente queira colocar a mão na massa e testar o CUDA, compilar programas como o mplayer  para tirar proveito dele, etc, então acho melhor não mexer nisso por enquanto. ,
    concordo plenamente com ele , no meu caso acho que sou um entusiasta , na verdade não guardo muitas coisas no meu pc , gosto de "fuçar" muito o linux , quantas vezes já perdi ele no pc , muitas , para min não tem muita importancia pois aqui é só eu reinstalar novamente e tudo volta a normal :)  mas com isso fui aprendendo, não vejo utilidade no CUDA ( pelo menos por enquanto ) no linux  , no meu caso só foi masi para aprendizado mesmo quando instalei

    Darcamo
    Obrigado por ter explicado de forma mais simples a instalação, as vezes deixo as coisas muito confusas ;)

    OBS: o ultimo comando é
    sudo /etc/init.d/gdm start
    « Última modificação: 04 de Janeiro de 2010, 19:04 por ortegahernandes »