Autor Tópico: UBUNTU X KUBUNTU  (Lida 4776 vezes)

lpcnew

  • Visitante
UBUNTU X KUBUNTU
« Online: 09 de Maio de 2006, 21:04 »
Na opinião de vcs, qual o melhor?
...para usuários iniciantes e avançados :D

até mais!!

Piras

  • Visitante
UBUNTU X KUBUNTU
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2006, 00:19 »
Difícil dizer. Muitos afirmam que o Gnome é mais fácil de lidar que o KDE. Concordo com a afirmativa. Mas é bem verdade que o visual do KDE parece mais familiar a quem chega do Windows.

No Ubuntu há duas vantagens no campo do gerenciamento de pacotes. A ferramenta Adicionar Aplicações é muito simples de usar e o Synaptic me pareceu bem mais amigável que o Adept. E no Dapper Drake há ainda o GDebi, que facilita muito a vida de quem deseja instalar um pacote deb já transferido para o sistema de arquivos. Está certo que o KDE conta também com o Kpackage, mas este não vem instalado por omissão.

Em geral eu acho os utilitários administrativos do Gnome mais fáceis de lidar que os do KDE. Mas, para quem conhece o Linux de fato, o KDE oferece mais possibilidades de configuração que o seu rival.

Um exmplo muito representativo do que separa os dois ambientes está no quesito aparência. O KDE é mais flexível que o Gnome, pois ali até mesmo o esquema de cores será escolhido livremente pelo usuário. No Gnome estilo de comandos e esquema de cores são coisas inseparáveis. No entanto, é muito mais fácil instalar um novo tema no Gnome que no KDE. Um iniciante terá que esperar até que lancem algum pacote do seu tema favorito para sua distribuição. O usuário do Gnome terá apenas que baixar o pacote-fonte e é o suficiente.

Mas para escolher um ou outro não basta dizer se o sujeito é iniciante ou avançado. Se ele é um iniciante que gosta de fuçar no sistema tudo muda de figura. Em outros termos: é muito subjetivo!

Offline danielduarte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
  • PHN - Por Hoje Não!
    • Ver perfil
    • http://danielduarte.wordpress.com
UBUNTU X KUBUNTU
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2006, 05:57 »
kra, eu tinha ubuntu puro e instalei o kde (kubuntu)... me arrependi. Ele deixa tudo louco, mistura com o gnome e etc, e acabei voltando pro gnome mesmo. Com certeza, Ubuntu
Visite: http://danielduarte.wordpress.com
 
PHP? Web Design? Fale comigo! ;]

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
UBUNTU X KUBUNTU
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2006, 08:50 »
depende. vc tem mais familiaridade/preferencia com o gnome ou com o kde?

quando vc responder isso, terá a sua resposta.

eu soh tive a experiencia de usar o kde no kurumin 5. é meio bagunçado, tem muitos botões, mas não é nada que um pouco de prática não resolva.

Mas entre a experiencia que tive com o kde do kuruma e o gnome do ubuntu, EU prefiro o gnome.

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
UBUNTU X KUBUNTU
« Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2006, 09:21 »
Citação de: "danielduarte"
kra, eu tinha ubuntu puro e instalei o kde (kubuntu)... me arrependi. Ele deixa tudo louco, mistura com o gnome e etc, e acabei voltando pro gnome mesmo. Com certeza, Ubuntu


Bastava instalares isto

http://www.kde-look.org/content/show.php?content=31031

 :wink:




Quanto à pergunta inicial... Para ser sincero, há que reconhecer que o Gnome tem um nivel de integração maior do que o KDE no projecto Ubuntu (embora a Canonical já tenha anunciado que isso vai mudar).. Mas, mesmo assim o Kubuntu é uma distro excelente e funciona maravilhosamente bem.

É mais uma questão de gosto pessoal do que propriamente de funcionamento, até porque é muito facil usar aplicativos do Gnome no KDE e vice-versa. Eu por exemplo tenho o Kubuntu, mas uso o Synaptic  :D  .. E aposto que uma boa parte dos que têm Ubuntu usam o K3B para gravar os CD's.. Pelo que a questão das aplicações hoje em dia não é mais um problema.

Quanto aos managers de janelas em si.. O Gnome é muito mais simples e limpo.. Os dialogos apresentam sempre só as opções essenciais, e é bastante fluido..

Mas, o KDE parece-me mais completo, tem  um maior nivel de integração e consistencia entre as varias aplicações, em quase todos os dialogos apresenta todas as opções, resumindo, a mim parece-me um Window Manager mais completo, avançado e se calhar com maior potencial futuro do que o Gnome. MAs esse acaba por ser também o seu problema, porque muitas vezes é acusado de ser over-engineered, ou seja, é melhor e tem mais possibilidades do que o que seria necessario, e isso acrescenta-lhe um pouco de complicação, torna-o um pouco mais pesado do que o Gnome e é mais propenso a bugs..


Mas.... Sinceramente, acho que não há como tirar do site os dois live CD, Ubuntu e Kubuntu, e testar durante umas horas um e outro. Ao fim de algum tempo um deles certamente será o vencedor.