kra, eu tinha ubuntu puro e instalei o kde (kubuntu)... me arrependi. Ele deixa tudo louco, mistura com o gnome e etc, e acabei voltando pro gnome mesmo. Com certeza, Ubuntu
Bastava instalares isto
http://www.kde-look.org/content/show.php?content=31031 :wink:
Quanto à pergunta inicial... Para ser sincero, há que reconhecer que o Gnome tem um nivel de integração maior do que o KDE no projecto Ubuntu (embora a Canonical já tenha anunciado que isso vai mudar).. Mas, mesmo assim o Kubuntu é uma distro excelente e funciona maravilhosamente bem.
É mais uma questão de gosto pessoal do que propriamente de funcionamento, até porque é muito facil usar aplicativos do Gnome no KDE e vice-versa. Eu por exemplo tenho o Kubuntu, mas uso o Synaptic
.. E aposto que uma boa parte dos que têm Ubuntu usam o K3B para gravar os CD's.. Pelo que a questão das aplicações hoje em dia não é mais um problema.
Quanto aos managers de janelas em si.. O Gnome é muito mais simples e limpo.. Os dialogos apresentam sempre só as opções essenciais, e é bastante fluido..
Mas, o KDE parece-me mais completo, tem um maior nivel de integração e consistencia entre as varias aplicações, em quase todos os dialogos apresenta todas as opções, resumindo, a mim parece-me um Window Manager mais completo, avançado e se calhar com maior potencial futuro do que o Gnome. MAs esse acaba por ser também o seu problema, porque muitas vezes é acusado de ser over-engineered, ou seja, é melhor e tem mais possibilidades do que o que seria necessario, e isso acrescenta-lhe um pouco de complicação, torna-o um pouco mais pesado do que o Gnome e é mais propenso a bugs..
Mas.... Sinceramente, acho que não há como tirar do site os dois live CD, Ubuntu e Kubuntu, e testar durante umas horas um e outro. Ao fim de algum tempo um deles certamente será o vencedor.