Autor Tópico: Melhor compatibilidade do fórum no firefox para temas escuros  (Lida 12575 vezes)

Darcamo

  • Visitante
Melhor compatibilidade do fórum no firefox para temas escuros
« Online: 25 de Dezembro de 2009, 12:28 »
Mudei meu ubuntu para um tema escuro, mas as caixas de texto (novo tópico, responder tópico e busca do fórum) ficam com o fundo preto e o texto preto no firefox. Isso não acontece no chrome, que deve ter um css padrão "mais amplo" que o do firefox (espero não ter dito besteira aqui), mas muitos outros sites funcionam normalmente no firefox. Em alguns o fundo fica preto com letra dourada (seguindo o tema que estou usando) e em outros o fundo fica branco com letras pretas. Ou seja, ou esses sites contem em seus arquivos css informações de cor para o fundo e o texto ou não especificam nada para os dois. Já o fórum, este parece especificar apenas a cor do texto de forma que a cor de fundo é herdada do meu tema e acaba ficando tudo escuro sem que eu possa enxergar o que escrevo. Minha sugestão seria também especificar a cor de fundo das caixas de texto como branca para que tudo funcione independentemente do tema do usuário.

O mesmo também vale para os botões (o botão "Pesquisa", por exemplo).

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Melhor compatibilidade do fórum no firefox para temas escuros
« Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2009, 16:52 »
Em último caso é possível você mesmo configurar o CSS padrão do firefox. Eu nunca tentei, então não sei dizer como faz exatamente, mas de acordo com esse link http://www.mozilla.org/unix/customizing.html você edita o arquivo css e coloca ele na pasta chrome do firefox.
Googling since 1999.

Darcamo

  • Visitante
Re: Melhor compatibilidade do fórum no firefox para temas escuros
« Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2009, 20:26 »
Pois é, sei que dá para mudar o CSS padrão do firefox, mas a meu entender isso não deve ser difícil de fazer no próprio fórum (é só a especificação da cor) então fica a sugestão. Como no linux o usuário tem uma liberdade muito maior para mudar a aparência do sistema então acho ainda mais interessante que um fórum sobre linux, no caso o ubuntu, funcione bem independente do tema do sistema do usuário.

De qualquer forma, vou atrás de ver como conserto isso no meu próprio firefox. Valeu pelo link.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Melhor compatibilidade do fórum no firefox para temas escuros
« Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2009, 18:06 »
Que beleza, vou comprar um carro e se a cor que eu escolhi não combinar com as ruas por onde eu passo com ele, vou pedir ao prefeito pra pintá-las (as ruas) com uma cor que combine com a cor do meu carro em vez de eu mudar a cor do carro, hehehehe...  :D


Pois é, sei que dá para mudar o CSS padrão do firefox, mas a meu entender isso não deve ser difícil de fazer no próprio fórum (é só a especificação da cor) então fica a sugestão. Como no linux o usuário tem uma liberdade muito maior para mudar a aparência do sistema então acho ainda mais interessante que um fórum sobre linux, no caso o ubuntu, funcione bem independente do tema do sistema do usuário.

De qualquer forma, vou atrás de ver como conserto isso no meu próprio firefox. Valeu pelo link.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Melhor compatibilidade do fórum no firefox para temas escuros
« Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2009, 21:40 »
Realmente é estranho isso que você está sugerindo, Darcamo. Mesmo que o fórum bolasse uma solução pra isso, e os outros sites? Esse é uma questão que o navegador deve resolver, e não os sites.

Darcamo

  • Visitante
Re: Melhor compatibilidade do fórum no firefox para temas escuros
« Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2009, 01:46 »
Não estou dizendo para o fórum mudar sua aparência para se adequar a temas arbitrários ao bel prazer de quem pedir aqui. O que estou dizendo é que para uma melhor compatibilidade se mudar a cor do fundo deve mudar a cor do texto também e vice-versa. Isso não vai mudar a aparência do fórum, mas apenas garantir que ela seja a mesma independentemente do tema do usuário.

Por exemplo, se o comum (caso nada seja especificado no css) for texto preto com fundo branco e um site muda o fundo para preto ele com certeza vai mudar a cor do texto (para branco por exemplo), pois se não fizer isso a maioria dos usuários não vai conseguir ler nada.

Mas suponha agora que um site mude o fundo para uma cor clara qualquer e o criador queira manter o texto preto. Nesse caso ele poderia simplesmente não especificar nada para a cor do texto achando que assim o texto será preto para todo mundo, mas dependendo do tema do usuário a cor do texto poderia ser uma cor clara e o site não teria a mesma legibilidade que o criador planejou. Por isso que a minha sugestão é também especificar a cor do texto (mesmo que para preto) para garantir que o site sempre terá a aparência correta.

Tenho certeza que deu muito trabalho para deixar o fórum com uma aparência legal e acho um desperdício se ela for mudada de acordo com o tema do usuário apenas porque umas poucas linhas deixaram de ser colocadas no css. Imaginei que seriam só umas poucas linhas no css do fórum e que não seria difícil acrescentá-las, por isso sugeri a mudança. Mas não sei muito de css e criação de sites. Se estou enganado e é muito trabalhoso fazer isso então podem deixar essa sugestão pra lá.

Para finalizar, sei que posso mexer no css padrão do firefox e fiz isso para as caixas de texto. Mas notei que no caso dos comboboxes essa mudanças no css do firefox (css que peguei na internet) acabam mudando um pouco a aparência além da cor.

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Melhor compatibilidade do fórum no firefox para temas escuros
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2009, 19:45 »
Só pra deixar registrado, eu não acho que o pedido dele seja absurdo, apesar de achar justo também se o desenvolvedor do forum não ver isso como uma prioridade.

Enfim, a solução mais simples sempre é a melhor: use um tema diferente ou baixe o greasemonkey e crie um script próprio pro forum (eu pensei nisso agora, parece ser uma boa idéia).
Googling since 1999.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Melhor compatibilidade do fórum no firefox para temas escuros
« Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2009, 13:22 »
Só pra deixar registrado, eu não acho que o pedido dele seja absurdo, apesar de achar justo também se o desenvolvedor do forum não ver isso como uma prioridade.

Concordo.
Ajuda, se alguém passar o CSS corrigido com a solução do problema.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Melhor compatibilidade do fórum no firefox para temas escuros
« Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2009, 18:00 »
O bom do Internet Explorer é que não tem essas frescuras de 'temas' (tô falando o IE e não o sistema, mas mesmo com os temas do sistema não há problemas), é aquele mesmo e tá acabado, pra evitar as "excentricidades" (pra não dizer outra coisa) do usuário, hehehe...


Só pra deixar registrado, eu não acho que o pedido dele seja absurdo, apesar de achar justo também se o desenvolvedor do forum não ver isso como uma prioridade.

Concordo.
Ajuda, se alguém passar o CSS corrigido com a solução do problema.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Darcamo

  • Visitante
Re: Melhor compatibilidade do fórum no firefox para temas escuros
« Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2009, 21:26 »
Citar
Concordo.
Ajuda, se alguém passar o CSS corrigido com a solução do problema.

A motivação da minha sugestão foi principalmente garantir a legibilidade independentemente do tema do usuário e como fui o autor do tópico resolvi ao menos tentar.

Modificando o arquivo style.css do fórum vi que os itens de interesse são "input, textarea, button", "textarea" e "select". Especificando a cor de fundo para uma cor clara (aquele marrom mais claro de outras partes do fórum, por exemplo) consegui ver o texto normalmente. Só que em especial para o "select", que corresponde aos comboboxes, o visual não fica tão legal quando o visual atual do fórum quando o usuário usa o tema Human.

Dessa forma, vi que ao invés de tentar manter o mesmo visual independentemente do tema do usuário seria mais fácil tentar apenas manter a legibilidade que é a motivação original do post. Nesse caso, ao invés de tentar especificar a cor de fundo a abordagem seria comentar ou remover a especificação da cor do texto ("color: #000000;") presente em "input, textarea, button", "textarea" e "select". Com isso tanto a cor de fundo quanto a cor do texto serão herdadas do tema do usuário e o texto será legível. Além disso, essa mudança não prejudicará os demais usuários.

Resumindo, a ideia é somente especificar a cor do texto se a cor de fundo também for e vice-versa. Isso não vai garantir uma consistência de visual independentemente do tema do usuário mas isso é um bug do firefox e não do fórum e essa abordagem vai ao menos garantir a legibilidade do texto.

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Melhor compatibilidade do fórum no firefox para temas escuros
« Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2010, 05:31 »
Crie um novo documento com esse comando
Citar
#!/bin/sh
GTK2_RC_FILES=$HOME/.themes/Nome_do_tema_"claro"_escolhido/gtk-2.0/gtkrc firefox
Salve na sua /home com o nome .firefox.sh, e de permissão de execução com o comando
Citar
chmod +x .firefox.sh
Ou somente clique em cima do arquivo e em propriedades/Permissões/ deixe marcado o botão [Permitir execução do arquivo como um programa]

Agora clique com o botão direito em Aplicativos e depois em Editar menus, agora navegue até /Internet/Firefox e em propriedades mude o comando para /home/seu_usuário/.firefox.sh

Agradecimentos ao amigo silvioprog, sem ele eu não teria conseguido fazer isso!! :D
« Última modificação: 14 de Maio de 2010, 05:34 por Alyscom »
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline José Vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Melhor compatibilidade do fórum no firefox para temas escuros
« Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2010, 10:28 »
Como usuário de temas escuros (pretos, na verdade, agora estou com Divinorum-CyanMagenta) eu acho a sugestão do Darcamo (com relação aos arquivos css do fórum) razoável.

Entretanto, normalmente os temas escuros oferecem um arquivo "form.css" ou "userContent.css" (ou ambos) como "workaround" para o uso do firefox. No momento estou usando um "userContent.css" que achei em algum lugar por aí, e está funcionando perfeitamente.

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Melhor compatibilidade do fórum no firefox para temas escuros
« Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2010, 13:14 »
Como usuário de temas escuros (pretos, na verdade, agora estou com Divinorum-CyanMagenta) eu acho a sugestão do Darcamo (com relação aos arquivos css do fórum) razoável.

Entretanto, normalmente os temas escuros oferecem um arquivo "form.css" ou "userContent.css" (ou ambos) como "workaround" para o uso do firefox. No momento estou usando um "userContent.css" que achei em algum lugar por aí, e está funcionando perfeitamente.
Você testou a dica que dei ai em cima? Ela serve para rodar o firefox com o tema diferente do que você está usando no sistema, bastando você mudar aonde eu disse "Nome_do_tema_"claro"_escolhido" para um nome de um tema existente no seu sistema!

Ex: Feche o Firefox e digite isso no terminal
Código: [Selecionar]
GTK2_RC_FILES=$HOME/.themes/Ambiance/gtk-2.0/gtkrc firefoxVocê verá que o Firefox abriu com o tema "Ambiance", e não o tema "Divinorum-CyanMagenta" como você disse! :)

ps.: Você precisa ter o tema instalado na pasta .themes da sua /home


[]'s


Alyscom
« Última modificação: 14 de Maio de 2010, 13:19 por Alyscom »
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline José Vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Melhor compatibilidade do fórum no firefox para temas escuros
« Resposta #13 Online: 14 de Maio de 2010, 13:21 »
Você testou a dica que dei ai em cima? Ela serve para rodar o firefox com o tema diferente do que você está usando no sistema, bastando você mudar aonde eu disse "Nome_do_tema_"claro"_escolhido" para um nome de um tema existente no seu sistema!
Ex: Feche o Firefox e digite isso no terminal
Código: [Selecionar]
GTK2_RC_FILES=$HOME/.themes/Ambiance/gtk-2.0/gtkrc firefoxVocê verá que o Firefox abriu com o tema "Ambiance", e não o tema "Divinorum-CyanMagenta" como você disse! :)

Isso eu já conhecia, tenho p/ skype, dia, meld, ooo, vmplayer 2 (o vmplayer 3 não precisa)...

Mas não vejo muita graça, eu quero usar o tema escuro...e com o userContent.css customizado o Firefox funciona direitinho.

Darcamo

  • Visitante
Re: Melhor compatibilidade do fórum no firefox para temas escuros
« Resposta #14 Online: 14 de Maio de 2010, 17:19 »
Sei que existem meios para resolver o problema por parte do usuário. Mas imaginei que a solução mudando apenas uma besteirinha no css do fórum não seria difícil e resolveria para todos os usuários. A "regra" seria "se especificou a cor de fundo então especifique também a cor do texto ao invés de assumir que ele vai ser preto para todo mundo".