Vamos ver se a sua "consiencia" vai continuar assim, é sempre preferível um dual boot para ir se livrando aos poucos do Windows...
De fato velox256...
Faz 2 meses que eu estou aprendendo e por enquanto não me vejo sem o windows. A não ser que o ricardofrigo já tenha um bom tempo com o sistema. Cada usuário tem as suas necessidades, mas, em média, quanto tempo você acha que um usuário demora pra migrar de windows pra Linux ?
Dinel, no próximo 30 de dezembro completo um ano de Ubuntu tanto no desktop quanto no netbook. Mas em ambos é com dual boot (Vista no desk e XP no net). E cada vez me convenço mais que não vale a pena eliminar o Windows em definitivo.
Não é que eu use o Windows. Às vezes, fico até um mês ou mais sem entrar nele. Eu entro, com mais frequência, numa máquina virtual XP no VirtualBox do desktop porque tenho 2 programas que rodam só em Windows.
E por que eu decidi que tão cedo eu não abandono o Windows de vez? Por uma razão simples: volta e meia eu preciso dele. Nesta semana mesmo eu adquiri um modem 3G e contratei o serviço da Claro. O modem não funcionava no Ubuntu enquanto no Windows ele quase que se auto-instalou automaticamente (OK, alguns dirão que é culpa do fornecedor do modem mas eu sou apenas um usuário e não posso deixar de comprar o modem por causa disso...).
Aí, para poder usar o modem no Ubuntu, eu pesquisei bastante sobre a instalação deste tipo de modem no Windows (porque eu estava em viagem e não tinha outra forma de acessar a Web) até achar a solução que funcionou.
Se eu não tivesse o Windows, eu teria que esperar voltar para minha base onde tenho meu desktop para fazer as pesquisas ou ir a uma lan-house para isso (e eu precisaria ir várias vezes à lan house porque tive que testar umas 6 soluções sugeridas até que achei a que realmente funcionou).
Então, como sugeriu o velox256, eu não pretendo colocar, como prioridade, abandonar o Windows de vez. E, analisando prós e contras, qual o problema de ficar em dual boot? A única coisa que eu ganharia é liberar o espaço em disco que ele utiliza.
Um abraço.
Concordo Ramon.
Realmente existem situações em que realmente precisamos utilizar o windows. Eu particularmente só tenho um PC, mas passo muito pouco tempo em casa, devido ao trabalho, estudos e outras coisas mais.
Então o que eu ando fazendo ultimamente e estudar o Linux no trabalho mesmo. Quando a correria passa, abro o VMware com dois sistema. Ubuntu 9.04 e XP. Por ele vou aprendendo aos poucos a fazer o que um usuário assíduo de windows faz no seu dia-a-dia em linux.
Antes dessa correria eu passava um bom tempo em casa, mas na maioria do tempo passava jogando. Mas como atualmente não tenho mais tempo pra ficar em frente ao pc jogando, faço somente algumas tarefaz simples. Acessar a internet, ver emails, baixar arquivos, enfim, o básico.
No meu caso, não consigo largar o windows completamente pela questão do Office da M$. Lá na empresa trabalho bastante com documentos e planilhas e ainda não consegui me acostumar com o OpenOffice. Estou estudando-o mais afundo para ver se eu posso utiliza-lo sem dificuldades. Até o momento é só isso, mas futuramente, podem surgir outras coisas que talvez, eu consiga fazer só com o windows.
O tempo de 'adaptação' depende de cada um, há quem persista no uso do sistema mesmo que apareçam problemas e são esses usuários que realmente se interessam em aprender; mas muitos usuários peidam no uso do Linux no primeiro surgimento de problemas. São os que ficam falando mal do Linux qdo se decepcionam com ele...
É exatamente o que ando fazendo velox256, persistindo, sendo curioso, questionando, tentando entender. Recentemente apresentei o ubuntu para um amigo, e conversando com ele, decidiu fazer um dual boot no seu pc. O que tenho notado é que ele sempre reclama de alguma coisa. Algum programa que não funcionava da forma que ele queria ou algum bug estranho que não tinha explicação. Isso também vem me ajudando bastante porque me dá mais inventivos e desafios para encontrar as soluções adequadas. Até agora tem dado certo. Tanto ele como eu estamos aprendendo bastante.