Autor Tópico: Problemas com teclado numérico de notebook no Ubuntu 9.10  (Lida 3594 vezes)

Offline jmhal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Problemas com teclado numérico de notebook no Ubuntu 9.10
« Online: 14 de Dezembro de 2009, 00:19 »
Olá Senhores,

estou com um estranho problema. instalei o Ubuntu 9.04 em um notebook CCE Nextera. tudo foi configurado perfeitamente. porém, quando atualizei para o 9.10, fiquei com um problema estranho. o teclado tem um layout que permite usar as teclas de letras como teclado numérico. por exemplo, apertando Fn, eu posso teclar o U e na verdade aparecer 4. é um recurso interessante, mas depois da instalação, o comportamento se tornou o contrário. agora o padrão é surgir o valor numérico, tenho que apertar Fn para poder usar a letra.

fui conferir em  Sistema>Preferências>Teclado>Disposições/Modelo de Teclado como estava configurado o layout. estranhamente está configurado como PC Genérico 105 teclas e por mais que procure, não há a opção ABNT2. por alguma razão, algum pacote que tem tal layout não deve ter sido instalado.

alguém tem alguma sugestão?

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Re: Problemas com teclado numérico de notebook no Ubuntu 9.10
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2009, 14:44 »
As outras teclas de função funcionam? Tendo em vista que para ativar o teclado numérico é necessário usar a tecla "Fn" ...
Eu tive este problema com as teclas de função por causa de alguns parâmetros de kernel que eram passados ao grub na hora do boot.

Se puder colocar como está aí seu grub ;)
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

Offline canopusemanuel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Problemas com teclado numérico de notebook no Ubuntu 9.10
« Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2009, 13:51 »
olá!! vc verificou se o padrão está marcado no Brasil????

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Problemas com teclado numérico de notebook no Ubuntu 9.10
« Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2009, 16:01 »
Seu teclado deve ter uma tecla do tipo NumLock e ela tá ativada. O NumLock (ou numlk) alterna o uso de algumas teclas entre o teclado numérico e o normal. Eu acho mais provável que seja isso do que problema na configuração do teclado mesmo.
Googling since 1999.