Autor Tópico: Gnome Nanny – Um programa de Controlo Parental  (Lida 3164 vezes)

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Gnome Nanny – Um programa de Controlo Parental
« Online: 28 de Fevereiro de 2010, 00:34 »
Caros utilizadores do Ubuntu e demais que utilizam este fórum, tenho o prazer de apresentar um excelente artigo escrito por um novo escritor do blog Ubuntued. Acho o artigo de extrema importância para todos aqueles utilizadores que têm filhos e acham que a Internet é um sítio muito perigoso.

Espero que dêem um bom feedback como forma de motivação ao Luís, o novo escritor e autor deste artigo. De seguida apresento o texto na íntegra que pode ser consultado, com imagens no endereço seguinte:

http://ubuntued.info/gnome-nanny-um-programa-de-controlo-parental


Citar
Gnome Nanny – Um programa de Controlo Parental
Nos dias quem correm, praticamente todas as crianças têm acesso a um computador, quer devido ao avanço das tecnologias, quer pela facilidade da sua aquisição. Surge, assim, algum receio por parte dos pais (ou encarregados de educação) das horas que as crianças passam em frente do computador e do conteúdo de fácil acesso de origens duvidosas. Depois a ausência de controlo nas conversas, isto é, com quem e o assunto.

Para colmatar essa falta de controlo, surge assim o Gnome Nanny, um programa de controlo parental que permite, de forma simples, controlar o que as suas crianças fazem no seu computador. Pode definir tempos para a utilização do computador, da navegação, de email e até de conversações em programas mensageiros. Tem um sistema de filtragem de conteúdos Web para cada utilizador, podendo bloquear todos os sites que considerar indesejável, deixando os seus filhos navegar na Internet sem mais preocupações.

Adicione o repositório do Gnome Nanny

A instalação do Gnome Nanny é muito simples e passa pela instalação de um repositório. A todos os que se sentem arrepiados com o uso do Terminal, aconselho a utilizar a forma que explico de seguida, visto que é muito mais fácil e rápida. No entanto se preferir a solução gráfica, aconselho a seguir este artigo para saber como o fazer, o repositório é o seguinte:

Citar
    deb http://ppa.launchpad.net/nanny/ppa/ubuntu [nome_da_versão] main

A minha recomendação, para cada versão do Ubuntu, apresenta-se de seguida.


Ubuntu Karmic Koala

No Ubuntu Karmic Koala, a instalação de repositórios é muito mais simples que as versões anteriores. Para adicionar o repositório basta abrir o terminal e escrever o seguinte para adicionar o repositório e as chaves de autenticação do Gnome Nanny:
Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:nanny && sudo aptitude update

Ubuntu Jaunty Jackalope

No caso do Ubuntu Jaunty Jackalope, a instalação é um pouco mais complexa, no entanto, apresento de seguida uma linha do terminal composta por várias acções que no final adicionam o repositório do Gnome Nanny e actualiza as chaves de autenticação automaticamente. Copie e cole no terminal a linha seguinte para instalar o repositório do Gnome Nanny:
Código: [Selecionar]
sudo bash -c "echo 'deb http://ppa.launchpad.net/nanny/ppa/ubuntu jaunty main' >> /etc/apt/sources.list" && sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 132D48BA && sudo aptitude update

Nota: O Gnome Nanny já se encontra disponível para o novo Ubuntu Lucid Lynx (10.04) e para quem tem esta versão, adopta-se o método do Ubuntu Karmic Koala (9.10) para a adição do repositório através do terminal.


Instale o Gnome Nanny

Depois de adicionar o repositório do Gnome Nanny, pode instalar o programa facilmente através do seguinte comando:
Código: [Selecionar]
sudo aptitude install nanny
Depois da instalação terminada deverá reiniciar a sua máquina, para poder ter esta ferramenta a trabalhar e pronta a usar. Quando iniciar a sessão verá o ícone na Área de Notificação do Ubuntu.

Utilização do Gnome Nanny

Para aceder ao Gnome Nanny, o utilizador terá de ir a Sistema→Administração→Parental Control, como o programa necessita privilégios de administrador, será pedido ao utilizador a senha. Depois de inserida surge a seguinte janela com as abas contempladas na imagem, e na parte esquerda estão os nomes dos utilizadores.

Seleccionando o utilizador-alvo, faça as configurações que achar necessário, indicando as horas permitidas e proibidas. Sendo este campo presente em todas as abas. (Nota: Permite a verde e proíbe a vermelho)

No entanto na aba Web browser surge uma opção extra, o filtro de conteúdos, tal como pode ver na imagem.

Clicando no botão Configure surge uma janela onde podem colocar os sites permitidos, proibidos e a lista negra.

Para adicionar sites do seu conhecimento poderá fazê-lo simplesmente clicando Adicionar na aba em que quiser inserir. Na seguinte janela é só preencher os campos e já está.

Apresentação do conteúdo na aba Mail Client, basta clicar na imagem que se segue.

Na aba do Instant messaging, optou-se por seleccionar Use the instant messaging x,y hours a day, onde se substituiu o x,y por 2,0, ou seja, através desta configuração apenas é permitida a utilização do programa de mensagens instantâneas duas horas por dia.