Autor Tópico: touchpad do notebook jce não funciona [resolvido]  (Lida 15301 vezes)

Offline roberto gil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
touchpad do notebook jce não funciona [resolvido]
« Online: 18 de Dezembro de 2009, 18:11 »
Oi, gostaria de saber como colocar o touchpad do meu notebook jce modelo jc10 da cce para funciona. Uso o ubuntu 9.04 com gnome. Obrigado
« Última modificação: 20 de MAR?O de 2011, 23:46 por roberto gil »

Offline betsy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: touchpad do notebook jce não funciona
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2009, 00:20 »
Estou com o mesmo problema, também usando o 9.04, mas tenho um Philco PHN10103.
Ele funcionava no sistema original (Ubuntu 7 alguma coisa com Fenix). Queria tudo, menos ter que reinstalar o sistema original pra ver como o touchpad estava configurado...
Se eu descobrir algo volto ao fórum. Boa Sorte!
Knowledge is knowing tomato is a fruit. Wisdom is not putting it in a fruit salad.

Offline eduardo.heine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: touchpad do notebook jce não funciona
« Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2010, 02:10 »
Tente colocar i8042.nomux=1 na linha do kernel carregada pelo sistema no gerenciador de boot. Estava com o mesmo problema e foi resolvido.

[]'s

Offline joao_z

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
    • Ver perfil
Re: touchpad do notebook jce não funciona
« Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2010, 10:21 »
Boas

Não conheco essas marcas de portateis pelo menos em Portugal não ha :P

LOL

http://tuxmobil.org/

Tentar dar uma olhada nessa página tem muita informação sobre portateis.

Cumps
Zananar

Offline betsy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: touchpad do notebook jce não funciona
« Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2010, 04:30 »
Tente colocar i8042.nomux=1 na linha do kernel carregada pelo sistema no gerenciador de boot. Estava com o mesmo problema e foi resolvido.

[]'s

Eduardo, sou iniciante... quero tentar a sua dica mas nao sei em que arquivo coloco. Voce pode me passar o nome? Obrigada!
Knowledge is knowing tomato is a fruit. Wisdom is not putting it in a fruit salad.

Offline gemdbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: touchpad do notebook jce não funciona
« Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2010, 00:10 »
Tambem possuo esse netbook, sou novo no linux e estou usando a versao 9.10 se alguem puder me ajudar.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: touchpad do notebook jce não funciona
« Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2010, 00:32 »
Tente colocar i8042.nomux=1 na linha do kernel carregada pelo sistema no gerenciador de boot. Estava com o mesmo problema e foi resolvido.

[]'s

Ola tente dessa forma para ver se funciona com o live cd e se funcionar vc volta e faz o procedimento na sua instalação padrao.

De o boot pelo cd do Karmic ou outro se for o caso, e na tela inicial onde vc escolhe entre o live ou instalação vc aperta f6 e seleciona um dos modos. Vai aparecer uma linha grande na tela observe essa linha e vera "--" e so ir ate esse lugar dar um espaço e acrescentar o que o eduardo diz ficando assim;

-- i8042.nomux=1
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline betsy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: touchpad do notebook jce não funciona
« Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2010, 23:16 »
vc acha q funciona com o philco também? e se der certo vou ter q reinstalar tudo??? eu não uso 9.10, uso 9.04
Tentei mil coisas, já estou quase desistindo!
Obrigada!
Knowledge is knowing tomato is a fruit. Wisdom is not putting it in a fruit salad.

Offline gemdbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: touchpad do notebook jce não funciona
« Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2010, 14:41 »
Eu consegui instalar o touchpad indo em "Central de Programas do Ubuntu" ou em Sistema - Administração - Gerenciador de Pacotes Synaptic e instalar o "gsynaptics" e agora toda vez quando vou abri o touchpad que ficou dentro de Sistema - Preferências - Touchpad esta sendo exibido esta mensagem:

"GSynaptics couldn't initialize. You have to set 'SHMConfig' 'true' in xorg.conf or XF86Config to use GSynaptics"

Como eu faço para solucionar? Afinal eu tento achar uma resposta no google que manda eu atualizar o arquivo "xorg.conf" sendo que não consigo encontrar o mesmo.

Offline betsy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: touchpad do notebook jce não funciona
« Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2010, 00:04 »
Tente colocar i8042.nomux=1 na linha do kernel carregada pelo sistema no gerenciador de boot. Estava com o mesmo problema e foi resolvido.

[]'s

Eduardo, sou iniciante... quero tentar a sua dica mas nao sei em que arquivo coloco. Voce pode me passar o nome? Obrigada!

Pessoal,
tudo resolvido com a ajuda do luisfpg. Vide detalhes no tópico netbook philco PHN 10103 - Hotkeys / WebCam
Knowledge is knowing tomato is a fruit. Wisdom is not putting it in a fruit salad.

Offline gemdbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: touchpad do notebook jce não funciona
« Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2010, 00:20 »
Eu consegui resolver usando essas instruções:

"Oi. Também quebrei a cabeça com esse problema nesse exato modelo.

Só consegui resolver passando as seguintes opções de kernel (aparentemente é preciso todas as três. Não fiz experiências.)

i8042.nomux i8042.noloop i8042.reset

Para implementar edite /etc/default/grub no modo de superusuário e adicione estes três parâmetros à linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT

depois rode "update-grub" e reinicie. O touchpad deve funcionar agora."

Link: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=59696.0

Offline betsy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: touchpad do notebook jce não funciona
« Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2010, 00:36 »
Eu consegui instalar o touchpad indo em "Central de Programas do Ubuntu" ou em Sistema - Administração - Gerenciador de Pacotes Synaptic e instalar o "gsynaptics" e agora toda vez quando vou abri o touchpad que ficou dentro de Sistema - Preferências - Touchpad esta sendo exibido esta mensagem:

"GSynaptics couldn't initialize. You have to set 'SHMConfig' 'true' in xorg.conf or XF86Config to use GSynaptics"

Como eu faço para solucionar? Afinal eu tento achar uma resposta no google que manda eu atualizar o arquivo "xorg.conf" sendo que não consigo encontrar o mesmo.

Esquece isso, eu tentei e não adiantou nada, nossa versão não tem xorg.conf. Veja a dica do grub que postei antes.
Knowledge is knowing tomato is a fruit. Wisdom is not putting it in a fruit salad.

Offline edinaldo.gomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: touchpad do notebook jce não funciona
« Resposta #12 Online: 07 de Setembro de 2010, 11:09 »
Nada deu certo no meu...
Alguém realmente já conseguiu botar o touch pra funcionar?
Como fez?

Offline betsy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: touchpad do notebook jce não funciona
« Resposta #13 Online: 07 de Setembro de 2010, 17:17 »
Edinaldo, veja meu post anterior com os detalhes do que tive que fazer pra funcionar. O meu touchpad funciona perfeitamente depois das dicas que segui. Tenho um Philco PHN10103. Boa sorte.
Knowledge is knowing tomato is a fruit. Wisdom is not putting it in a fruit salad.

Offline edinaldo.gomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: touchpad do notebook jce não funciona
« Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2010, 18:38 »
Consegui editando o grub.

Como os amigos falaram:

sudo gedit /etc/default/grub

e na linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT adicionei i8042.nomux i8042.noloop i8042.reset

Ficou assim

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT = "i8042.nomux i8042.noloop i8042.reset"

Salvei, depois executei

sudo update-grub

e funcionou.

Obrigado a todos pela ajuda, já estava pensando em tirar o Ubuntu dele. O problema que to notando agora é o super aquecimento... não sei se isso acontece com vcs também...