Tradução livre:
http://arstechnica.com/open-source/news/2010/01/ubuntus-default-search-engine-to-change-in-deal-with-yahoo.arsMotor de busca padrão do Ubuntu para a mudança em acordo com Yahoo
By Ryan Paul | Última actualização 26 de janeiro de 2010 9:30
A Canonical, empresa por trás da popular distribuição de Linux Ubuntu, revelou hoje que estabeleceu um acordo de partilha de receitas com o Yahoo. Como parte do negócio, o navegador Firefox que é fornecido no Ubuntu será configurado para usar o Yahoo como o mecanismo de busca padrão.
Rick Spencer, o líder da equipe de desktop da Canonical, anunciou a mudança do motor de busca hoje em uma lista pública de discussão do Ubuntu. Os termos específicos do acordo não foram divulgados. Segundo Spencer, o novo padrão será exibido na versão de desenvolvimento da distribuição "tão rapidamente quanto possível" e estará em vigor a tempo para o Ubuntu 10,04, o que está programado para lançamento em abril. Eles não indicaram se a mudança será aplicada retroactivamente às instalações existentes da actual versão estável, mas confirmaram que ele será alterado para os usuários existentes que a atualização da versão estável atual de 10,04.
A mudança vai abranger tanto o provedor de busca na barra de ferramentas do Firefox e da página inicial padrão. Usuários ainda será capaz de mudar rapidamente o serviço de busca padrão, clicando no ícone do provedor de busca no Firefox e selecionar o serviço de pesquisa de sua escolha no menu suspenso. A fim de facilitar aos utilizadores a mudar completamente, a Canonical é personalizar o navegador para que mudar o seu provedor de pesquisa padrão também mudará sua página inicial, se você ainda não tenha definido uma.
A Canonical é incomum entre os principais distribuidores comerciais do Linux no sentido de que não vende uma "empresa" ou "pro" versão de seu software. Em um esforço para tornar esta abordagem sustentável, a Canonical está experimentando com um número de diferentes modelos de negócios, incluindo o apoio comercial para os usuários finais, assinatura de serviços baseados na Web, e apoiar a integração de fabricantes de hardware. No anúncio sobre a mudança de motor de busca, Spencer diz que a parceria da Canonical com o Yahoo irá ajudar a financiar o desenvolvimento em curso da distribuição.
"Estou perseguindo essa mudança porque a Canonical negociou um acordo de partilha de receitas com o Yahoo! E esta receita vai ajudar a Canonical Inc para fornecer aos desenvolvedores e recursos para continuar o desenvolvimento do Ubuntu e abra a plataforma Ubuntu", escreveu ele. "Essa mudança vai ajudar a fornecer esses recursos, bem como continuar a respeito de pesquisa de nossos usuários padrão em todo o Firefox."
Canonical atualmente ganha uma parte das receitas provenientes de pesquisas do Google, assim que a mudança significa que o Yahoo oferece um melhor negócio. Buscar parcerias tornaram-se cada vez mais comum. O desenvolvimento do Firefox em si é em grande parte financiado pelo relacionamento da Mozilla com o Google e outros provedores de pesquisa. Vendedor de hardware da Dell já navios Yahoo como o mecanismo de busca padrão nos seus sistemas baseados no Ubuntu devido ao seu próprio acordo de partilha de receitas com a empresa de pesquisa.
Vale notar que as práticas de conservação de dados do Yahoo, são mais respeitadores da privacidade do Google. Registros de busca do Yahoo são anónimos após 90 dias, uma prática que vai continuar nofuturo. O Google, por outro lado, mantém os dados relativos a três vezes mais tempo e tem enfrentado críticas por seu alegadamente anonimato insuficiente.
O movimento gerou um pouco de controvérsia entre alguns entusiastas do Ubuntu que estão preocupados com a adopção de um padrão que não representa a preferência geral da maioria dos usuários. Na prática, a facilidade com que o padrão pode ser alterado em grande medida atenua as implicações potencialmente prejudiciais. Enquanto os esforços da Canonical para rentabilizar o desktop não escalar para o tipo de epidemia que já infectou crapware a grandes fabricantes de PCs, não vai ser um problema. Vendendo o padrão de pesquisa parece ser uma forma bastante uninvasive e prático para a Canonical para aumentar suas receitas, contribuindo assim para garantir que a empresa possa continuar a fornecer seu software para os usuários sem nenhum custo.