Sempre fui propenso defensor de um ciclo maior de desenvolvimento, mas sempre entendi aqueles que defendem o ciclo de 6 meses.
Mas a cada versão que lançam estou mais seguro de que um ciclo de pelo menos 8 meses seria melhor para todos.
1. Uso o XP no trabalho e apesar de estar desatualizado em recursos, o sistema está uma rocha, pelo menos é a minha sensação, é difícil dar pau, isso se deve a vários anos de atualizações e correções de bugs. No Ubuntu a cada 6 meses são lançadas versões e as atenções são divididas em atualizar as várias versões antigas e desenvolver um novo sistema a cada 6 meses, acho que a qualidade das correções deve ser prejudicada com certeza.
2. É comum termos atualizações constantes de aplicativos como por exemplo o Thunderbird 3.1.1 até o 3.1.19, são 19 updates, mas o Thunderbird continua o mesmo, são apenas correções de bugs e de estabilidade, é muito chato ter que atualizar a todo momento, ou seja, na verdade o produto é inacabado e cheio de falhas, que os desenvolvedores vão descobrindo com o passar do tempo. Séria melhor demorar mais para lançar, e quando o fizer que seja bem feito, atualizações são indispensáveis, o que me incomoda são as quantidades absurdas que temos num período tão curto de tempo.
3. Acredito que perde-se um tempo considerável em lançar uma versão, séria a sincronização dos servidores Debian com Ubuntu, planejar cronograma de lançamento, artes gráficas, testes de imagens, enfim, a cada 6 meses isso tudo é feito novamente, se as distribuições lançassem uma versão a cada 8 meses tem um tempo ai que não sei calcular que seria investido em desenvolvimento do produto. Nós usuários queremos o produto funcionando, isso que importa.
4. O Ubuntu já está maduro para aumentar esse tempo de lançamento, antigamente acredito que faltava tanta coisa que esperar 8 meses ou 1 ano séria tempo de mais e os poucos usuários que acreditavam na força do Linux ficariam receosos com o real desenvolvimento, mas hoje o Ubuntu está show, precisa melhorar em muitos pontos, mas quem usa já tem quase 100% das funções necessárias a um SO.
5. Instalei o Ubuntu para alguns amigos e o que eles mais reclamam é que há atualizações todo dia. Isso pode ser uma faca de dois legumes, se atualiza é por que cuidam do sistema ou não, pode ser sistema mal feito. Atualizar é importante, mas as atualizações devem ser somente as necessárias, testar bem o sistema antes de lança-lo, forçar ao máximo, fazer testes de esforço, por para quebrar, isso acho que as distribuições não fazem antes do lançamento.
O que relatei acima serve para o sistema operacional mas também é valido para os desenvolvedores de aplicativos.