Autor Tópico: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?  (Lida 56020 vezes)

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #15 Online: 11 de Dezembro de 2009, 01:09 »

Tem razão, concordo, é como disse acima, atualiza que quer, mas é consenso geral que todos preferem sempre ter um sistema atualizado, não?


Mas aí é que está a questão, aumentando o ciclo de desenvolvimento vai dar na mesma de usar só versões LTS. Esta de sistema atualizado é praticamente uma ilusão, já que tem muita coisa no 9.10 que já tem versão mais nova disponível em outros repositórios.

Parece que o desejo é evitar que outros (que aceitam as consequências) tenham um sistema mais atual.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #16 Online: 11 de Dezembro de 2009, 04:33 »
Nossile, você não me entendeu, posso ter sido meio confuso, mas não quero nada, não desejo nada e nem quero evitar que outros tenham o sistema mais atual. Se pareceu isso, lhe digo que está longe da verdade. Não faço propaganda de sistema e cada um usa o que qué, atualizado ou não, tanto faz pra mim.

Sistema operacional atualizado não é uma ilusão, é uma necessidade real. Que tem coisa no 9.10 que logo ou já está desatualizada por ter versões mais novas nos repositorios, concordo em 100%, é ilusão, mas ai o foco mudou para os aplicativos, estou falando do sistema operacional, suas melhorias, ganho de performance, qualidade, e apenas as ferramentas principais que integram o sistema, como seu gerenciador de janelas, de atualização, etc... Não me refiro a aplicativos atualizados, editores, browsers, gerenciadores de downloads...

Formatar é um parto pra muita gente. A quantidade de dados que tenho de manipular para liberar um hd ultrapassa 1 tera. Esse é o meu caso e somente o meu caso, mas existe pessoas em situações parecidas. Por isso, preciso de motivos fortes para trocar de versão e não posso me arriscar em uma atualização pelo gerenciador. Então, para pessoas como eu, vale a pena utilizar um Sistema que é atualizado a cada 6 meses? No caso do ubuntu, Sim, não sou obrigado a atualiza-lo mesmo.

Atualiza que quer e quem pode. Existe pessoas que quer mas não podem e as que podem mas não quer.
O que eu vou estar perdendo se eu não atualizar em 6 meses a minha versão? Hoje, no meu caso, a resposta é não muita coisa, não há la grandes mudanças. Por isso, acabo fazendo parte  da pessoas que não podem e não querem mudar de versão para evitar riscos e o parto que é acertar o sistema novamente, não posso perder dados e nem me arriscar a atualizar pelo gerenciador por pouco ou nenhum ganho.
O que indaguei foi: Se não existe grandes mudanças, por que lançar uma versão a cada seis meses?  Se o tempo fosse maior, não teriam mais tempo para melhorar muito cada versão lançada? ganhando em performance, integração, robustez... Claro que cada um tem uma opinião.

Se aumentar o ciclo vai dar na mesma de usar apenas a versão LTS, talvez seja melhor, ou pior, trabalhar apenas com uma versão LTS anual, vai saber!
Digitei no google ubuntu inovações e vi a pagina do wikipedia na terceira posição(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu), ao acessar, vi as inovações da versão 9.04 e pensei, pra que lançar essa versão? O suporte a essa versão vai acabar 8 meses antes da versão 6.06 lts.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #17 Online: 11 de Dezembro de 2009, 05:21 »
Primeiramente, apesar do quote a questão do "desejo" não foi especificamente para você, mas para todos que defendem a mesma ideia.

Quando disse que existem pacotes mais atuais em outros repositórios não me ative apenas a softwares de uso final, existem pacotes mais atuais de componentes do sistema também.

O que indaguei foi: Se não existe grandes mudanças, por que lançar uma versão a cada seis meses?  Se o tempo fosse maior, não teriam mais tempo para melhorar muito cada versão lançada? ganhando em performance, integração, robustez... Claro que cada um tem uma opinião.

O lançamento de uma versão não cessa o desenvolvimento e aprimoramento dos pacotes, eles continuam independente do lançamento. E um dos atrativos do Ubuntu é justamente ter novidades, se demorar para lançar versões perde-se esse diferencial, aí é melhor usar o Debian logo.

Se aumentar o ciclo vai dar na mesma de usar apenas a versão LTS, talvez seja melhor, ou pior, trabalhar apenas com uma versão LTS anual, vai saber!
Da para saber agora, é só usar somente as LTSs, ou perguntar para quem já faz isso.

Lançar versões de 6 em 6 meses é uma decisão estratégica da Canonical e difícilmente ela vai mudar, resta aceitar, fazer um forc ou mudar de distô.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #18 Online: 11 de Dezembro de 2009, 05:43 »
Se ao invés de lançar apenas as versões inteiras eles lançassem também o service pack, atrairia muito mais usuários, porque muita gente não gosta de ficar atualizando toda hora "usuários que utilizam internet discada por exemplo" e até desativam o serviço de atualização!

Se pudéssemos baixar um pack com todas as atualizações e escolher qual aplicativo seria atualizado seria o máximo!


[],s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #19 Online: 11 de Dezembro de 2009, 08:44 »
Por favor me digam que vocês não estão falando de service packs pro linux... -_-
Uma lágrima caiu aqui até...
Googling since 1999.

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #20 Online: 11 de Dezembro de 2009, 11:35 »
baixar um SP e atualizar pelo gerenciador daria na mesma, com o diferencial que amnter o sp seri amias dificil que a forma atual.........
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #21 Online: 11 de Dezembro de 2009, 11:52 »
Se ao invés de lançar apenas as versões inteiras eles lançassem também o service pack, atrairia muito mais usuários, porque muita gente não gosta de ficar atualizando toda hora "usuários que utilizam internet discada por exemplo" e até desativam o serviço de atualização!

Se pudéssemos baixar um pack com todas as atualizações e escolher qual aplicativo seria atualizado seria o máximo!


[],s


Alyscom

Isso da na mesma de atualizar para uma nova versão pelo gerenciador de atualizações... e (não é o fooco mas só para esclarecer), Service Packs não permitem atualização seletiva, ou instala tudo ou não instala.

Quem é usuário de discada tem que baixar a ISO em outro lugar e adiciona-la como repositório, aí é só atualizar.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2009, 11:54 por Nossile »
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #22 Online: 11 de Dezembro de 2009, 11:59 »
Por favor me digam que vocês não estão falando de service packs pro linux... -_-
Uma lágrima caiu aqui até...

+1

Esta discussão volta com a mesma frequência que as versões do Ubuntu. De 6 em 6 meses tem um tópico sobre o assunto.
O que já ficou claro pra mim: Ninguém é obrigado atualizar. As mudanças são sutis e cada um deve pesar a necessidade... e... a alma do negócio: sempre instale um /home separado.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #23 Online: 11 de Dezembro de 2009, 12:03 »
Isso da na mesma de atualizar para uma nova versão pelo gerenciador de atualizações... e (não é o fooco mas só para esclarecer), Service Packs não permitem atualização seletiva, ou instala tudo ou não instala.

Quem é usuário de discada tem que baixar a ISO em outro lugar e adiciona-la como repositório, aí é só atualizar.
Sério??... Então porque quando tento fazer isso eu não consigo?O cd começa a desmontar e some logo após alguns instantes!
E fala serio baixar 690mb para usar no máximo 300mb de atualizações... não é meio desnecessário não ein??


[],s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #24 Online: 11 de Dezembro de 2009, 12:08 »
Acho que a resposta certa é!!
Qué qué, se não quer tem quem queira! :P


[],s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #25 Online: 11 de Dezembro de 2009, 12:31 »
Por favor me digam que vocês não estão falando de service packs pro linux... -_-
Uma lágrima caiu aqui até...

kkkkkkkkkkkkkk! Sensacional essa!


+1

Esta discussão volta com a mesma frequência que as versões do Ubuntu. De 6 em 6 meses tem um tópico sobre o assunto.
O que já ficou claro pra mim: Ninguém é obrigado atualizar. As mudanças são sutis e cada um deve pesar a necessidade... e... a alma do negócio: sempre instale um /home separado.

Faço minhas as suas palavras mestre sem gelo!
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #26 Online: 11 de Dezembro de 2009, 14:49 »

Sério??... Então porque quando tento fazer isso eu não consigo?O cd começa a desmontar e some logo após alguns instantes!
E fala serio baixar 690mb para usar no máximo 300mb de atualizações... não é meio desnecessário não ein??


[],s


Alyscom

A única vez que tive que fazer isso funcionou como deveria, se com você não funcionou só lamento. E pra quem tem discada baixar 300 ou 700 megas da praticamente na mesma já que vai ter que baixar em outro lugar mesmo.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #27 Online: 11 de Dezembro de 2009, 16:57 »
Acho que invés de um topico assim, podiamos começar a dizer coisas que queremos, então, na próxima versão... que seria mais util e proveitoso.... assim direcionando nossos desejos para um proprosito construtivo!
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #28 Online: 11 de Dezembro de 2009, 19:48 »
Quem é usuário de discada tem que baixar a ISO em outro lugar e adiciona-la como repositório, aí é só atualizar.

Opa, é vivendo e aprendendo!
Achei interessante esse ponto.
Isso é possível? Como proceder neste caso?
E quanto à a tualização do kernel? Tem algo a ver ou to falando besteira? Desculpe-me fugir um pouco do tópico.

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Vale mesmo a pena lançarem uma versão a cada 6 meses do Ubuntu?
« Resposta #29 Online: 11 de Dezembro de 2009, 20:01 »
Quem é usuário de discada tem que baixar a ISO em outro lugar e adiciona-la como repositório, aí é só atualizar.

Opa, é vivendo e aprendendo!
Achei interessante esse ponto.
Isso é possível? Como proceder neste caso?
E quanto à a tualização do kernel? Tem algo a ver ou to falando besteira? Desculpe-me fugir um pouco do tópico.

Eu tentei e não consegui!só me resta esperar alguém que entenda explicar como se faz isso, já que são tão a favor! :-X


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real