Se formato o sistema tenho de: apanhar para Instalar alguns drivers, codecs, instalar uma porrada de softwares (miro, azureus, elisa, xbmc, smplayer, cairo-dock, conky, opera, amule, broffice, gnome-rdp, flock, wine, crossover, kvirc, komposer, kate, quake, unreal, dhcpd3-server, apache, vmware, phpadmin, thunar, guake, java, mysql, vlc, songbird, etc...) E mais uma porrada de configuração e personalização. Não é insano instalar toda versão que sai, perder um tempão instalando uma porrada de coisas, configurando uma cacetada de coisas e, no final, dizer: Aha, acabei! onde estão as novidades mesmo?
Fora a sensação de que estamos esquecendo de instalar alguma coisa ou de que perdemos algum dado, algum arquivo de configuração que logo fara falta.
E se alguém diz que não precisa formatar o sistema para atualizar a versão, eu sigo a politica da formatação, assim evito duvidas, bugs, etc... já tive dor de cabeça com o Vinagre, Gnome, Vmware, mysql, etc após usar o atualizador e mudar de versão.
Num outro post (
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58196.0.html) vi algumas novidades da versão 9.10 e minha analise foi:
- Melhor desempenho no boot graças ao Upstart. (Indiferente, não vou quebrar o teclado ou mudar de sistema por que o boot ficou 30 segundos mais rapido).
- Ubuntu Software Center substitui o "Adicionar/Remover" no menu Aplicações (Indiferente, não fico todo dia instalando programa, e quem fica?).
- Empathy substituiu o Pidgin como cliente padrão de mensagens instantâneas. (Não preciso mudar de versão pra isso).
- O novo "ext4" é utilizado por padrão para novas instalações. (Indiferente).
- GRUB 2 é agora o gerenciador de inicialização padrão para novas instalações. (Nem dou atenção pro GRUB).
- Gnome 2.28 (Sem nada que me interesse muito).
Nesse mesmo post, um companheiro relata que teve problemas com Cairo-dock e VMWare.
Sou a favor de novas versões e atualizações, mas a questão é: Vale apena lançar uma nova versão de um sistema com poucas novidades, sem impacto, Praticamente identica a anterior?
Não seria melhor que o espaço de tempo entre as datas de lançamento do ubuntu mudassem? Deixassem de ser lançado com essa data fixa e fossem lançado apenas quando houvesse um pacote de novidades que nos fizessem dizer "UaU, agora o bixo vai ficar pegar!!!".
Hoje eu vejo nova versão do Ubuntu e digo: E dai?, não vou mudar! meu 8.10 tá redondo. Vou colocar a 9.10 pra que?
Ps: Só mudei da versão 7.10 para a versão 8.10 por causa da navegação por abas do nautilus que vinha com o então novo gnome.
Não quero comparar com o concorrente, mas ja pensou se a microsoft lançasse 2 windows por ano? Meu deus, estariamos na versão "windows fifty two". Já não basta o fato do windows ainda existir?