É muito interessante esse tópico, pelo seguinte, ninguem é obrigado, foi obrigado a usar ubuntu. Existem várias distribuições linux pra todos os gostos, algumas com atualizações a cada seis meses, outras que nem se atualizam.
Tá tudo aí ao gosto do fregues. Seis meses em informática é muito tempo, cito o caso da conexão 3G, uma distribuição é lançada o cara pluga seu modem e nada, trocentos posts sobre como configurar a conexão, scripts pra isso pra aquilo, pimba! Sai uma atualização e a coisa fica automática.
Bom dia.
Olha, não é bem por aí. Comparar versões Linux ou mandar voltar ao Windows é tolice, pois cada um se ajusta àquela distro que, no momento da escolha, era a ideal, mas esta idealidade acaba para muitos com as atualizações feitas, pois muita coisa que antes era usada simplesmente deixa de funcionar e vira aquela corrida para verificar o que deu errado neste, quando então vemos que não é um erro nosso, mas um
bug estranho, fazendo algo que antes funcionava simplesmente parar por causa da atualização.
Da versão 9.04 para a 9.10 meu
networkmanager parou de funcionar e nem Cristo fez ele voltar e, como resultado, tive de apelar para o
pppoeconf, que eu detesto só pelo fato de ter de usar terminal. Sou usuário desde a versão 7.10 e até agora meu
scanner Genius 1200XE não é reconhecido automaticamente e toda vez eu tenho que instalar o firmware do Windows para funcionar.
Eu, como usuário leigo, sem qualquer tempo ou disposição para pesquisar como algo funciona, quero simplesmente ligar meu PC e usar, com os mesmos aplicativos e hardwares que eu tinha antes de uma atualização, sem precisar gastar horas pesquisando neste fórum, no fórum em inglês ou em sites do Google. Se eu quisesse aprender a compilar, linguagem computacional ou descobrir o
por que das coisas funcionarem ou não, teria focado meus estudos noutra direção.
Da versão 9.10 para a 10.04 foram as minhas
impressoras que deixaram de ser reconhecidas, pois o
Cups não inicia automaticamente como fazia desde a 7.10: toda vez, para simplesmente imprimir uma reles folha de papel, eu tenho que ir ao terminal e digitar os comandos para dizer ao Cups que ele tinha que ter iniciado automaticamente porque eu preciso usar minhas impressoras (HP Deskjet 5440 e HP Laserjet 1015) para poder trabalhar. E o networkmanager continua sem funcionar no
tray.
Só de
webcams já gastei um dinheiro que não tinha para comprar modelos que o Ubuntu nunca reconheceu nas versões anteriores e continua a não reconhecer.
Modems/roteadores DSL a mesma coisa: se não comprar o modelo "certo" voltamos às corridas por "
como isso funciona aqui", e na maioria das vezes não obtemos resposta. Tive de dar um modem para minha namorada usar no Windows dela porque no Ubuntu ele sequer abria a tela de configurações para inserir ali os dados da conexão. Feita a configuração no PC de um amigo que usa Windows XP (portanto mais antigo que o ubuntu 9.10 que eu usava), todas as janelas abriram, inseri meus dados, conectou certinho, mas ao voltar pra casa a surpresa: o Ubuntu não reconhecia as modificações feitas e o modem virou um peso de papel até eu me convencer que era caso perdido e dá-lo à minha namorada. Antes, claro, perambulei por vários fóruns e ninguém soube fazer aquilo funcionar, pois as dicas que davam não funcionavam e eu copiava e colava os comandos indicados do jeito que me diziam pra fazer, nada fazendo por mim mesmo. Não adiantou nada.
Então penso que porque grande parte dos usuários Ubuntu gosta de se dedicar à descobertas e ao novo em cada atualização isso não deve ser generalizado para um usuário "home" como a maioria deve ser. De nada adianta o SO ser gratuito mas fazer com que gastemos muito dinheiro ou tempo para conseguir usá-lo adequadamente.
Aliás, de "atualização" as novas não têm nada, pois é inexplicável que algo que funcione numa versão anterior simplesmente pare na posterior. Na verdade parece que o Ubuntu parte do zero a cada nova atualização. E isso não é bom para mim. Pode ser ótimo para pessoas que lidem com informática ou sejam autodidatas nisso, mas eu não sou... sou simplesmente um usuário doméstico que quer ter um PC útil, e não fazer uma Cruzada pelo Graal do funcionamento de hardwares toda vez que uma atualização é lançada.
Parar de atualizar o SO também acho um conselho tupiniquim, pois se algo é prometido como uma melhoria, que tolo desejará manter para si algo tido por ultrapassado? Ao menos em teoria uma atualização deveria fazer tudo que já funciona
melhorar e acrescentar funcionalidades extras. Por exemplo, até hoje o gerenciador de impressoras não permite verificar os
níveis de tinta do cartucho ou o consumo do tonner, mas se isso for propagandeado numa futura atualização, penso que deveria melhorar não só isso mas tudo o mais nas impressões. Também não é atualmente permitido você escolher o
tipo de papel que fará a impressão, como papel-cartão, texturizado, 90g/m
2, 75g/m
2, etc., como é no Windows, então esperamos que isso seja possível um dia também.
Agora tenho o Ubuntu One, mas minhas impressoras (parou de funcionar na atualização para a 10.04 por causa do Cups), webcams, modems (antigo, não o atual) e scanner ainda não são funcionais. Eu, particularmente, não tenho qualquer utilidade para o Ubuntu One (muitos tem e isso é ótimo para eles), mas tenho para meus hardwares por causa do meu trabalho, que se não fosse a ajuda de algumas comunidades, seriam outros pesos de papéis neste instante.
Que haverão problemas com as
novidades isso é óbvio e até esperado, mas não é aceitável com as coisas que já funcionavam anteriormente, pois é um ilogicidade e um retrocesso funcional.
Se é pra atualizar, tudo tem de melhorar, não algumas coisas enquanto outras são deixadas ao esquecimento.
Esperemos que isso mude logo.
Abs.,
Nemex1975