Autor Tópico: Noob zerado apanhando com HSP56 MR (SIS)  (Lida 3989 vezes)

Offline the-mask

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Noob zerado apanhando com HSP56 MR (SIS)
« Resposta #15 Online: 12 de Dezembro de 2009, 12:18 »
Amigo alarcon,

Conforme solicitado executei os comandos passo-a-passo, conforme a seguir:

Citar
administrador@ubuntu:~$ sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart
[sudo] password for administrador:
Shutting down SmartLink Modem driver normally ... no slmodemd daemon running.
Unloading modem driver from kernel ... none found.
Starting SmartLink Modem driver for: slamr0.
Creating /dev/modem symlink, pointing to: /dev/ttySL0.
administrador@ubuntu:~$ uname -m
i686
administrador@ubuntu:~$ dmesg | grep slamr
administrador@ubuntu:~$ lsmod | grep slamr
administrador@ubuntu:~$ lsmod | grep ungrab*
ungrab_winmodem         1788  0
administrador@ubuntu:~$ ps -aux | grep slmodemd
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
1000      1787  0.0  0.1   3052   808 pts/0    R+   10:54   0:00 grep --color=auto slmodemd
administrador@ubuntu:~$

Ainda assim continuo recebendo a mesma mensagem que o modem não foi localizado:

Citar
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot open /dev/ttySL0: No such file or directory
--> Cannot open /dev/ttySL0: No such file or directory
--> Cannot open /dev/ttySL0: No such file or directory

Estou cogitando a possibilidade de desinstalar e reinstalar o Ubuntu novamente, pode ser que com o pacote correto e as novas instruções funcione, o que tu acha???

alarcon

  • Visitante
Re: Noob zerado apanhando com HSP56 MR (SIS)
« Resposta #16 Online: 12 de Dezembro de 2009, 12:39 »
Pelos resultados ficou comprovado que o driver smartlink não foi compilado, veja:

Citar
administrador@ubuntu:~$ dmesg | grep slamr
administrador@ubuntu:~$ lsmod | grep slamr
administrador@ubuntu:~$ ps -aux | grep slmodemd
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
1000      1787  0.0  0.1   3052   808 pts/0    R+   10:54   0:00 grep --color=auto slmodemd

os comandos acima não retornaram nenhuma informação esperada.

O driver ungrab-winmodem compilou, conforme o resultado:

Citar
administrador@ubuntu:~$ lsmod | grep ungrab*
ungrab_winmodem         1788  0

Veja para mim se na pasta /lib/modules/2.6.31-14-generic/extra/ do seu sistema tem os arquivos: slamr.ko e ungrab-winmodem.ko e sem em /usr/sbin existe o arquivo slmodemd

Portanto se você fez tudo corretamente, acredito que sim, o seu caso deve ser igual ao que o colega Hqxriven falou:

Citar
Alarcon eu percebi que algo mudou no kernel na versão 2.6.31 e na 2.6.32 que impossibilitaram o sm56 de conectar (apesar da compilação funcionar normalmente)... já existem novos drivers smartlink???

Eu indico, no momento, que você tente usar um driver já compilado chamado de slamr-2.6.31-14-generic que como diz o nome só serve para o kernel 2.6.31-14-generic que é o inicial da instalação do Ubuntu 9.10 32bits, mas vale salientar que no Ubuntu 9.10, pelas atualizações, já estamos no kernel 2.6.31-16-generic e portanto esse driver compilado não irá funcionar se vc atualizar seu kernel depois que tiver com a conexão estabelecida pelo kernel anterior por isso que não gosto de usar driver smartlink já compilado, pois ficamos sempre na dependência de quem compilou o mesmo e no caso do não compilado vc mesmo compila toda vez que muda o kernel em uso simplesmente reinstalando o meu pacote.

Se quiser usar o driver já compilado, baixe o mesmo daqui:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/Ubuntu/

dentro deste link  procure por slamr-2.6.31-14-generic.tar.gz baixe-o descompacte e execute o script de instalação chamado de setup (sudo ./setup). Não é preciso desinstalar o meu pacote, pois ele deve sobrescrever os arquivos necessários.

OBS: o site parece que no momento está fora do ar, mas quando voltar tente baixar o driver que falei, ou então espere até que eles atualizem o driver smartlink para se compilar, pois o mais atual parece que não está compilando adequadamente para o novo kernel.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2009, 12:55 por alarcon »

Offline the-mask

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Noob zerado apanhando com HSP56 MR (SIS)
« Resposta #17 Online: 12 de Dezembro de 2009, 13:19 »
Amigo alarcon,

Confesso pra você que não entendi, pois o modem já chegou a responder (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,60150.msg340074.html#msg340074) e misteriosamente parou. Todavia, enquanto o site está fora do ar, vou desinstalar  e reinstalar o Ubuntu novamente, vou rodar o pacote V31 seguindo o passo-a-passo descrito no guia bem como as dicas que você passou, daqui a pouco posto os resultados.

Abrass!!!